Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O sistema elétrico brasileiro é considerado de grande complexidade, tendo em vista várias particularidades, por exemplo, a predominância de geração hidrelétrica, a extensão territorial e as grandes distâncias entre os sistemas de geração e os centros consumidores. Vários agentes estão envolvidos em diversas instâncias,visando a garantir o pleno funcionamento desse sistema com qualidade e economia.Considere as seguintes entidades ligadas ao setor elétrico brasileiro:

I - ONS;

II - EPE;

III - ANEEL;

IV - ELETROBRÁS.

A seguir são apresentadas algumas das responsabilidades de agentes do sistema elétrico brasileiro,que devem ser associadas às respectivas entidades.

P - Realização de pesquisas em áreas de planejamento e operação do sistema elétrico, estudos econômico-financeiros e energéticos bem como execução de ensaios em equipamentos de alta tensão.

Q - Coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional.

R - Prestação de serviços na área de estudos e pesquisas, visando ao planejamento do setor energético brasileiro em suas diversas fontes, por exemplo, elétrica, de petróleo, de carvão e à eficiência energética.

S - Regulação e fiscalização da geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica.

T - Criação e implementação de soluções visando ao atendimento do mercado de energia elétrica, dando suporte a programas governamentais, como o Proinfa e o Procel.

A associação correta entre as responsabilidades das entidades e suas respectivas siglas é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282