Concurso INSS: Ministro Carlos Lupi confirma pedido para 9.229 vagas!

Atualizado em 25/10/2023 às 14:21

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou durante uma audiência pública no Senado que já foi feito um novo pedido de Concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento está nas mãos da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, aguardando aprovação.

Soluções para redução de filas e novo Edital

Durante a audiência, os parlamentares reforçaram a importância de encontrar soluções para a redução das filas e cobraram a publicação de um novo Edital para o reforço do quadro de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social.

O ministro Carlos Lupi confirmou o déficit de servidores, principalmente na área da Perícia Médica, e afirmou que a previsão é de um futuro Edital com mais de 1.500 médicos peritos, com foco na região Nordeste.

Convocação de servidores do Concurso INSS

O ministro Carlos Lupi também comentou sobre a convocação dos excedentes do Concurso INSS de 2022. Atualmente, o INSS conta com cerca de 19 mil servidores, o que ainda está longe do ideal para atender a demanda da população. Por isso, o ministro tem buscado a convocação de mais aprovados do último concurso, por meio de uma portaria publicada em setembro de 2023.

Investimento na plataforma “Meu INSS”

Além disso, Lupi também mencionou o investimento na plataforma “Meu INSS”, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Previdência Social. Ele ressaltou que o programa não substitui o trabalho dos servidores, pois ainda é necessário o aval final de um funcionário para conceder os benefícios solicitados.

Órgão aprova proposta de novo Concurso

O Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social aprovou uma proposta orçamentária que prevê a abertura de um novo Concurso INSS. A proposta contempla um total de 9.229 vagas para 2024, sendo 7.655 para a carreira do Seguro Social INSS e 1.574 para a carreira de Perito Médico Federal.

O objetivo é garantir a melhoria do atendimento ao público e a execução das políticas públicas relacionadas à previdência social.

Prepare-se para o Concurso INSS

Se você está interessado em se preparar para o Concurso INSS 2024, é fundamental contar com o auxílio de um preparatório especializado. O curso é uma excelente opção, pois oferece conteúdo otimizado para as provas, com videoaulas de curta duração e um plano de estudos eficiente.

Garanta sua preparação com o Aprova e esteja pronto(a) para conquistar uma vaga no próximo Concurso INSS. Comece a estudar o quanto antes e aumente suas chances de aprovação!

INSS

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS