Concurso SEDUC TO: 78 vagas disponíveis. Saiba tudo sobre o edital

Atualizado em 04/04/2023 às 10:19

O concurso SEDUC TO – Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins teve seu edital publicado! São oferecidas 78 vagas + Cadastro de Reserva de nível Superior para o cargo de Professor de Educação Básica, com salários de R$ 4.826,20.

Neste artigo, você confere todos os detalhes do edital. É só continuar a leitura.

Concurso SEDUC TO

A Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins publico na última sexta-feira (17/03) um novo edital para o novo concurso público.

Sobre os cargos da SEDUC TO

Neste edital são ofertadas 78 vagas de nível superior para o cargo de Professor de Educação Básica.

Concurso SEDUC TO

Remuneração e benefícios

Para o cargo de Professor de Educação Básica, a remuneração salarial mensal é de R$ 4.826,20. Este valor é referente a carga horária de 180 horas mensais.

Requisitos básicos para o cargo

  • Professor da Educação Básica para a Função de Coordenador Pedagógico: Formação: Licenciatura em Pedagogia;
  • Professor da Educação Básica para a Função de Orientador Educacional: Formação: Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional ou Licenciatura em Pedagogia mais Pós-graduação em Orientação Educacional.

Atribuições

Professor da Educação Básica para a Função de Coordenador Pedagógico

  • coordenar, orientar e supervisionar as atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas ao acesso, permanência e sucesso escolar;
  • articular com o de sistematização a elaboração, operacionalização, monitoramento e avaliação do Projeto Político Pedagógico da UE;
  • orientar e acompanhar as ações/projetos/atividades do Plano de ação do PPP com macro alcance, tendo como ponto de partida as dez competências gerais da BNCC, compreendendo que estas são metadisciplinares e perpassam todos os componentes curriculares;
  • elaborar um cronograma de acompanhamento, com pauta e orientações para assegurar a eficácia do planejamento coletivo semanal dos professores;
  •  garantir, orientar o planejamento dos professores, de forma sistemática e coletiva, em consonância com os documentos norteadores das Políticas Educacionais, Documentos Curriculares do Território do Tocantins-DCTs, e o Projeto Político Pedagógico;
  • estabelecer formas de comunicação claras e eficazes com todos, articulando argumentos conectados ao contexto e consistentes com sua responsabilidade à frente da função que atua
  • monitorar as aulas do professor, sistematicamente, com a finalidade de subsidiar o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas;
  • monitorar, periodicamente, o preenchimento dos diários de classe no SGE, visando ao cumprimento do planejamento de curso, das aulas e da carga horária, registro dos objetos de conhecimentos, frequências e notas dos estudantes;
  • orientar os professores na utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis na UE;
  • acompanhar o processo de avaliação contínua, recuperação paralela e final, adaptação e aproveitamento de estudo, programa individual de estudo e avaliação;
  • planejar e articular a participação do docente na Formação Continuada;
  • monitorar o rendimento escolar, em atendimento às metas estabelecidas;
  • monitorar o cumprimento e o registro da hora-atividade do professor;
  • participar do processo de integração escola/família/ comunidade;
  • apoiar e acompanhar, na UE, a atuação dos estagiários dos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior;
  • analisar e validar, em até dez dias úteis após o término de cada bimestre, os diários de classe no SGE;
  • coordenar, juntamente com o diretor, as três etapas do Conselho de Classe Pedagógico, acompanhando e garantindo a devolutiva das ações de intervenção e melhoria da aprendizagem, no Pós-Conselho.
  • promover a autoavaliação contínua dos processos pedagógicos, como: cumprimento de currículo, estratégias de intervenção aos estudantes; uso de metodologias ativas, monitoramento das metas e ações do PPP.
  • apoiar, acompanhar e orientar os professores da escola no atendimento a todos os projetos e atividades pedagógicas propostas na área da implementação dos DCTs (Etapa Ensino Fundamental e Médio);
  • criar instrumento para monitoramento e registro do planejamento e execução das aulas presenciais e não presenciais e da operacionalização dos projetos integradores e do projeto de vida, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico;
  • coordenar juntamente com o diretor, a equipe técnico-pedagógica para definir as diretrizes pedagógicas comuns e a estratégia de implementação efetiva do currículo em colaboração com o corpo docente.
  • orientar e apoiar os professores, junto com a equipe técnico-pedagógica, na condução das aulas e na elaboração de materiais pedagógicos.
  • apoiar e orientar a implementação do currículo, metodologias ativas e novas formas de avaliação para promover a aprendizagem.
  • incentivar a realização de projetos integradores como estratégia de promoção da inter/transdisciplinaridade e fortalecimento das competências e habilidades;
  • estimular a participação dos docentes nas formações continuadas propostas pela Escola, DRE e Seduc/TO, monitorando a aplicação dos conhecimentos adquiridos, com foco no resultado das aprendizagens dos estudantes;
  • monitorar o rendimento escolar em atendimento às metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Educação e consolidadas no PPP da unidade escolar;
  • auxiliar o Coordenador Pedagógico de Área no planejamento por área de conhecimento, com foco no desenvolvimento das competências e habilidades dos DCTs ( Etapas Ensino Fundamental e Médio);
  • participar do processo de integração escola/família/ comunidade; XXX – propor e incentivar estratégias para o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, valorizando a importância da escola nas suas escolhas e trajetórias.
  • planejar e executar os encontros com as famílias (plantões pedagógicos) juntamente com a equipe gestora e os professores; XXXII – organizar agenda de atendimento dos professores aos pais;
  • apresentar os resultados das avaliações diagnósticas juntamente com o Coordenador Pedagógico de Área (por série e por turma) para as famílias e propor ações que as mesmas possam fazer para contribuir com a melhoria do aprendizado do estudante;
  • realizar atendimento às famílias dos estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem, relacionamento e comportamento disciplinar; XXXV – incentivar a participação e presença de 100% dos estudantes nas Avaliações internas e externas;
  • realizar e participar dos encontros mensais com os líderes de turma para discussão sobre questões pedagógicas e rotineiras (horários, normas escolares, avaliações, etc);
  • assessorar o Orientador Educacional na aplicação dos instrumentos de consulta do Pré-conselho, com objetivo de levantar as demandas dos estudantes, em relação ao processo ensino e aprendizagem nos segmentos da escola; divulgar e estimular os estudantes e profissionais da escola, na participação das atividades científicas e acadêmicas (olimpíadas, prêmios, concursos, etc), apoiando na realização das inscrições;
  • incentivar e apoiar as atividades de Protagonismo Juvenil;
  • promover e articular a integração da Formação Geral Básica, com a parte flexível do currículo, visando uma nova concepção de avaliação.
  • acompanhar o desenvolvimento das aulas presenciais e não presenciais das Unidades Curriculares: Trilhas de Aprofundamento, Eletivas e do Projeto de Vida;
  • criar um instrumento para acompanhamento e execução do planejamento das aulas que contemple a formação geral básica e da parte flexível do currículo;
  • coordenar o acompanhamento pedagógico aos estudantes oriundos da busca ativa em articulação com o orientador, psicólogo/assistente social e os professores, com vista a permanência com sucesso do estudante.
  • organizar os registros com os devidos formulários do CIFI (Controle de Infrequência e Faltas Injustificadas), para os professores preencherem com os dados dos estudantes infrequentes;
  • realizar acompanhamento periódico e sistemáticos formulários do CIFI (Controle de Infrequência e Faltas Injustificadas), garantindo agilidade no processo e a efetivação das providências, em um prazo máximo de 7 (sete) dias a partir do comunicado dos professores e encaminhar ao Orientador Educacional para as devidas providências;
  • aplicar avaliação diagnóstica bimestral para verificar a aprendizagem do estudante regresso e propor intervenções pedagógicas e avaliativas;
  • orientar o corpo docente na elaboração do Plano de Acompanhamento individualizado para recuperação da aprendizagem dos estudantes que retornaram à escola;
  • acompanhar a frequência e o desempenho dos estudantes matriculados durante um ano e repassar periodicamente, conforme estratégia, as informações ao Supervisor Estadual da Busca Ativa (UNICEF), a fim de que possa realizar as devidas intervenções e registros na plataforma digital.

Professor da Educação Básica para a Função de Orientador Educacional

  • participar e colaborar no processo de elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico;
  • participar, com a equipe pedagógica, do processo de planejamento, avaliação e recuperação da aprendizagem do aluno;
  • conhecer e apropriar-se dos resultados dos estudantes nas avaliações internas, por meio do SGE, das avaliações externas e do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins ;
  • apoiar e assessorar o coordenador pedagógico no desenvolvimento das ações educacionais;
  • realizar atendimento aos estudantes que apresentem dificuldades de aprendizagem, intervindo, juntamente com professores, coordenador pedagógico e família;
  • trabalhar em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes;
  • acompanhar, sistematicamente, o processo de aprendizagem, sugerindo práticas inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino;
  • participar dos conselhos de classe, sendo um dos articuladores que conduzem o momento para reflexão e discussão das dificuldades de aprendizagem;
  • incentivar os estudantes quanto à importância da participação nas avaliações internas e externas;
  • realizar, juntamente com a coordenação pedagógica, reuniões periódicas com pais e comunidade, apresentando o rendimento escolar;
  • notificar o Conselho Tutelar do Município da relação dos estudantes que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em Lei Estadual nº 13.803, de 10 de janeiro de 2019;
  • orientar, acompanhar e executar, sistematicamente, as atividades promovidas pela UE, com o uso de estratégias eficazes no combate e erradicação da evasão escolar;
  • planejar e coordenar a implementação das ações e metas contempladas no Projeto Político-Pedagógico da UE;
  • buscar conhecer os diferentes estilos de vida dos estudantes, sua cultura, hábitos e costumes e a influência destes nos fatores da aprendizagem;
  • participar efetivamente da elaboração e divulgação das normas internas da Unidade Escolar;
  • orientar e coordenar o processo de escolha dos representantes de classe e dos professores orientadores de turma;
  • orientar e acompanhar o processo participativo dos representantes de classe no Pré-Conselho;
  • orientar os estudantes em seu desenvolvimento pessoal, com a formação de seus valores, atitudes, emoções e sentimentos;
  • incentivar o protagonismo estudantil nos órgãos colegiados, grêmio estudantil ou entidades existentes na escola;
  • despertar no estudante o respeito pelas diferenças individuais;
  • mediar às relações interpessoais entre os professores, os estudantes e a comunidade escolar;
  • colaborar com a Unidade Escolar a fim de garantir as informações sobre a vida escolar dos estudantes, encaminhando dúvidas e questionamentos aos órgãos e servidores competentes;
  • favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos;
  • planejar e implementar ações referentes à inclusão de estudantes com deficiência.
  • promover ações de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying).

Inscrição

As inscrições para o Concurso Público estarão abertas no período de 23 de março de 2023 a 10 de abril de 2023. Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá acessar, via Internet, o endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/ secad.to, observando o seguinte:

  • acessar o endereço eletrônico a partir das 16h do dia 23 de março de 2023 até às 16h do dia 10 de abril de 2023;
  • preencher o requerimento de inscrição que será exibido e, em seguida, enviá-lo de acordo com as respectivas instruções;

Após às 16h do dia 10 de abril de 2023, não será mais possível acessar o formulário de requerimento de inscrição.

Taxa de inscrição

Não será cobrado taxa de inscrição para os cargos:

  • Professor da Educação Básica – Coordenador Pedagógico;
  • Professor da Educação Básica – Orientador Educacional.

Banca do concurso SEDUC TO

A banca escolhida para a organização do concurso DPE RS é a FGV – Fundação Getulio Vargas. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das principais bancas organizadoras de concursos públicos do Brasil. Ela é conhecida por sua reputação de excelência na elaboração e aplicação de provas para diversas áreas, como Direito, Administração, Economia, entre outras.

Uma das principais características da FGV é o rigor técnico em seus processos seletivos. A banca adota uma abordagem imparcial e criteriosa na avaliação dos candidatos, garantindo assim a equidade e a transparência no processo de seleção.

As questões da FGV são conhecidas por serem desafiadoras, abordar temas atuais e relevantes, exigir leitura atenta e boa capacidade de interpretação, avaliar a capacidade de resolução de problemas e não costumar serem repetitivas. A banca tem como prática elaborar provas com grande variedade de temas e abordagens, exigindo do candidato um amplo domínio dos conteúdos da área em que está concorrendo.

Etapas do concurso

O concurso SEDUC TO possui as seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Avaliação de Títulos.

Prova objetiva

Para o cargo de Professor da Educação Básica, para o exercício da função de Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional – Educação Indígena, a Prova Objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta.

Cada questão de múltipla escolha valerá 1 ponto, sendo 60 pontos a pontuação máxima obtida na Prova Objetiva.

Serão aplicadas 60 questões objetivas, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e 40 de Conhecimentos Específicos.

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa: 6
  • Metodologia de Ensino e Legislação Educacional: 8
  • História e Geografia do Tocantins: 3
  • Matemática: 3

Conhecimentos Específicos:

  • Conhecimentos Específicos: 40

SEDUC TO 2023

Prova discursiva

A Prova Escrita Discursiva para o cargo de Professor da Educação Básica, para o exercício da função de Coordenador Pedagógico e Orientador Educional – Educação Indígena constará de 1 (uma) Redação, que valerá 30 (trinta) pontos.

A Redação deverá ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas.

A Redação será corrigida segundo os critérios a seguir:

Concurso SEDUC TO

Avaliação de Títulos

Os candidatos aprovados na Prova Objetiva serão convocados para envio dos títulos. No entanto, só serão analisados os títulos dos candidatos aprovados na prova de Redação. Essa avaliação valerá, no máximo, 4 (quatro) pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esse valor. Serão considerados somente títulos na Área da Educação, conforme quadro abaixo:

SEDUC TO

Questões do concurso SEDUC TO 2023

Além do curso para o concurso SEDUC TO 2023, treinar com provas realizadas em concursos anteriores é, certamente, fundamental para se sair bem na prova do concurso. Então, para deixar a sua preparação ainda mais direcionada, separamos questões de concursos anteriores do SEDUC TO.

Portanto, aproveite essa oportunidade para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Resumo do concurso

  • Banca: FGV
  • Inscrições: 23/03/2023 a 10/04/2023
  • Cargo: Professor: Educação Básica
  • Nível: Superior
  • Vagas: 78
  • Data da Prova: 11/06/2023

Estude para o concurso SEDUC TO 2023

Encarar os estudos para um concurso público requer muito foco e dedicação, e isso não seria diferente para este concurso. Desta forma, é fundamental que você inicie a sua preparação o mais breve possível.

Concurso SEDUC TO

Para tanto, a nossa sugestão é de que você conte com o auxílio profissional de um preparatório para concurso. Isso porque, ao contar com a experiência de professores especialistas em aprovação, você terá acesso somente ao conteúdo que poderá ser cobrado na sua prova, sem perda de tempo.

Prova disso é que no curso SEDUC TO 2023 você estudará de forma otimizada, com videoaulas de, no máximo, 30 minutos de duração, em uma metodologia em formato de plano de estudos, que facilita a assimilação dos conteúdos mais relevantes.

Playlist de Língua Portuguesa

A disciplina de Língua Portuguesa está presente no conteúdo programático. Então, que tal assistir a uma playlist com videoaulas grátis que apresentam alguns dos temas que certamente terão questões cobradas na prova?

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

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