Concurso PMERJ 2024: Inscrições para Oficiais se encerram HOJE (20/05)!

Publicado em 20/05/2024

Foi publicado o edital para a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ)! Com 100 vagas de nível superior destinadas a bacharéis em Direito, as inscrições deverão ser feitas de 22/04/2024 a 20/05/2024. Provas serão feitas em 14/07/2024. Para saber tudo sobre o concurso PMERJ 2024, continue a leitura!

CONCURSO pmerj 2024

Sobre os cargos da PM RJ

CARGO VAGAS CADASTRO DE RESERVA SALÁRIO ESCOLARIDADE
Oficial             100 4.127,16 Superior
Total de Vagas:             100               

Requisitos para a ingresso na PMERJ

O Curso de Formação de Oficiais é uma etapa obrigatória para aqueles que desejam integrar as fileiras da Corporação. No entanto, é importante destacar que a matrícula neste curso não é considerada parte do processo seletivo em si. Para garantir a inclusão, os candidatos devem atender a uma série de requisitos, que são cumulativos. Aqui estão eles:

  • Possuir ensino superior completo, com formação específica em Bacharelado em Direito.
  • Ser aprovado e classificado no Concurso Público.
  • Ter nacionalidade brasileira. Em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, conforme legislação específica.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais, para ambos os sexos.
  • Estar em dia com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino.
  • Ter pleno gozo dos direitos políticos e civis.
  • Não ter sido demitido, excluído ou licenciado por razões disciplinares de instituições militares estaduais ou das Forças Armadas.
  • Não ter histórico de demissão de cargo público ou destituição de cargo em comissão, em qualquer órgão da administração pública.
  • Apresentar diploma registrado de conclusão do curso de Direito, de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Estar apto física, mental e moralmente, sem qualquer deficiência que impeça o desempenho das funções do cargo.
  • Ter idade mínima de 18 anos completos e idade máxima de 32 anos até o primeiro dia de inscrição no concurso. A idade limite é considerada até a véspera do trigésimo terceiro aniversário.
  • Possuir estatura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, conforme legislação estadual vigente.

Inscrição no concurso PMERJ

As inscrições para o Concurso Público estarão abertas no período de 22 de abril de 2024 a 20 de maio de 2024. Para realizar sua inscrição, os interessados devem acessar o endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmerj24 durante o período mencionado.

Ao acessar o site, os candidatos devem preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo de acordo com as instruções fornecidas. Após o envio do requerimento, será gerado automaticamente um boleto de pagamento da Taxa de Inscrição, que deve ser pago em espécie em qualquer agência bancária ou por meio eletrônico.

É responsabilidade do candidato imprimir e guardar o comprovante de inscrição. A inscrição feita pela Internet só será considerada válida após a confirmação do pagamento pela rede bancária.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar e a FGV não se responsabilizarão por requerimentos de inscrição não recebidos devido a fatores técnicos dos computadores que impossibilitem a transferência de dados ou causem falhas de comunicação.

Caso o pagamento da taxa de inscrição não seja efetuado até o dia 21 de maio de 2024, primeiro dia útil após o término do período de inscrições, o requerimento de inscrição será cancelado.

Após às 16h do dia 20 de maio de 2024, não será mais possível acessar o formulário de requerimento de inscrição via Internet.

Para os candidatos que não possuem acesso à Internet, a Corporação disponibilizará um Posto de Atendimento na Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal da PMERJ – DRSP, localizada na Av. Marechal Fontenele, 2906 – Jardim Sulacap, Rio de Janeiro – RJ.

Este posto estará aberto das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira, durante o período de inscrição estabelecido no cronograma previsto.

Etapas do concurso

Prova Objetiva

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na cidade do Rio de Janeiro, no dia 14 de julho de 2024, das 13h às 18h, segundo o horário oficial da cidade de Brasília/DF.

Os locais para realização da 1ª etapa – Prova Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmerj24.

É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.

A Prova Objetiva será composta por 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta.

A Prova Objetiva será constituída de questões de múltipla escolha das disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Direitos Humanos.

As questões serão as seguintes:

  • Direito Administrativo: 15
  • Direito Penal: 15
  • Direito Constitucional: 15
  • Direito Processual Penal: 15
  • Direito Penal Militar: 10
  • Direitos humanos: 10

Prova discursiva

A prova discursiva está prevista para 15 de setembro, terá duração de 3 horas e contará com 4 questões dissertativas de até 30 linhas acerca dos seguintes conteúdos:  Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Processual Penal.

Será considerado aprovado o candidato que obter 50% de acertos em cada questão, sendo que cada um vale 5 pontos.

Teste de aptidão física

CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO

I – Teste de Flexão Abdominal;

II – Teste de flexão em barra fixa.

III – Corrida de 2.400m

 

CANDIDATAS DO SEXO FEMININO

I – Teste de Flexão Abdominal:

II – Teste de Tempo de suspensão em barra fixa:

III – Corrida de 2.400m

Questões do concurso PMERJ 2024

Treinar com provas realizadas em concursos anteriores é, certamente, fundamental para se sair bem na prova do concurso. Então, para deixar a sua preparação ainda mais direcionada, separamos questões de concursos anteriores da banca FGV.

Portanto, aproveite essa oportunidade para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Resumo do concurso

  • Período de Inscrições: 22/04/2024 a 20/05/2024
  • Data da Prova: 14/07/2024
  • Banca Organizadora: FGV
  • Vagas: 100
  • Cargos: Oficial
  • Escolaridade: nível Superior
  • Salários: R$ 4.127,16
  • Taxas: R$ 206,00

Estude para o concurso PMERJ 2024

Encarar os estudos para um concurso público requer muito foco e dedicação, e isso não seria diferente para este concurso. Desta forma, é fundamental que você inicie a sua preparação o mais breve possível.

Para tanto, a nossa sugestão é de que você conte com o auxílio profissional de um preparatório para concurso. Isso porque, ao contar com a experiência de professores especialistas em aprovação, você terá acesso somente ao conteúdo que poderá ser cobrado na sua prova, sem perda de tempo.

Prova disso é que no curso da PMERJ você estudará de forma otimizada, com videoaulas de, no máximo, 30 minutos de duração, em uma metodologia em formato de plano de estudos, que facilita a assimilação dos conteúdos mais relevantes.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS