A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) aprovou, nesta quarta-feira (8), uma alteração nos requisitos de escolaridade para o cargo de Oficial Investigador do ConcursoPC ES 2025. A mudança, que amplia o acesso ao cargo, foi votada em regime de urgência devido ao edital já publicado.
Com a alteração, o cargo passa a aceitar a graduação de nível superior em qualquer área, incluindo cursos de licenciatura e tecnólogo, e não apenas o grau de bacharelado, como previa o edital original.
A proposta de alteração partiu do próprio governo estadual e, após a aprovação na ALES, aguarda apenas a sanção do governador para ser oficializada, o que é considerado praticamente certo. Segundo o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, a mudança garante que mais candidatos possam participar do certame.
A alteração também adequa os requisitos do cargo à Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis e promove isonomia com a carreira de Investigador em outros estados.
Resumo do Concurso PC ES 2025
Cargo: Oficial – Investigador de Polícia
Nível: Superior
Vagas: 1.052
Salário: R$ 8.539,34
Inscrições: 16/10/2025 a 16/11/2025
Provas: 01/02/2026
Banca: IBADE
Concursos abertos e previstos
Confira os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova! São oportunidades diversas em áreas como Administrativa, Educação, Fiscal, Judicial e muito mais — de níveis fundamental, médio e superior.
Você prefere estudar tudo ou só o que cai na prova? Chegou a hora de focar nos estudos para alcançar sua vaga no serviço público. E contar com um curso preparatório para concurso é o principal método para você conquistar a aprovação em 2025. Isso porque o Aprova oferece a melhor preparação até o dia da prova! Nós te ensinamos a marcar o “x” na resposta certa. Com videoaulas objetivas e de curta duração, você poderá assimilar os temas importantes de forma eficiente. Além disso, nossa metodologia é baseada em um plano de estudos que irá te guiar em sua jornada rumo à aprovação. Quem conhece, aprova! Clique no banner abaixo e saiba mais!