Pensando em conquistar uma vaga no concurso Oficial PM MG? Então confira tudo o que você precisa saber antes do próximo edital ser publicado!

Saiba tudo sobre o concurso Oficial PM MG

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para cargo de Oficial da PM MG. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Prepare-se: curso Oficial PM MG

Para mais informações, ligue: 0800 606 8889

Concurso Oficial PM MG

Tendo seu último edital publicado em 2021, o concurso PM MG ofereceu 120 vagas para Oficiais, tanto para o sexo feminino quanto masculino. As inscrições encerraram no dia 12 de agosto de 2021, e as provas foram aplicadas em 12 de setembro de 2021.

Além deste certame, por meio de outros três editais, a PM MG também ofereceu vagas para Soldado, Soldado Especialista e Oficiais de Saúde.

E para você que já deseja antecipar a sua preparação para a próxima seleção, reunimos em um único post tudo o que você precisa saber sobre a função de Oficial da PM MG.

Requisitos básicos para participação

Com base no edital publicado, são requisitos para participação no concurso público:

a) ser brasileiro (a) nato;
b) possuir título de bacharel em Direito, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal;
c) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
d) ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade;
e) possuir idoneidade moral;
f) ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
g) ter sanidade física e mental;
h) ter aptidão física;
i) ser aprovado em avaliação psicológica;
j) não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar;
k) não ter sido exonerado ou demitido da PMMG, de outra instituição militar estadual (IME) ou das Forças Armadas; não ter dado baixa no conceito “C” nos termos do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais;

O que faz um Oficial da PM MG?

No que diz respeito a rotina profissional e atribuições para o cargo, o edital destaca as atividades de acordo com cada momento da carreira:

Discente do Curso de Formação de Oficiais (Cadete): exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme normas em vigor e regulamentos da EFO/APM, dentre outras.

Aspirante a Oficial: exercer atividades inerentes aos oficiais subalternos (Tenentes), respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos, instruções e no plano de arregimentação.

Tenente da PMMG

Atividades Operacionais: comandar pelotão/setor; coordenar turnos de serviço operacional; comandar operações policiais militares; coordenar operações policiais militares; promover reuniões comunitárias; atender ao público interno e externo; dentre outras.

Atividades Administrativas: planejar operações policiais militares; administrar recursos logísticos diversos até o nível de pelotão/setor; administrar recursos humanos até o nível de pelotão/setor; avaliar os policiais militares sob seu comando; zelar pela hierarquia e disciplina militar; atuar como adjunto ou chefe nas diversas seções da unidade; assessorar o comando ou chefe direto na tomada de decisões; realizar análise criminal; elaborar estudo de situação; elaborar projetos; gerenciar projetos; participar de reuniões e eventos internos e externos; integrar conselhos e comissões deliberativas; estabelecer parcerias; desenvolver atividades de comunicação organizacional; confeccionar documentos institucionais; executar atividade de pregoeiro;

Atividades Jurídicas Militares: confeccionar processos e procedimentos administrativos diversos; produzir inquéritos policiais militares e autos de prisão em flagrante; compor conselho de justiça; dentre outras.

Atividades de ensino e treinamento: ministrar treinamentos; instruir tecnicamente os subordinados; atuar como chefe de curso das unidades de ensino; executar atividade de docência; dentre outras.

Condições gerais de exercício do cargo: trabalhar em contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, a pé, montado ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos); atuar em condições de pressão e de risco de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho.

 

Quanto ganha um Oficial PM MG?

Quem conquista aprovação no concurso PM MG ingressa com uma remuneração básica de R$ 6.519,44, para jornada de 40h semanais após a formatura.

O que cai na prova para Oficial da PM MG

Para conquistar a aprovação no concurso, os candidatos devem enfrentar 2 etapas avaliativas, que são:

1ª fase: prova de conhecimentos (prova objetiva e prova dissertativa)

2ª fase: avaliações psicológicas, avaliação física militar, prova oral e prova de títulos

 

Prova Objetiva da PM MG para Oficial

Geralmente, a prova objetiva é composta por 40 questões que avaliam os seguintes conhecimentos abaixo:

provas-oficiais-pm-mg

Preparação para a prova

Com o objetivo de te ajudar a conquistar uma vaga, o Aprova preparou o curso Oficial PM MG.

Por meio dele, com videoaulas de apenas 30 minutos de duração, você terá acesso aos conteúdos que realmente importam para sua prova, elaborados por professores especialistas em aprovação.

Além do curso, você também pode complementar seus estudos por meio do Aprova Questões, uma plataforma que oferece milhares de questões para que você possa revisar a teoria aprendida durante as aulas, ao mesmo tempo em que permite avaliar os seus conhecimentos.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos autorizados e previstos

Excelentes oportunidades serão ofertadas em breve para todos os níveis de escolaridade nos concursos autorizados e previstos de todo o Brasil. Há previsão que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos. Acesse  o link acima, confira e antecipe sua preparação!

Concursos abertos e editais publicados

Veja os destaques dos concursos abertos e editais publicados e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais!

Material gratuito para concursos públicos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias
Inscreva-se no YouTube
Curta no Facebook
Siga no Instagram

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *