CNU Concurso Nacional Unificado 2024: principais detalhes sobre a coletiva do MGI!

Atualizado em 11/01/2024 às 14:20

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, representantes do Ministério de Gestão Interna (MGI) revelaram informações cruciais sobre o aguardado Concurso Nacional Unificado, prometendo oportunidades para milhares de candidatos em todo o país. Abaixo, destacamos os principais detalhes divulgados durante o evento.

Principais informações da coletiva da Ministra Esther Dweck

Em um primeiro momento, a ministra Esther Dweck confirmou as datas das inscrições, que serão feitas de 19/01/2024 a 09/02/2024. Ele vai aumentar a capilaridade e vai conseguir chegar a locais que nunca tiveram provas de instituições federais no Brasil, além de fazer parte de outras ações do MGI, afirma a ministra.

A ministra enfatizou que o concurso visa promover uma força de trabalho que represente verdadeiramente a diversidade do Brasil. Segundo ela, a lógica por trás dessa iniciativa é romper com a tradição de concursos realizados exclusivamente em Brasília, o que limitava a participação de muitos brasileiros devido aos recursos financeiros exigidos.

“Desejamos ter servidores públicos com a cara do Brasil. Os concursos autorizados até então ocorriam somente em Brasília, o que limita a capacidade dos brasileiros de participarem, pois demanda recursos financeiros que nem todos têm”, destacou a Ministra.

Grande aderência ao CNU

Esther Dweck revelou que mais de 70% das vagas autorizadas aderiram ao Concurso Nacional Unificado, confirmando a abrangência almejada desde o início. A expectativa é que, bianualmente, sejam realizados concursos semelhantes, abrindo oportunidades para novos concorrentes e fortalecendo a representatividade na administração pública.

Uma das inovações destacadas pela Ministra é a possibilidade de os candidatos concorrerem a mais de uma vaga em um único bloco, proporcionando uma abordagem mais flexível e dinâmica ao processo seletivo.

Novas cidades no Concurso Nacional Unificado

Além disso, o Concurso Nacional Unificado expandirá significativamente o número de cidades que sediarão as provas, incluindo locais como Santos, Petrópolis e Blumenau. Ao todo, serão 220 cidades com provas realizadas, proporcionando maior acessibilidade aos candidatos. Esther Dweck ressaltou que 94,9% da população brasileira estará a até 100 km do local de prova, facilitando a participação de candidatos de diferentes regiões do país.

Inscrições

Em relação às inscrições, a Ministra informou que serão realizadas pelo site oficial do governo (gov.br) e serão abertas para candidatos de todos os níveis de conta.

Banca Examinadora do CNU: Cesgranrio

A banca responsável por elaborar e aplicar as provas do concurso será a renomada Cesgranrio.

Período de inscrições

Os interessados em participar do Concurso Nacional Unificado terão um período de três semanas para realizar suas inscrições, que se iniciarão em 19 de janeiro de 2024 e se encerrarão em 9 de fevereiro do mesmo ano. É fundamental que os candidatos fiquem atentos aos prazos estabelecidos para não perderem a oportunidade de concorrer às 6640 vagas disponíveis.

Cargos no Concurso Nacional Unificado

O certame contemplará uma variedade de cargos, abrindo portas para profissionais de diferentes áreas de atuação. Com isso, o MGI visa atender às demandas específicas de suas diversas unidades, proporcionando uma ampla gama de oportunidades para os concorrentes.

Vale lembrar que o candidato do Concurso Nacional Unificado poderá concorrer a mais de uma vaga em um dos blocos.

Salário

Uma das informações mais aguardadas pelos candidatos diz respeito aos salários oferecidos. O Concurso Nacional Unificado apresenta salários competitivos, podendo chegar a impressionantes R$ 23 mil, dependendo do cargo e nível de escolaridade do candidato.

Escolaridade no Concurso Nacional Unificado

O concurso contemplará candidatos com diferentes níveis de escolaridade, sendo possível concorrer tanto para cargos de nível médio quanto para cargos de nível superior. Essa diversidade abre portas para profissionais com formações diversas, ampliando as oportunidades para um número significativo de participantes.

Total de vagas: 6640

Ao todo, serão disponibilizadas 6640 vagas, distribuídas entre os diversos cargos e unidades de instituições federais no Brasil. Esse expressivo número de oportunidades evidencia a magnitude do concurso e a intenção do órgão em fortalecer sua equipe com profissionais qualificados e comprometidos.

Prepare-se para o Concurso Nacional Unificado com o Aprova!

O Concurso Nacional Unificado do MGI promete ser um marco no cenário de concursos públicos no país, oferecendo não apenas uma quantidade expressiva de vagas, mas também salários atraentes e a oportunidade de ingressar em uma instituição reconhecida por sua importância no serviço público. Os candidatos devem se preparar com dedicação para enfrentar a concorrência e conquistar uma das cobiçadas vagas oferecidas.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS