Com edital publicado e inscrições abertas, o concurso CBM RJ oferece 3.000 oportunidades para ingresso no Serviço Militar Temporário.

E se o seu objetivo é garantir uma vaga, confira, a partir de agora, tudo o que você precisa saber sobre o concurso!

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso CBM RJ. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais têm chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas no CBM RJ, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Estude para o concurso CBM RJ

Para mais informações, ligue 0800 606 8889

Tudo sobre o concurso CBM RJ

O edital publicado do CBM RJ oferece 3.000 vagas de níveis Médio e Superior, para os cargos de 1º Tenente Bombeiro Militar Temporário, em diversas especialidades, e Soldado Bombeiro Militar Temporário. Deste total 30% das vagas são destinadas às mulheres.

O Serviço Militar Temporário Voluntário terá a duração de 12 (doze) mese, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, uma ou mais vezes, desde que não ultrapasse a duração máxima de 08 (oito) anos no serviço ativo.

As inscrições estão disponíveis até o dia 13 de agosto de 2021, no site da organizadora Funrio. A taxa de participação custa R$ 95,31 para Tenentes e R$ 71,53 para Soldados.

Requisitos e atribuições do concurso CBM RJ

Requisitos básicos

De acordo com o edital, são os requisitos básicos para participação:

a) ter sido aprovado e classificado no Processo Seletivo;
b) ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de
igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 12, § 1o da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto no 70.436, de 18/04/1972;
c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
d) ter idade de 18 (dezoito) anos ou mais no momento da contratação ou de até 35 (trinta e cinco) anos até o último dia previsto para término da inscrição, para a vaga de 1º Tenente BM Temporário Voluntário e idade de 18 (dezoito) anos ou mais no momento da contratação ou de até 25 (vinte e cinco) anos até o último dia previsto para término da inscrição, para a vaga de Soldado BM Temporário Voluntário;
e) ter condições de saúde física e mental compatíveis com o exercício da vaga, de acordo com prévia
inspeção médica oficial, na forma da Lei;
f) não estar incompatibilizado para o emprego em razão de penalidade sofrida;
g) atender aos pré-requisitos da função para a qual concorre;
h) não estar respondendo a processo de exclusão ou não ter sido excluído ou licenciado, por motivo disciplinar, de qualquer instituição militar;
i) não ter sido demitido a bem do serviço público de instituição pública civil;
j) não ter sido condenado por crime ou contravenção penal.

Requisitos específicos/por cargo

Além dos requisitos informados acima, confira agora a lista de exigências referente a cada função:

1º Ten. BM Temp. Médico Socorrista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Medicina.

1º Ten. BM Temp. Assistente Social: Diploma ou certificado de conclusão de Graduação em Serviço Social, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Serviço Social.

1º Ten. BM Temp. Enfermeiro: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Enfermagem, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Enfermagem.

1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Fisioterapia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Fisioterapia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, acrescido de a) Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva – Neonatologia e Pediatria concedido pelo COFFITO ou b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica.

1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Fisioterapia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, acrescido de a) Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva – Adulto concedido pelo COFFITO ou b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva ou c) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto ou d) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em UTI.

1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Fisioterapia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, acrescido de a) Título de Especialista em Fisioterapia Neurofuncional – na criança e no adolescente concedido pelo COFFITO ou b) Título de Especialista em Fisioterapia Neurofuncional – no adulto e no idoso concedido pelo COFFITO ou c) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Neurofuncional.

1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia TraumatoOrtopédica: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Fisioterapia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional acrescido de a) Título de Especialista em Fisioterapia TraumatoOrtopédica concedido pelo COFFITO ou b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

1º Ten. BM Temp. Fonoaudiólogo: Graduação em Fonoaudiologia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

1º Ten. BM Temp. Fonoaudiólogo especialista em Audiologia: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Fonoaudiologia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia, acrescido de a) Título de Especialista em Audiologia concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia ou b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Audiologia.

1º Ten. BM Temp. Fonoaudiólogo especialista em Disfagia: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Fonoaudiologia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia, acrescido de a) Título de Especialista em Disfagia concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia ou b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Disfagia ou c) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fonoaudiologia Hospitalar.

1º Ten. BM Temp. Médico Anestesista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Anestesiologia ou b) Título de Especialista em Anestesiologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Cardiologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Cardiologia ou b) Título de Especialista em Cardiologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Cirurgião Geral: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Cirurgia Geral ou b) Título de Especialista em Cirurgia Geral concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Cirurgião Pediátrico: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Cirurgia Pediátrica ou b) Título de Especialista em Cirurgia Pediátrica concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Cirurgião Plástico: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Cirurgia Plástica ou b) Título de Especialista em Cirurgia Plástica concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Cirurgião Vascular: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Cirurgia Vascular ou b) Título de Especialista em Cirurgia Vascular concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Clínica Médica: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Clínica Médica ou b) Título de Especialista em Clínica Médica concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Dermatologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Dermatologia ou b) Título de Especialista em Dermatologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Endocrinologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Dermatologia ou b) Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia ou c) Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Fisiatra: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Fisiatria ou b) Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação ou c) Título de Especialista em Medicina Física e Reabilitação concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Gastroenterologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Gastroenterologia ou b) Título de Especialista em Gastroenterologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Hematologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia ou b) Título de Especialista em Hematologia e Hemoterapia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Infectologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Infectologia ou b) Título de Especialista em Infectologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Intensivista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Medicina Intensivista ou b) Título de Especialista em Medicina Intensiva Área Adulto concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira ou c) Certificado de Área de Atuação em Medicina Intensiva Pediátrica concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Mastologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Mastologia ou b) Título de Especialista em Mastologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Nefrologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Nefrologia ou b) Título de Especialista em Nefrologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Neonatologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Neonatologia ou b) Certificado de Área de Atuação em Neonatologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Neurocirurgião: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Neurocirurgia ou b) Título de Especialista em Neurocirurgia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Neurologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Neurologia ou b) Título de Especialista em Neurologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Neuropediatra: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Neurologia Pediátrica ou b) Certificado de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Oftalmologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Oftalmologia ou b) Título de Especialista em Oftalmologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Oncologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Oncologia Clínica ou b) Título de Especialista em Oncologia Clínica concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Ortopedista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia ou b) Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Otorrinolaringologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Otorrinolaringologia ou b) Título de Especialista em Otorrinolaringologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Pediatra: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Pediatria ou b) Título de Especialista em Pediatria concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Pneumologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Pneumologia ou b) Título de Especialista em Pneumologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Proctologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Coloproctologia ou b) Título de Especialista em Coloproctologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Psiquiatra: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Psiquiatria ou b) Título de Especialista em Psiquiatria concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Psiquiatra Infantil: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência ou b) Certificado de Área de Atuação em Psiquiatria da Infância e Adolescência concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Radiologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ou b) Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico
por Imagem concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Reumatologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Reumatologia ou b) Título de Especialista em Reumatologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Médico Tocoginecologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de a) Residência Médica em Tocoginecologia ou
b) Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, e registro no Conselho Regional de Medicina
c) Título de Especialista em Tocoginecologia ou em em Ginecologia e Obstetrícia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica.

1º Ten. BM Temp. Médico Urologista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Medicina, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Medicina, acrescido de a) Residência Médica em Urologia ou b) Título de Especialista em Urologia concedido pela Sociedade da Especialidade ou Associação Médica Brasileira.

1º Ten. BM Temp. Nutricionista: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Nutrição, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Nutricionistas.

1º Ten. BM Temp. Nutricionista especialista em Nutrição Clínica: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Nutrição, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Nutricionistas, acrescido de a) Título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN ou b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica.

1º Ten. BM Temp. Nutricionista especialista em Nutrição Materno-Infantil: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Nutrição, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Materno-Infantil e registro no Conselho Regional de Nutricionistas.

1º Ten. BM Temp. Nutricionista especialista em Terapia Nutricional: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Nutrição, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Terapia Nutricional e registro no Conselho Regional de Nutricionistas.

1º Ten. BM Temp. Psicólogo: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Psicologia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho Regional de Psicologia.

1º Ten. BM Temp. Psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar: Diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação em Psicologia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Psicologia, acrescido de a) Título de Especialista em Psicologia Hospitalar concedido pelo Conselho Federal de Psicologia ou b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Hospitalar.

1º Ten. BM Temp. Psicólogo especialista em Saúde Mental: Graduação em Psicologia, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no Conselho Regional de Psicologia, acrescido de a) Título de Especialista em Psicologia em Saúde concedido pelo Conselho Federal de Psicologia ou b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia em Saúde Mental.

Soldado BM Temp. Combatente: Certificado de conclusão de curso de Nível Médio fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Soldado BM Temp. Combatente com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B: Certificado de conclusão de curso de Nível Médio fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Carteira Nacional de Habilitação, mínimo categoria B.

Soldado BM Temp. Guarda-Vidas: Certificado de conclusão de curso de Nível Médio fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Soldado BM Temp. Técnico de Enfermagem Hospitalar/Ambulatorial: Certificado de conclusão de curso de Nível Médio fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação acrescido de Curso Técnico em Enfermagem, e registro no Conselho Regional de Enfermagem.

Soldado BM Temp. Técnico de Enfermagem Socorrista: Certificado de conclusão de curso de Nível Médio fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação acrescido de Curso Técnico em Enfermagem, e registro no Conselho Regional de Enfermagem.

As remunerações para as funções são:

Soldado BM Temporário Voluntário (1º ano) = R$ 1.226,94
Soldado BM Temporário Voluntário (a partir do 2º ano) = R$ 3.452,55
1º Tenente BM Temporário Voluntário = R$ 7.940,78

Atribuições dos cargos

São atribuições dos cargos servir ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, instituição constitucionalmente estabelecida como militar em âmbito estadual, força auxiliar do Exército Brasileiro, possuindo seus integrantes elevado patriotismo, espírito público e dever de acatamento aos princípios legais, éticos e morais da hierarquia e disciplina militares. Tais condições se exteriorizam, principalmente, pela plena observância às ordens inerentes ao serviço, pelo estado de constante prontidão face às inúmeras possibilidades de mobilização, em resposta aos reclamos da sociedade, incluindo as intervenções nos mais variados cenários emergenciais, requerendo do bombeiro-militar temporário, de qualquer quadro ou especialização, disciplina exemplar, aprimorado preparo técnico e condicionamento físico, necessários aos mais diversos enfrentamentos típicos da ação de Bombeiro Militar e de Defesa Civil.

Etapas de avaliação no concurso CBM RJ

O processo seletivo para contratação dos profissionais será composto de quatro fases, sendo:

a) Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos de todas as vagas.
b) Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, a ser aplicado para os candidatos de todas as vagas.
c) Teste de Habilidades Específicas, de caráter eliminatório, para a vaga de Soldado BM Temp. Guarda Vidas.
d) Exame de Saúde, de caráter eliminatório, para o candidato considerado APTO no Teste de Aptidão Física e APTO no Teste de Habilidades Específicas.

Prova Objetiva

A prova objetiva, que será realizada na data de 10 de outubro de 2021, será aplicada de acordo com cada cargo, sendo:

Para as vagas de 1º Ten. BM Temp. Médico Socorrista:

prova-médico-socorrista

Para as vagas de 1º Ten. BM Temp. Médico Anestesista, 1º Ten. BM Temp. Médico Cardiologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Cirurgião Geral, 1º Ten. BM Temp. Médico Cirurgião Pediátrico, 1º Ten. BM Temp. Médico Cirurgião Plástico, 1º Ten. BM Temp. Médico Cirurgião Vascular, 1º Ten. BM Temp. Médico Clínica Médica, 1º Ten. BM Temp. Médico Dermatologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Endocrinologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Fisiatra, 1º Ten. BM Temp. Médico Gastroenterologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Hematologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Infectologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Intensivista, 1º Ten. BM Temp. Médico Mastologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Nefrologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Neonatologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Neurocirurgião, 1º Ten. BM Temp. Médico Neurologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Neuropediatra, 1º Ten. BM Temp. Médico Oftalmologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Oncologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Ortopedista, 1º Ten. BM Temp. Médico Otorrinolaringologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Pediatra, 1º Ten. BM Temp. Médico Pneumologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Proctologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Psiquiatra, 1º Ten. BM Temp. Médico Psiquiatra Infantil, 1º Ten. BM Temp. Médico Radiologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Reumatologista, 1º Ten. BM Temp. Médico Tocoginecologista e 1º Ten. BM Temp. Médico Urologista:

provas-quadro-2-cbm-rj

Para as vagas de 1º Ten. BM Temp. Assistente Social, 1º Ten. BM Temp. Enfermeiro, 1º Ten. BM Temp.
Fisioterapeuta, 1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, 1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, 1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional, 1º Ten. BM Temp. Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, 1º Ten. BM Temp. Fonoaudiólogo, 1º Ten. BM Temp. Fonoaudiólogo especialista em Audiologia, 1º Ten. BM Temp. Fonoaudiólogo especialista em Disfagia, 1º Ten. BM Temp. Nutricionista, 1º Ten. BM Temp. Nutricionista especialista em Nutrição Clínica, 1º Ten. BM Temp. Nutricionista especialista em Nutrição Materno Infantil, 1º Ten. BM Temp. Nutricionista especialista em Terapia Nutricional, 1º Ten. BM Temp. Psicólogo, 1º Ten. BM Temp. Psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar e 1º Ten. BM Temp. Psicólogo especialista em Saúde Mental:

quadro-provas-3-cbm-rj

Para as vagas de Soldado BM Temp. Combatente e Soldado BM Temp. Combatente com CNH (Carteira
Nacional de Habilitação) categoria B:

provas-quadro-4-cbm-rj

Para as vagas de Soldado BM Temp. Técnico de Enfermagem Hospitalar/Ambulatorial e Soldado BM Temp. Técnico de Enfermagem Socorrista:

provas-quadro-5

Para as vagas de Soldado BM Temp. Guarda-Vidas:

provas-quadro-6

Teste de Aptidão Física – TAF

O Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, será aplicado para os candidatos de todas as
vagas, na cidade do Rio de Janeiro. Ele será composto por:

  • Prova de corrida de Meio Fundo (2.400m) – para todos os candidatos
  • Prova de Flexão e Extensão de membros superiores com apoio de frente sobre o solo – para os
    candidatos às vagas de Oficiais Temporários Voluntários (OTV), todas as vagas iniciadas com “1º Ten. BM Temp.”
  • Prova Barra Fixa (Flexão e Extensão MMSS) – Para os candidatos às vagas de Praças Temporárias
    Voluntárias (PTV), todos as vagas iniciadas com “Soldado BM Temp”.
  • Prova de abdominal (30 repetições) – para todos os candidatos
  • Prova de natação (50 metros) – para todas os candidatos.
  • Prova de subida em corda lisa (4m para homens e 3m para mulheres) – para todas os candidatos

 

 

Teste de Habilidades Específicas – THE

O Teste de Habilidades Específicas (THE), de caráter eliminatório, será aplicado para os candidatos que
concorrerem à vaga de Soldado BM Temp. Guarda-Vidas. Ele será compostos por:

  • Prova de Apneia Dinâmica
  • Prova de Biathlon

 

Como estudar para o concurso CBM RJ

Agora que você já sabe todas as informações sobre o concurso CBM RJ, você precisa apostar em um preparatório online de qualidade. No Aprova, você estuda com videoaulas e não com apostilas e esse já é um ponto essencial para otimizar sua preparação.

banner-CBM-RJ

Com as videoaulas, você aprende o conteúdo proposto pelo professor em apenas 30 minutos. Isso sem contar que os professores possuem muita experiência em concurso, trazendo explicações simples e diretas dos assuntos que realmente serão cobrados.

Playlist: Língua Portuguesa para Concursos

Língua Portuguesa, como você pôde conferir, é a única disciplina comum a todos os cargos do concurso CBM RJ. Portanto, independente de para qual você venha a se inscrever, a playlist abaixo certamente será de grande ajuda durante sua preparação. Nela você poderá assistir a uma série de videoaulas apresentando conteúdos que certamente cairão nas provas. Aproveite!

Playlist: Raciocínio Lógico para Concursos

Apesar de não ser comum a todas as funções, a disciplina de Raciocínio Lógico estará presente nas provas de boa parte dos candidatos a uma vaga no concurso CBM RJ. E claro, preparamos uma playlist especial repleta de videoaulas com temas que com certeza serão cobrados e que, ao serem assistidas, deixarão sua preparação ainda mais poderosa. Confira!

Estude com questões

Teste seus conhecimentos para ficar mais perto da aprovação. Para isso, responda questões que já foram aplicadas em outros concursos. Mas atenção, é importante filtrar por perguntas do mesmo órgão ou banca. Dessa forma, a sua preparação fica ainda mais direcionada e os seus resultados serão ainda melhores.

Para te ajudar, separamos mais de 1,7 mil perguntas da banca Funrio. Assim, você já conhece um pouco sobre essa banca e fica bem preparado para enfrentá-la no concurso da CBM RJ.

 

Resumo do concurso CBM RJ

  • Banca: Funrio
  • Cargo: Tenentes e Soldados
  • Vagas: 3.000
  • Remuneração: até R$ 7,9 mil
  • Nível: Médio e Superior
  • Inscrições: 2/7 a 13/08
  • Prova: 10/10/21

 

Último concurso do CBM RJ

O último do CBM RJ aconteceu entre 2018 e 2019. Na ocasião, foram ofertadas 50 vagas para o cargo de Oficial, nível Médio. A remuneração era de R$ 3.200,00, durante a realização do curso, e até R$ 6 mil, após a formação.

Sobre o CBM RJ

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro é uma Corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito fluminense.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos autorizados e previstos

Excelentes oportunidades serão ofertadas em breve para todos os níveis de escolaridade nos concursos autorizados e previstos de todo o Brasil. Há previsão que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos. Acesse  o link acima, confira e antecipe sua preparação!

Concursos abertos e editais publicados

Veja os destaques dos concursos abertos e editais publicados e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais!

Material gratuito para concursos públicos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no Youtube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *