CNU 2024: Por que não tem Língua Portuguesa? Esther Dweck explica!

Atualizado em 16/02/2024 às 09:15

O Concurso Nacional Unificado (CNU) está chamando a atenção de muitos concurseiros em todo o país. Com mais de 2,6 milhões de inscritos, surgem dúvidas sobre a cobrança da Língua Portuguesa nas provas do certame. Afinal, por que não há questões específicas da disciplina para os Blocos de Nível Superior?

A resposta para essa pergunta veio da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. De acordo com ela, a prova objetiva do CNU exige do candidato a capacidade de realizar uma correta interpretação de textos. Ou seja, a prova inteira é uma análise de interpretação de texto, onde o candidato deve ser capaz de interpretar o texto para poder responder.

Já na prova discursiva, o foco é avaliar a escrita do candidato, sendo que 50% da nota é referente à avaliação do português e os outros 50% dizem respeito ao conteúdo específico abordado na questão.

Essa abordagem é recorrente em concursos públicos federais, e aconteceu em outros certames deste ano, como os concursos da Anac e do Ministério do Planejamento e Orçamento. Ou seja, essa parece ser uma nova tendência de cobrança em provas de concursos no país.

 

 

Atualização: número de inscritos por estado

É interessante notar também os números de inscritos por estado no Concurso Nacional Unificado. São Paulo e Rio de Janeiro lideram a lista, com 288.123 e 274.160 candidatos inscritos, respectivamente. Já Roraima e Acre ocupam as últimas posições, com 22.947 e 22.861 inscrições, respectivamente.

No total, foram registrados 2,6 milhões de candidatos inscritos, sendo que metade efetuou o pagamento ou teve a isenção confirmada. As inscrições ainda puderam ser feitas até o dia 9 de fevereiro de 2024.

As provas serão realizadas em 5 de maio.

Mais de 600 mil pedidos e isenção aceitos

Foi divulgado na terça-feira (6), o resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Concurso Nacional Unificado. Um total de 601.655 pessoas teve seu pedido de isenção aprovado pelo governo federal, representando uma taxa de aprovação de 90,87%.

Para aqueles que tiveram seus pedidos negados, o prazo para pagamento da taxa de inscrição permaneceu aberto até 9 de fevereiro de 2024. Foi necessário acessar o site Gov.br e efetuar o pagamento da taxa, sendo R$ 60,00 para nível médio e R$ 90,00 para nível superior.

Estude para o Concurso Nacional Unificado

O processo seletivo do Concurso Nacional Unificado será bastante concorrido, e para se destacar é fundamental estar bem preparado. Pensando nisso, o Aprova oferece um preparatório especializado para o Concurso CNU 2024, que vai te auxiliar em sua jornada rumo à aprovação.

Isso porque o Aprova oferece a melhor preparação até o dia da prova! Nós te ensinamos a marcar o “x” na questão certa.

Clique no banner abaixo e saiba mais!

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS