Saiba quais são as 5 habilidades de um Contador

Atualizado em 21/01/2022 às 13:34

Em todas as áreas possuir algumas habilidades e competências são muito importantes para alcançar o sucesso profissional. Saiba quais são as 5 habilidades de um Contador para ter êxito na área financeira.

Essas aptidões podem ser observadas antes mesmo do início do curso e indicam o perfil de um bom contabilista. Pensando nisso, criamos uma lista com as 5 habilidades de quem nasceu para ser Contador. Confira!

5 habilidades de um Contador

1. Habilidade com números

O dia a dia da profissão de Contador exige amplo conhecimento em matemática e finanças. Ao optar pela faculdade de Ciências Contábeis o aluno deve ter interesse e afinidade com os números. Durante o período letivo terá aulas de diversas disciplinas da área de exatas, como matemática, estatística, matemática financeira e cálculo atuarial.

2. Organização

Outro ponto fundamental para o contabilista é a organização. Os profissionais da área manuseiam diariamente uma grande quantidade de documentos e dados, que devem ser cuidadosamente organizados. A boa organização irá facilitar muito no momento da análise das informações.

3. Responsabilidade

A área de ciências contábeis exige credibilidade. Os profissionais que atuam como contadores lidam com um grande volume de informações importantes e sigilosas. Por isso, é fundamental ter postura, responsabilidade e ética profissional.

4. Perfil Analítico

Além da habilidade com números, o profissional de Ciências Contábeis deve ter habilidades de gestão e de análise de mercado. É fundamental saber interpretar dados para tomar as melhores decisões dentro de uma organização. O perfil analítico é um grande diferencial nesta área de finanças.

5. Boa comunicação

Uma importante habilidade para o Contador é a boa comunicação. O profissional relaciona-se constantemente com os demais departamentos da empresa e com as informações claras, organizadas e devidamente compartilhadas, as chances de cometer erros são mínimas.

Se identificou com as 5 habilidades de um Contador? caso pretenda seguir carreira na área, depois de concluída a faculdade de Ciências Contábeis, você precisará passar pelo Exame de Suficiência. Vamos te explicar a seguir mais sobre este assunto, acompanhe abaixo.

O que é o Exame de Suficiência do CFC

Exame de Suficiência, do Conselho Federal de Contabilidade, realizado duas vezes por ano, é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis no Brasil, onde demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias ao exercício da Contabilidade.

A avaliação é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional.

Saiba mais sobre o Exame de Suficiência

A avaliação será composta por 50 questões objetivas, que abordarão os temas de Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Noções de Direito e Legislação Aplicada, Matemática Financeira e Estatística, Teoria da Contabilidade, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil e Língua Portuguesa Aplicada.

Simulado com 50 questões

Separamos questões que mais têm chance de aparecer no próximo Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).  Acesse o nosso simulado e turbine sua preparação para obter o registro profissional na área contábil.

Simulado para o Exame de Suficiência do CFC: clique aqui!

Você também pode se preparar com as provas anteriores do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em nosso site é possível fazer o download dos exames de 2011 a 2018.

1º Exame de Suficiência de 2019

Em abril o Conselho Federal de Contabilidade divulgou o edital do Exame do CFC 2019, a prova foi realizada no dia 7 de julho. Veja a análise do edital com o Professor Osmar Pastore:

Como estudar perícia contábil para o Exame do CFC

Em outro vídeo, o Prof. Osmar Pastore te explica como estudar perícia contábil para o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Assista:

Depoimentos de alunos aprovados no Exame de Suficiência

Confira depoimentos de alunos do Aprova que passaram nos últimos Exame de Suficiência:

“Estou muito feliz e agradeço toda a equipe de professores do curso CFC Exame de Suficiência Intensivo. Passei no ultimo exame de 2017. Muito Obrigada!” – Sandra Costa dos Santos

“Fui aprovada no Exame de Suficiência do CFC em 2015 em Minas Gerais.” – Katia Aparecida Diniz Rocha

“O Aprova concursos me ajudou e muito na minha Prova do CFC, para bacharel em Contabilidade. Com ótimos professores, as vídeos aulas são bem explicativas, dinâmicas e ricas em conhecimento. Além é claro do material de apoio como: banco de questões, esclarecimentos via email e apostilas do curso. Obrigado Aprova Concursos.“ – Rogerio Vasques

“Quando comprei meu curso pela internet não imaginava que ele me ajudaria e seria tão importante para mim poder conquistar o que tanto precisava. Hoje venho aqui agradecer primeiramente a Deus e a todos os professores do Aprova, que de uma maneira tão simples e didática me ajudaram a passar no Exame de Suficiência do CFC, pretendo prestar outros concursos e não vou ter dúvidas, minha escolha vai ser APROVA novamente. Obrigada pessoal do Aprova e sucesso a todos vocês sempre!!!“ – Sabrina Souza

“Estudei para o Exame de Suficiência do CFC, através dos vídeos do Aprova Concursos passei no teste, foi uma ótima opção pois pra mim que tenho bebê, pois conseguia estudar quando meu bebê dormia e sem ter que sair de casa! Obrigada pela ótima equipe de Professores!” – Geslayne Nonohay

 

ESTUDE COM O APROVA PARA O EXAME DO CFC

Como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo do curso exame de suficiência cfc que oferece o que realmente será cobrado no Exame de Suficiência dividido em videoaulas de apenas 30 minutos. Assim, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo.

E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação. Cada preparatório é específico, clique aqui e confira nossos cursos!

Você ainda não possui nível superior? Aproveite e veja uma lista de cursos de graduação à distância para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! O curso de ciências contábeis é uma boa opção para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS