Matemática para concurso: como estudar?

Atualizado em 19/08/2020 às 10:58

Bastante temida não só pelo universo de concurseiros, mas como também por estudantes do mundo inteiro, a disciplina de matemática para concurso costuma tirar o sono de muita gente.

estudar matemática para concurso

Descubra maneiras descomplicadas de estudar matemática

A aversão pela disciplina, que pode começar lá no Ensino Fundamental pode se tornar ainda maior conforme falamos em uma matemática mais complexa e avançada, tal qual a cobrada em concursos públicos, sejam eles de nível Fundamental, Médio ou Superior.

E para quem detesta a matéria, tudo pode ficar ainda pior quando relacionamos a matemática com o raciocínio lógico. Isso porque, mesmo que de formas diferentes, os dois conteúdos exigem cálculo e muita concentração.

Se você se encaixa nesta descrição e apresenta o perfil de aluno que não gosta nem um pouco dos números, certamente este texto é para você. Hoje, nós do Aprova Concursos, vamos direcionar nossas dicas e conselhos especificamente em como estudar matemática para concurso.

Nosso objetivo de hoje é, além de explicar como estudar para concurso, mostrar isso da maneira mais descomplicada e objetiva possível, fazendo com que assim o seu medo pela disciplina acabe, ou pelo menos diminua a ponto de não prejudicar seus resultados.

Como estudar matemática para concurso público?

Na seleção abaixo reunimos algumas dicas essenciais para que o seu caminho de aprendizagem se torne mais simples e tranquilo.

como estudar matemática para concurso público

Dicas essenciais para tornar seu estudo mais simples e tranquilo

Comece pelo básico

Para que você possa em algum momento aprofundar os seus estudos na disciplina, antes de mais nada é preciso dominar com excelência os conceitos e operações básicas numéricas. Com uma base de estudo bem trabalhada, você certamente se sentirá mais seguro e desenvolto na hora de encarar os cálculos mais elaborados.

Relembrar operações básicas como multiplicação e divisão com diversos algarismos, frações e regra de três são alguns dos tópicos que devem ser revistos em seus estudos.

Para refrescar sua memória, contaremos com o auxílio do professor Braian Azael, em um vídeo bem explicativo sobre as operações básicas da matemática:

Treino, treino e mais treino

Que a prática leva a perfeição você já deve estar careca de saber! Mas, como não custa relembrar, estamos aqui para reforçar o conceito de que também se aprende, e muito, resolvendo questões da disciplina.

Neste sentido, para complementar os estudos vistos em vídeo aula para concurso vale a pena investir em uma assinatura de questões que te proporcione desde os exercícios mais básicos até os mais complexos e trabalhosos. Assim, você pode progredir no seu ritmo e acompanhar o seu desempenho e aprendizado.

Dando início a sua caminhada de estudos, separamos abaixo três opções para treino, uma baseada em concursos que exigem o nível Fundamental como escolaridade, outra que traz questões voltadas para as provas de nível Médio e, por fim, a terceira com questões aplicadas em provas para cargo Superior e apresentam uma complexidade maior.

Escolha a sua opção e teste seus conhecimentos agora mesmo! É só clicar abaixo!

Questões de matemática para concurso

Fundamental

Médio

Superior

Esqueça a calculadora

O que pode facilitar por um lado, por outro, pode trazer prejuízo no seu aprendizado. É lógico que fazer uso da calculadora é muito mais rápido e prático, porém, por estes mesmos motivos você pode sair prejudicado. Ao usar o objeto, você não testa a sua capacidade e não tem a noção real de tempo destinado a resolução dos exercícios.

Outro quesito importante que deve ser levado em consideração é de que você também não poderá utilizar a calculadora na hora da prova, já que todas as contas devem ser feitas à mão.

Memorize fórmulas e conceitos

Muitos exercícios exigem uma fórmula específica para a sua resolução. Uma boa dica é que toda vez que você for resolver uma questão, reescreva as fórmulas. Esta simples prática ajudará na memorização e fixação dos detalhes, uma vez que em provas de concursos públicos elas não são mencionadas espontaneamente e devem ser identificadas pelo concurseiro.

Não se distraia

Estudar matemática não pode ser considerada uma atividade simples, por isso, toda atenção é pouca. Na hora dos estudos, mantenha seu foco no que realmente interessa. Desligue o celular, a tv, e se mantenha em um ambiente tranquilo e bem iluminado, onde seja possível obter a concentração necessária que a disciplina demanda.

Quais os assuntos mais cobrados em provas de matemática para concurso?

Saber de forma antecipada o que te espera em uma prova de concurso público traz certa segurança e tranquilidade, não é?

Por isso, para que você tenha uma pequena noção de quais conteúdos merecem mais atenção durante a sua preparação, reunimos abaixo os conceitos e assuntos queridinhos das bancas avaliadoras.

Para exemplificar, separamos ainda algumas questões cobradas recentemente sobre os assuntos, ok?

assuntos mais cobrados em matemática

Relação dos assuntos que mais caem nas provas de matemática

Frações

O conteúdo de frações é um dos assuntos que mais aparece em provas de matemática. Então, lembre-se de dedicar um tempinho a mais neste tema.

(FCC 2019) – Antônio, Bernardo e Carlos adquiriram um terreno em sociedade de modo que a Antônio coube 1/4 do valor do terreno, a Bernardo, 1/3 e a Carlos, o restante. Antônio vendeu sua parte aos outros dois sócios, metade a cada um deles. Após essa transação, a parte que cabe a Carlos corresponde a

  1. 1. 3/5 do valor do terreno
  2. 2. 7/12 do valor do terreno
  3. 3. 5/8 do valor do terreno
  4. 4. 2/3 do valor do terreno
  5. 5. 13/24 do valor do terreno

 

Sabe a resposta? Clique aqui e confira!

 

Razão e proporção

Embora pareça um assunto bem tranquilo na primeira vista, não se engane! A leitura e entendimento do enunciado deste tipo de questão costuma confundir, e muito, os concurseiros. Assim sendo, a dica de ouro é ter muito cuidado e atenção na leitura e interpretação deste tipo de questão.

(VUNESP 2019) – Considere apenas os dados a seguir para resolver a questão. Fiz uma viagem que durou 1 hora e 30 minutos, a 60 km/h. Para ter gasto 20% a menos do tempo de viagem, a minha velocidade deveria ter sido de

  1. 1. 70 km/h
  2. 2. 68 km/h
  3. 3. 75 km/h
  4. 4. 72 km/h
  5. 5. 64 km/h

 

Confira o resultado!

 

Porcentagem

Se você já fez alguma prova de concurso público na vida, certamente deve ter se deparado com o conteúdo de porcentagem. Bastante recorrente, ele aparece em quase todas as provas de concurso público, como por exemplo:

(INEP – ENEM 2019) – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rendimento médio mensal dos trabalhadores brasileiros, no ano 2000, era de R$ 1 250,00. Já o Censo 2010 mostrou que, em 2010, esse valor teve um aumento de 7,2% em relação a 2000. Esse mesmo instituto projeta que, em 2020, o rendimento médio mensal dos trabalhadores brasileiros poderá ser 10% maior do que foi em 2010.

IBGE. Censo 2010. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).

 

Supondo que as projeções do IBGE se realizem, o rendimento médio mensal dos brasileiros em 2020 será de

  1. 1. 1.340,00
  2. 2. 1.349,00
  3. 3. 1.375,00
  4. 4. 1.465,00
  5. 5. 1.474,00

 

Acesse a resposta certa.

 

Princípio Fundamental da Contagem

Outro assunto que costuma aparecer e confundir os estudantes ainda no seu enunciado. Por isso, redobre a atenção na leitura quando se deparar com uma questão desta!

(INEP – ENEM 2019) – Durante suas férias, oito amigos, dos quais dois são canhotos, decidem realizar um torneio de vôlei de praia. Eles precisam formar quatro duplas para a realização do torneio. Nenhuma dupla pode ser formada por dois jogadores canhotos.

De quantas maneiras diferentes podem ser formadas essas quatro duplas?

  1. 1. 69
  2. 2. 70
  3. 3. 90
  4. 4. 104
  5. 5. 105

 

Clique e confira o resultado.

 

Probabilidade

Trocadilhos a parte, a probabilidade de uma questão sobre o tema aparecer em sua prova é altíssima. Por isso, mantenha-se sempre atento aos seus princípios básicos e treine bastante sobre o assunto.

(QUADRIX – 2019) – Um anagrama (do grego ana = voltar ou repetir + graphein = escrever) é uma espécie de jogo de palavras que resulta do rearranjo das letras de uma palavra ou expressão para produzir outras palavras ou expressões, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Um exemplo conhecido é a personagem Iracema, anagrama de América, no romance de José de Alencar. Com base nessas informações, julgue o item a respeito do princípio da contagem, de permutações, de combinações e do cálculo de probabilidade. Ao escrever cada letra da palavra “FISCAL” em uma bola e colocar todas as bolas em uma urna, a probabilidade de se retirar duas delas e ambas serem consoantes é inferior a 30%.

  1. 1. Certo
  2. 2. Errado

 

Veja o gabarito.

Porcentagem

Para a maioria dos estudantes, enfim, uma área mais tranquila, não é? Tendo um cálculo bem simples para a sua resolução, o conteúdo de probabilidade não costuma assustar tanto.

(CESPE – 2019) – No estado do Paraná, segundo o IBGE, entre 1970 e 2010, a densidade populacional — quantidade média de habitantes por quilômetro quadrado — cresceu à taxa média de 9% a cada 10 anos, como mostra a tabela a seguir, em que os valores foram aproximados.

Se for constatado que, a partir de 2010, houve uma queda de 20% na taxa média de crescimento da densidade populacional, então, em 2020, essa densidade será

  1. 1. inferior a 53 habitantes por km2.
  2. 2. superior a 53 habitantes e inferior a 54 habitantes por km2.
  3. 3. mais de 54 habitantes e menos de 55 habitantes por km2.
  4. 4. superior a 55 habitantes e inferior a 56 habitantes por km2.
  5. 5. mais de 56 habitantes por km2.

 

Veja a resposta certa.

 

Regra de 3 – Simples e Composta

Surpreendentemente, há quem ame de paixão e quem odeie com todas as forças o conceito de regra de três. Porém, você se importando ou não, este é um conteúdo que, certamente, fará parte da sua prova!

(VUNESP – 2019) – Em um órgão público, um grupo de trabalho com 15 funcionários é formado para elaborar uma tarefa. Verifica-se que após 8 dias do início do trabalho apenas 30% da tarefa havia sido elaborada. Em função disto, mais 5 funcionários foram incorporados ao grupo a partir do 9º dia, dando continuidade ao trabalho. Supondo que todos os funcionários apresentam desempenhos iguais e constantes, tem-se que toda a tarefa, incluindo os 8 dias iniciais, será elaborada ao final de

  1. 1. 28 dias
  2. 2. 24 dias
  3. 3. 20 dias
  4. 4. 16 dias
  5. 5. 22 dias

 

Confira o resultado.

 

Como se sentir motivado em estudar matemática para concurso?

O ato de estudar por si só já requer uma boa dose de motivação. Principalmente agora, quando falamos em estudar uma disciplina com a qual não temos afinidade e, em muitos casos, sentimos até mesmo aversão, a coisa fica realmente mais complicada.

Dessa forma, para que você fique ao menos confortável com o estudo da disciplina de matemática para concurso, pensamos em alguns pontos chaves que podem tornar a sua rotina de estudos menos sofrida.

Isso porque, mesmo que você ame ou odeie a disciplina, é preciso estar consciente da sua importância e dimensão dentro de uma prova de concurso público.

motivação nos estudos da matemática

Estar motivado torna a rotina de estudos mais fácil

Não seja tão crítico

Errar faz parte em qualquer tipo de aprendizado. Neste sentido, procure não se cobrar em excesso pelos seus erros, afinal, você está em processo de aprendizagem. Procure focar sempre no copo meio cheio! Aliás, se existe um momento certo para que os erros sejam cometidos, este momento é durante os estudos e NUNCA na prova!

Sinta-se desafiado

Em seus estudos, em certo momento, você precisará se sentir desafiado! Assim, após terminar a parte de matemática básica continue avançando e inclua exercícios mais trabalhosos em sua rotina. Tente ao menos resolver um exercício mais complicado por dia. Ao resolver uma questão mais complexa você se sentirá mais seguro e confiante.

Estude matemática antes das demais disciplinas

Ao invés de iniciar o seu dia de estudos pela disciplina mais fácil, ou que tem mais afinidade, o ideal é que você encare a matemática em primeiro lugar. Por estar mais tranquilo e relaxado, você assimilará os conteúdos com mais clareza e facilidade.

Não se compare

Evite a todo custo a comparação desnecessária com os colegas de estudo. Cada um aprende em um ritmo e, eventualmente, o que pode parecer simples e descomplicado para você, pode parecer um bicho de sete cabeças para o outro e vice-versa. Além disso, a quantidade de estudos dedicada por você pode não ser a mesma do seu colega, o que influencia no processo de aprendizagem.

 

Provas de matemática para concurso público

Quer conhecer um pouco mais sobre a cobrança da disciplina de matemática nas provas de concursos públicos?

Então, confira o vídeo abaixo, apresentando pelo professor Braian Azael, onde ele faz uma análise completa das provas e das bancas avaliadoras.

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS