Concurso Detran – Oportunidades em todo Brasil

Atualizado em 27/05/2022 às 11:04

Os concursos estaduais oferecem diversas vagas aos concurseiros. Por isso, hoje, vamos falar sobre o concurso DETRAN. Então, se você busca uma vaga neste órgão, continue lendo esse texto. Aqui você vai encontrar todas as informações para se preparar e ser aprovado no próximo concurso. 

Concurso Detran

Aqui você encontra, de fato, tudo o que precisa saber sobre o concurso Detran

Mas antes de falar das vagas, cargos, benefícios, salários e o que estudar para garantir uma vaga, vamos falar sobre o DETRAN e o que ele faz. 

O Departamentos Estaduais de Trânsito, ou DETRAN, são órgãos do Poder Executivo Estadual. Eles têm a responsabilidade de fiscalizar o trânsito de veículos e determinar as normas para formação e a fiscalização dos condutores. 

Então, como parte das responsabilidades na formação, é dever do DETRAN de cada estado avaliar a capacidade física e psicológica dos candidatos para a obtenção da Carteira nacional de habilitação, a CNH. 

Além disso, os DETRANs também são os responsáveis pelo credenciamento das empresas fabricantes de placas e tarjetas veiculares e em alguns estados, pelo credenciamento de Despachantes para a documentação de veículos. 

Então, agora que você já sabe algumas das atribuições dos Departamentos Estaduais de Trânsito, vamos ao que te trouxe até aqui: o concurso DETRAN.

Próximo Concurso do DETRAN

O Concurso DETRAN PA é o certame mais próximo a ser divulgado. O governo do Estado divulgou que já tem uma comissão interna trabalhando na escolha da banca organizadora. Os cargos e salários ainda não foram divulgados, mas essas informações devem ser divulgadas em breve. 

Concurso Detran PA

O Concurso deve ser divulgado em breve

O último concurso DETRAN PA foi em 2017. Na ocasião foram abertas 100 vagas. Sendo 66 para agente de fiscalização de trânsito e 34 para agente de educação

Últimos Concursos do DETRAN

Como já dissemos anteriormente, os DETRANs são departamentos estaduais. Portanto, cada estado tem autonomia para abrir o concurso conforme necessidade de cada órgão. 

O último edital concurso DETRAN divulgado foi para o concurso DETRAN SP

O resultado desse certame foi divulgado em dezembro de 2019. 

Concurso DETRAN SP 

Detran SP

O concurso Detran SP foi realizado recentemente

O concurso DETRAN SP ofereceu 400 vagas para os cargos de Oficial Estadual de Trânsito I e Agente Estadual de Trânsito I. Esses cargos eram destinados a profissionais de níveis médio e superior, respectivamente, com salários iniciais de até R$ 4,6 mil.

A inscrição concurso DETRAN foi realizada através do site da organizadora do Concurso, a FCC. 

Atribuições dos cargos:

Segundo o edital, os candidatos aprovados terão as seguintes obrigações em seus respectivos cargos ;

Agente Estadual de Trânsito: 

Agente do Detran

Confira quais são, de fato, as atribuições do cargo

desempenhar atividades técnicas, de gestão e de execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do DETRAN-SP, em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito, entre elas: executar as tarefas pertinentes aos processos de habilitação de condutores em geral, como, aplicar os exames teóricos e práticos, emitir e promover a entrega de documentos; executar as tarefas pertinentes aos processos de pontuação, suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação; realizar procedimentos referentes ao processamento dos autos de infração; executar as tarefas pertinentes aos processos de regularização de veículos;

fiscalizar as atividades dos parceiros e credenciados do DETRAN-SP, os exames dos processos de habilitação em geral; reparar, instruir e analisar os processos de credenciamento e descredenciamento de parceiros e credenciados, e os procedimentos administrativos para apurar irregularidades nos processos de habilitação de condutores; participar de Operação Direção Segura (ODS); elaborar apontamentos, estatísticas, relatórios das atividades desenvolvidas; fiscalizar e acompanhar a execução dos serviços, contratos e convênios firmados pelo DETRAN SP, nas respectivas áreas de competência; assessorar os Diretores das Unidades de Atendimento;

suporte ao atendimento ao público: transação nas bases de dados e emissão de documentos; realizar atividades administrativas; exercer outras atividades concernentes às suas áreas de atuação, determinadas pelo Diretor-Presidente do DETRAN-SP ou com sua anuência. 

Oficial Estadual de Trânsito: 

desempenhar atividades de apoio à gestão e à execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do DETRAN-SP, em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito, entre elas: atendimento ao público; apoio administrativo; executar os serviços relativos à habilitação de condutores, ao registro e licenciamento de veículos automotores e aos decorrentes da fiscalização de trânsito; efetuar o cadastramento da Permissão para Dirigir, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Permissão Internacional para Dirigir (PID); e os demais procedimentos para expedição, substituição ou renovação; expedir documentos de veículos;

realizar os serviços de baixa de veículo, registro e alteração da numeração do motor, remarcação de chassi e outros da mesma natureza; registrar a comunicação de venda e a alteração de endereço; receber, registrar e manter em arquivo, os processos relativos a veículos; realizar vistoria de veículos; promover a expedição do laudo técnico referente à vistoria; apoiar nos exames práticos e teóricos e apoio nas fiscalizações.

Concursos Autorizados do DETRAN

Apesar de só o Estado de São Paulo ter feito um concurso recentemente, em breve novos concursos podem ser divulgados. 

Estados como Espírito Santo e Rio Grande do Norte, já têm autorização para realizar novos concursos para o órgão, então eles devem devem ser divulgados em breve. 

Concurso Espírito Santo

Concurso Detran ES

O concurso já está autorizado. Então comece a se preparar

O Concurso DETRAN ES já tem autorização do governo estadual para acontecer. A previsão é que sejam abertas 94 vagas para os cargos de assistente de trânsito e analista de trânsito, que exigem escolaridade nos níveis médio e superior, respectivamente. 

Os salários podem chegar a até R$ 5.179,94. 

Porém, o certame aguarda constituição da comissão interna e escolha da banca organizadora para ser divulgado. 

Concurso Rio Grande do Norte

Detran RN

Igualmente, o concurso Detran RN já tem autorização para ser realizado

O último concurso DETRAN RN foi realizado em 2010. Mas o órgão já tem a autorização para realizar um novo certame. A expectativa é que ele seja, de fato, divulgado ainda em 2020. 

A previsão é que sejam disponibilizadas, de fato, 130 vagas de nível médio e superior para os cargos de assistente técnico assessor técnico.

Como se preparar para o Concurso DETRAN 

A prova do Concurso DETRAN é bastante competitiva para os candidatos. Então, como ainda não tem nenhum certame com inscrições abertas, você pode aproveitar  o tempo para se preparar e sair na frente dos demais concurseiros interessados em uma das vagas. 

Portanto, para te ajudar a dar o pontapé inicial na preparação, vamos usar como base o último concurso realizado, do DETRAN SP. 

Confira abaixo quais disciplinas foram cobradas dos candidatos nas provas de nível médio e superior: 

O que cai na prova do detran O que cai na prova do detran

Então, se você quer saber como passar no concurso do DETRAN, vamos te ajudar. Então, continue vendo as dicas que preparamos para você. 

Como estudar para o concurso do DETRAN 

A etapa da preparação é mais importante para garantir a sua vaga em um concurso. 

Com toda a certeza, um curso para concurso do DETRAN poderá encurtar o seu caminho para conquistar a tão sonhada vaga no Departamento de Trânsito no seu estado. 

Então, para isso, você pode contar com o Aprova Concursos. Para criar um curso de qualidade, nossos professores são da mais alta qualidade, eles revisam todos os últimos editais e todas as provas anteriores para selecionar apenas os conteúdos que realmente poderão ser cobrados na sua prova. 

O que estudar para concurso

Com o Aprova você aprende o que de fato cai na prova

Assim, você garante que não vai perder tempo estudando matérias que provavelmente nem serão cobradas no dia da prova. 

Mas, não é só estudar os conteúdos certos, a forma que você estuda também é determinante para a sua aprovação. Então, para te ajudar a chegar ao seu objetivo, desenvolvemos cursos com videoaulas, que são melhores que apostilas. Afinal, enquanto você perde dezenas de horas lendo páginas e mais páginas de uma apostila sobre determinado assunto, poderia ter aprendido de forma muito mais clara e rápida em uma videoaula de apenas 30 minutos. E, quanto mais você conseguir simplificar sua aprendizagem e otimizar seu tempo mais perto ficará da aprovação.

Então, para que você conheça um pouco da nossa metodologia, separamos algumas videoaulas das disciplinas citadas no quadro acima. Assista e aproveite para aprender ou revisar:

– Língua Portuguesa:

Confira as dicas da Prof.ª Carolina Santana sobre língua portuguesa para concursos públicos:

 

– Matemática:

Nesse vídeo, o Prof. Braian Azael dá importantes dicas de Matemática para concursos públicos:

 

-Raciocínio Lógico:

Essa disciplina também é muito frequente nos concursos, confira o que o O Prof. Braian Azael fala sobre de Raciocínio Lógico para concursos públicos:

 

– Informática:

O Prof. Marcio Hollweg fala sobre Informática para concursos públicos:

 

– Direito Constitucional: 

Nesta videoaula gratuita o Prof. Antonio Kozikoski fala sobre Direito à Vida, assunto cobrado com frequência nas provas de Direito Constitucional em concursos públicos:

 

– Direito Administrativo: 

Nesta videoaula gratuita o Prof. Leonardo Torres fala sobre a organização administrativa pública, assunto cobrado com frequência nas provas de Direito Administrativo em concursos públicos:

 

Portanto, os cursos preparatórios do Aprova são específicos para cada concurso e cargo. E ainda, comprando qualquer curso para concurso do DETRAN você receberá acesso gratuito ao Aprova Questões

Estude com Questões de Concursos Anteriores

Então, além de estudar com as videoaulas, você pode testar os seus conhecimentos respondendo questões de concursos anteriores

Questões

Estude da maneira correta

De fato, essa é uma ótima forma de conhecer melhor a banca do concurso que você tem interesse. Dessa forma, você terá uma prévia do nível de dificuldades das perguntas, verá o tamanho do enunciado e quantas alternativas de resposta são apresentadas. Por consequência, você conseguirá simular o dia da prova e, consequentemente, deixar seu nervosismo de lado.

Além disso, você poderá analisar o quanto já aprendeu de cada disciplina, e com isso poderá focar nas que precisam de um pouco mais de revisão. 

Aqui no Aprova Questões, você consegue filtrar as perguntas pelo concurso, banca, cargo, ano, nível de escolaridade e muito mais. Dessa maneira, sua preparação fica ainda mais direcionada e os seus resultados serão ainda melhores. E como gostamos de mostrar na prática, que tal responder agora algumas questões do concurso DETRAN? Separamos questões de todas as disciplinas citadas acima, de diversas provas já realizadas. Confira: 

  • Língua Portuguesa

Concurso DETRAN RO 2014

Banca: IDECAN

Cargo: Técnico em Informática

A linguagem é um instrumento eficaz para atingir objetivos em um mundo marcado pela complexidade de relações humanas. Ela nos permite entrar em relação com outras pessoas, trocar informações, expressar afetos e emoções, solicitar o auxílio do outro, levar o outro a agir, influenciá-lo em suas decisões e ações. É através da linguagem que materializamos nossas intenções em relação ao outro. Segundo Peter Drucker, um dos pensadores modernos da administração, 60% de todos os problemas administrativos resultam de ineficiência e falhas na comunicação.
Não só na área empresarial, mas também em todos os outros domínios que demandam relações entre pessoas, a comunicação é importante e sua ineficiência pode causar prejuízos materiais, afetivos e pessoais.

(Wander Emediato. A fórmula do texto – redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2004.)

Considerando que as palavras exercem funções diferentes de acordo com as relações que estabelecem nas orações, identifique o termo em destaque cuja função sintática é diferente das demais.

  1. a) “[…] levar o outro a agir, […]”
  2. b) “[…] a comunicação é importante […]”
  3. c) “A linguagem é um instrumento eficaz […]”
  4. d) “[…] sua ineficiência pode causar prejuízos […]”
  5. e) Ela nos permite entrar em relação com outras pessoas, […]”

Já sabe a resposta? Então clique aqui para responder.

 

  • Matemática

Concurso DETRAN SP 2019

Banca  FCC 

Cargo: Agente Estadual de Trânsito

Uma pesquisa sobre meio de transporte utilizado pelos funcionários de uma empresa para ir ao trabalho apresentou os seguintes resultados: 50% do total de funcionários utilizam trem ou ônibus ou ambos, e, desses, 50% utilizam trem, e 60%, ônibus; 25% do total de funcionários utilizam apenas seu próprio automóvel; 15% do total de funcionários vão ao trabalho, exclusivamente, a pé; os demais funcionários, em um total de 18, utilizam outro meio de transporte para ir ao trabalho. O número de funcionários que utilizam tanto trem quanto ônibus para ir ao trabalho é igual a

  1. a)
  2. b)
  3. c)
  4. d)
  5. e)

Quer conferir sua resposta? Então clique aqui para responder.

 

  • Raciocínio Lógico:

Concurso DETRAN SP 2019

Banca  FCC 

Cargo: Agente Estadual de Trânsito

As amigas Antônia, Beatriz, Carla, Daniela e Elisa têm idades diferentes. Sabe-se que − Daniela não é a mais velha, mas é mais velha do que Elisa, − não há amigas com idades intermediárias entre as idades de Beatriz e de Elisa, − Carla não é a mais velha, nem a mais nova, e − há, exatamente, duas amigas com idades entre as idades de Elisa e Daniela. É correto afirmar que

  1. a) não há amigas com idades entre as idades de Carla e Beatriz.
  2. b) há, exatamente, uma amiga com idade entre as idades de Daniela e Carla.
  3. c) Carla é mais velha do que Daniela.
  4. d) Antônia e Carla são ambas mais velhas do que Daniela e Elisa.
  5. e) Beatriz é a mais nova de todas.

Já sabe a resposta? Então clique aqui para responder.

 

  • Informática:

Concurso DETRAN CE 2018

Banca: UECE-CEV

Cargo: Assistente de Atividade de Trânsito e Transporte

O recurso de autocorreção dos editores de textos permite a substituição de texto automaticamente durante a digitação, contribuindo para um aumento na produtividade. Assinale a opção que contém somente opções nativas da ferramenta de autocorreção do LibreOffice Writer.

  1. a) Utilizar uma tabela de substituição, criar tabela e combinar parágrafos de uma só linha se o comprimento for maior que 50%.
  2. b) Formatar o sufixo de números ordinais, substituindo 1o por 1o, 1os por 1 os, 2o por 2o, 2os por 2os e assim por diante.
  3. c) Gerar textos longos já previamente formatados tais como cabeçalhos de boletim informativo, carta de apresentação, cartão de visita e ordem de compra.
  4. d) Coletar palavras conhecidas que tenham um certo número mínimo de letras e completá-las, mostrando a definição no dicionário ou a conjugação verbal, quando for o caso.

Quer conferir sua resposta? Então clique aqui para responder.

  • Direito Constitucional 

Concurso DETRAN MT 2015

Banca: UFMT

O estado de Mato Grosso possui lei regulamentando o processo administrativo aplicável aos procedimentos do DETRAN/MT. Analise as afirmativas a seguir, conforme disposições da Lei N.º 7.692 de 2002, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública estadual. I – A Administração Pública Estadual poderá convalidar seus atos inválidos, quando a invalidade decorrer de vício de competência. II – Atos de delegação devem ser públicos, publicados no âmbito dos respectivos órgãos, não havendo exigência de publicação no Diário Oficial. III – A publicação dos atos nunca poderá ser resumida, mesmo que não contenham conteúdo normativo. IV – Em regra, o prazo para decisão de requerimentos de qualquer espécie apresentados à Administração Pública Estadual será de 120 (cento e vinte) dias. Estão corretas as afirmativas

  1. a) II e IV, apenas.
  2. b) I e IV, apenas.
  3. c) II, III e IV, apenas.
  4. d) I, II e III, apenas.

Já sabe a resposta? Então clique aqui para responder.

 

  • Direito Administrativo

Concurso DETRAN SP 2019

Banca  FCC 

Cargo: Agente Estadual de Trânsito

Uma autarquia estadual realizou pregão presencial para substituição de carpete e aquisição de determinada extensão de piso de madeira para suas unidades que contam com grande fluxo de pessoas diariamente. Exigiu no edital a apresentação de amostra do piso, a fim de aferir sua espessura e durabilidade, diante da razão e finalidade da aquisição. No dia do pregão, houve comparecimento de apenas um interessado, o que permite

  1. a) concluir ser dispensável a apresentação de amostra, considerando que o licitante será, invariavelmente, o contratado para o fornecimento.
  2. b) presumir que a licitação foi frustrada, já que o pregão exige, obrigatoriamente, competição entre os interessados.
  3. c) a contratação direta do licitante, revogando-se o pregão instaurado, desde que a amostra levada pelo mesmo seja aprovada sob o ponto de vista técnico.
  4. d) declarar deserta a licitação, cabendo à autarquia reiniciar procedimento de contratação, sendo, em razão de sua natureza jurídica, prescindível novo certame.
  5. e) o prosseguimento do pregão, com a classificação do licitante caso apresente lance em consonância com os critérios do edital, exigindo-se, então, a apresentação da amostra para, se aprovada, declará-lo vencedor.

Quer conferir sua resposta? Então clique aqui para responder.

 

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o concurso DETRAN, está na hora de começar a sua preparação. Portanto, com determinação e foco, logo uma vaga será sua!

ESTUDE COM MÚSICAS

Com o intuito de te ajudar não somente com os estudos, separamos também músicas que podem auxiliar sua preparação. Você sabia que existem músicas que podem aumentar a concentração quando você está se preparando para um concurso? Preparamos uma playlist especial, ouça:

Antes de tudo saiba que é perfeitamente normal ficar tenso com a chegada da data da prova, mas quando você estiver tão perto do sonho de conquistar uma vaga na carreira pública não adianta ficar nervoso.

Assim sendo, o jeito é descansar para ir bem na hora de resolver as questões. Por isso, confira mais uma de nossas playlists com músicas que te ajudarão a ter pensamento positivo para se se dar bem nos próximos desafios da vida de concurseiro ou concurseira. Ouça:

Por fim, se você gostou das nossas playlists, clique aqui e ouça outras opções que irão te ajudar a não perder a motivação, fazer atividades físicas, combater a depressão e muito mais!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS