Atualmente, o endomarketing tem desempenhado um papel muito importante em empresas e instituições. É INCORRETO afirmar que entre seus objetivos inclui-se
Na avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — análise SWOT—, está envolvido o monitoramento dos ambientes tanto externo quanto interno.
O marketing organizacional, ou marketing institucional,
consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou
modificar as atitudes e comportamentos do público–alvo com
relação a uma organização.
Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing. Rio de Janeiro:
LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).
Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos
itens.
O desenvolvimento do plano de marketing da empresa pode ser definido com base em pesquisas periódicas de opinião realizadas com públicos estratégicos, com vistas a determinar a distância entre a imagem real e a almejada.
Considerando que, atualmente, os clientes são mais independentes e tendem à valorização de serviços confiáveis e ágeis, a cada dia, demanda-se, com mais intensidade, um bom relacionamento com eles. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto à estratégia que melhor desenvolve a lealdade de clientes.
São componentes do mix de mercado, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta o que os vendedores fornecem aos compradores (mercado) em um sistema de Marketing:
Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e
organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os
itens subsequentes.
Marketing direto, ou marketing individual, é uma estratégia
comercial que se contrapõe ao marketing de massa.
Com relação à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), julgue os itens a seguir.
A Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) mede inovações em produtos e processos, além de inovações organizacionais e de marketing.
Por meio da internet, foram criadas as redes sociais, que estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Por isso, as organizações estão dando mais ênfase ao mundo tecnológico, passando a utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o conceito de rede social.
Os consumidores sabem que devem esperar variações na prestação de serviços de um prestador para o outro. Até mesmo por parte do mesmo prestador há variações nas prestações de serviços, afinal, uma das características dos serviços é a heterogeneidade.
A diferença entre os níveis de serviço desejado pelo consumidor e aquele que ele considera adequado é denominada
Marketing é um processo social pelo qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a ____I____ de oferta e ____II____ negociação de produtos e ____III____ de ____IV____ com os outros. Os termos que completam corretamente as lacunas estão indicados em:
É correto afirmar que o objetivo da gestão do relacionamento com o cliente é
Os padrões de consumo são moldados de acordo com as características dos consumidores, ou seja, de acordo com a idade e o sexo. É importante considerar transições ou mudanças na vida das pessoas, quando se faz necessário conhecer os clientes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta características relacionadas ao fator pessoal.
Além de atrair e reter os consumidores, uma boa gestão pode aumentar a participação das compras, no curto prazo, em cada uma de suas categorias de produto.
Uma ação para aumentar essa participação do cliente é
Uma empresa possui um novo produto para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e a concorrência potencial não é significativa.
Limitado a trabalhar apenas com as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve lançar o novo produto utilizando a estratégia de