Em marketing, analisar o mercado e dividi-lo em grupos (demográfico, de necessidades e de comportamento, por exemplo) e/ou
níveis para definir onde e como as forças de vendas atuarão é o que se chama
Julgue os próximos itens, relativos a ferramentas de análise de
cenário interno e externo.
A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da
combinação das variáveis intituladas participação de mercado
e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior
participação e maior taxa de crescimento é chamado de
produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do
produto.
Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1)
adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas
a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência
desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado" – são
usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da
comunicação, conforme a figura abaixo.
Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado
Um gerente de marketing recebeu cerca de 50 currículos de
candidatos a uma vaga para analista na sua área. Diante do
grande número de informações e das restrições de tempo e de
recursos para avaliar todos os candidatos, o gestor decidiu
restringir sua análise aos currículos dos candidatos formados nas
duas universidades consideradas as melhores da cidade, pois
acredita que “dessas universidades só sai gente bem formada”.
Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está
utilizando–se de uma heurística conhecida como:
Uma empresa fabricante de instrumentos médicos adota estratégia competitiva de diferenciação e tem estratégia de marketing baseada na flexibilidade, na qualidade e na rápida entrega dos produtos. A estratégia de operações mais apropriada para dar suporte a essa orientação dos negócios compreenderia o foco no:
O termo 'marketing social' apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e
técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, o termo
passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação
e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos de adotantes
escolhidos como alvo. Recorre a conceitos de segmentação de mercado, pesquisa de consumidores,
desenvolvimento e teste de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria da
troca, para maximizar a resposta dos adotantes como alvo. A instituição patrocinadora persegue os objetivos
de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.
(KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento
público. Rio de Janeiro: Campus, 1992)
Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de marketing social.
A respeito das atribuições do marketing e da entrega de seus
serviços, julgue os itens a seguir.
Os atributos de experiência são avaliados pelo consumidor
antes da compra de um produto.
Considere que uma empresa deseje realizar a avaliação de um
novo produto, por meio de pesquisa que aborde informações
arraigadas. Considere ainda que a averiguação deva envolver
até 12 entrevistados por vez e buscar compreender o processo
de construção de percepções, atitudes e representações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a técnica de investigação
a ser usada.
Tudo o que diz respeito a uma determinada marca não é mais
segredo para ninguém. É imprescindível lembrar que as pessoas,
ao consumirem uma determinada marca, sabem que estão
levando um conjunto de valores agregados a ela.
A esse respeito, é incorreto afirmar que a marca deve transmitir
No contexto do marketing, os grupos que exercem influência direta sobre uma pessoa são chamados de grupos
de
Observe o conceito a seguir: “Um processo de análise dos padrões de comportamento dos consumidores ou visitantes online, objetivando manter clientes ou buscar novos consumidores por meio de relacionamento.” Tendo em vista que, no mercado, surgem frequentemente novas siglas, e intensificam-se os propósitos, assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada e à respectiva sigla.
A pesquisa de marketing envolve cinco etapas, assinale a alternativa que apresenta a primeira etapa a ser realizada na sequência correta quando da realização da pesquisa de marketing:
No mercado competitivo atual, é difícil alcançar a liderança (regional ou global) sem constituir alianças com empresas locais ou multinacionais.
Qual das afirmativas abaixo NÃO descreve as características ou estruturas dessas alianças estratégicas?
Frente a mercados cada vez mais globalizados, empresas locais encontram desafios significativos. Considere o caso de uma empresa local que contava com proteção governamental e passa a atuar em um mercado mais liberalizado como consequência de um acordo de integração econômica. Com as reformas realizadas no país e a abertura do mercado, essa empresa percebe que seus métodos produtivos são ineficientes, e seus produtos, ultrapassados, seus ativos competitivos são adequados somente à realidade anterior do mercado doméstico. Assim, a pressão para globalizar suas atividades elevou-se consideravelmente.
Levando em conta as estratégias competitivas para empresas locais, a empresa apresentada é classificada como
O gerente de uma empresa deseja definir qual o número ótimo de vendedores para um determinado território cuja previsão anual de vendas é da ordem de R$ 3.000.000,00. Dados da empresa mostram que a produtividade mínima desejável por vendedor é de R$ 200.000,00, e o turnover anual de vendedores na empresa é de 20%.
Utilizando o método do potencial de vendas, o número ótimo de vendedores para a empresa é