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Determinada entidade pública utiliza 3.600 unidades de certo item por ano. O custo de pedir desse item é de R$ 50 por pedido, e o custo de manter cada unidade no estoque é de R$ 1 por ano. Essa entidade deseja manter estoque de segurança equivalente a 10 dias de consumo. Além disso, objetiva minimizar seu custo total de estoque (custo de manter e de pedir) e adotar uma gestão econômica de estoque, com a utilização do modelo do lote
econômico de compra (LEC).

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o nível médio de estoque (NME) a ser atingido e a quantidade de unidades a ser encomendada em cada pedido, ou seja, o LEC.

A administração de recursos materiais é, em grande parte, com base em técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e otimizam o emprego de pessoas, materiais, instalações e equipamentos. Com relação a esses aspectos que permitem ao gestor planejar a gestão de materiais, analise as assertivas a seguir com relação às boas práticas que podem ser implementadas. I. A justificativa para investimentos ligados à automação de uma fábrica deve ser realizada considerando, além da simples análise de redução do custo do produto, a adequação dos prazos de entrega às necessidades dos clientes. II. A necessidade de combinar produtos diferentes de uma mesma família requer uma boa organização de processos, que maximizem a economia de escala e minimizem o número de equipamentos. III. O desenvolvimento de técnicas que permitam, já na fase de projeto, otimizar fatores de produção, tais como qualidade, entrega, custo e flexibilidade. Esta correto o que se afirma em:

Provas: Quadrix - 2018 - CRN - 10ª Região (SC) - Técnico Administrativo
Disciplina:

Administração de Recursos Materiais

- Assuntos: Classificação de Materiais Administração de Materiais e Logística Estoque Curva ABC Armazenagem e movimentação Compras Gestão de Materiais Cadeia de suprimentos Fornecedores Avaliação de Estoques Departamento de Compras Controle de Materiais Inventário Ciclo de Compras Instalações físicas Almoxarifado Codificação Custos de Estoque Previsão de Demanda Gestão de inventário Métodos FIFO e LIFO Métodos de Armazenamento Avaliação de estoques pelo método PEPS Níveis de Estoques Ponto de Pedido Média móvel exponencialmente ponderada (MMEP) Estratégia - sequenciamento de tarefas Modelo da cadeia de valor de Porter Estoque de segurança Transporte e distribuição Ciclo de vida do produto Gestão de Estoques Aquisição de Materiais Licitações Planejamento Margem de Contribuição Consumo Tombamento Administração da produção Distribuição de Materiais Gestão financeira Logística Layout Ponto de Equilíbrio Embalagens Classificação dos Estoques Etapas da Classificação e Codificação de Materiais Administração de Estoques Classificação ABC Materiais Críticos, Permanentes e de Consumo Estratégias do Setor de Compras Previsão e Custos dos Estoques Just-In-Time e Kanban Conceitos Básicos Atividades da Área de Materiais Avaliação e Indicadores de Estoques Classificação Pela Importância Operacional – Classificação XYZ Cadastro e Seleção de Fornecedores objetivos da Área de Materiais Classificação por Tipo de Demanda Objetivos do Setor de Compras Administração dos Almoxarifados Movimentação, Armazenagem e Distribuição Armazenagem, Distribuição e Transporte de Materiais Recebimento dos Materiais Área de Materiais Dentro da Organização Níveis de Serviços Logísticos Lote Econômico de Compras – LEC

A respeito de classificação de materiais, julgue o item que se segue.

O produto intermediário é utilizado no processo de fabricação/produção, sem que se incorpore ao produto final.

A conferência quantitativa é a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor corresponde à efetivamente recebida pelo almoxarifado. No caso de recebimento de pequenas quantidades, o método mais apropriado que almoxarifado deve utilizar é o( a):

A incorporação do material permanente ao patrimônio de uma organização é uma medida administrativa conhecida como:

No que diz respeito à aquisição de materiais é CORRETO afirmar que um dos seus objetivos é garantir:

O consumo mensal de lotes de papel na ALE-RO é equivalente a 200 unidades, com o tempo médio de ressuprimento equivalente a duas semanas.

Considerando que o ponto de reposição ocorre quando o estoque atinge 500 unidades, o estoque de segurança deve ser igual a

A empresa ALFA, presente há 15 anos no mercado, abrirá uma nova fábrica e com isso precisará de novos insumos para sua operação. A equipe de compras precisará estruturar o processo para adquirir esses novos insumos visando atender essa nova necessidade. Assinale a alternativa que representa a sequência ideal do processo de compras a ser estabelecido.

Com relação à administração de materiais, considere as seguintes afirmativas:

1.O objetivo fundamental da administração de materiais é determinar quando e quanto adquirir para a reposição do estoque.

2.A administração de materiais é composta por cadastramento, gestão, compras, recebimento, armazenagem, inventário e requisição de materiais.

3.O cadastramento dos materiais é responsável pela classificação, codificação, especificação, padronização e catalogação dos materiais.

4.A produção faz parte da estrutura organizacional da administração de materiais.

Assinale a alternativa correta.

Com relação aos contratos de fornecimento e sua gestão, considere as seguintes afirmativas:

1.O objetivo do setor de diligenciamento de contratos visa a prevenção de eventuais desvios entre o que foi formalmente acordado e o que está sendo executado.

2.Ao gestor de contrato cabe a prerrogativa de decidir sobre eventuais demandas extracontratuais.

3.A unilateralidade é princípio a ser preservado nos contratos de fornecimento.

4.A adjudicação refere-se à última etapa do processo de aquisição, por meio da celebração de um contrato entre contratante e contratada, estabelecendo-se as condições de fornecimento.

Assinale a alternativa correta.

Uma boa administração de materiais requer alguns fatores para que a organização disponha, de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades. Assinale a alternativa que apresenta o fator que demonstra a importância de se ter na organização mecanismos competentes de especificação, recebimento, triagem, monitoração e avaliação.

A administração de materiais no setor público é fortemente regulada e contempla as funções de compras governamentais e contratação de serviços, de armazenamento e administração de estoques, de distribuição e de administração patrimonial. A função de compras governamentais e contratação de serviços deve ser realizada através de licitações. Assinale a alternativa que apresenta algumas das modalidades de licitação para compras e contratações pela administração pública brasileira.

Vários são os tipos ou critérios de classificação de materiais, determinados em função das informações gerenciais desejadas pelo gestor de materiais. A possibilidade de fazer ou comprar é um desses critérios e tem por objetivo prover a informação de quais materiais poderão ser produzidos internamente pela organização e quais deverão ser adquiridos no mercado. As categorias de classificação podem ser assim listadas: . materiais a serem produzidos internamente; . materiais a serem adquiridos; . materiais a serem recondicionados (recuperados) internamente; . materiais a serem produzidos ou adquiridos (depende de análise caso a caso pela organização). A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Podem ser apontadas como desvantagens da verticalização: I. perda de flexibilidade;
II. maior investimento (custos maiores);
III. dependência de terceiros.
Pode-se afirmar que:

O sistema de classificação é primordial para qualquer Departamento de Materiais, pois sem ele não poderia existir um controle eficiente dos estoques, armazenagem adequada e funcionamento correto do almoxarifado.
Quanto ao critério de estocagem e aplicação, é correto afirmar:

Julgue os itens seguintes, relativos a compras.


O controle das variações de preço e das modificações das quantidades solicitadas consiste em atividade de acompanhamento de compras realizado pelo comprador.

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