Com relação às teorias de motivação no trabalho, julgue os itens a
seguir.
A teoria da autoeficácia explica como as intenções e os objetivos pessoais podem resultar em determinado comportamento.
A teoria hierárquica das necessidades de Maslow (1954) tem sido aceita como estrutura conceitual no estudo da motivação humana, em situações como no lar, no trabalho e na sociedade. O autor organiza as necessidades humanas emcinco categorias hierárquicas. São elas:
ATeoria das Expectativas desenvolvida por Vroom (1967) afirma que o grau de motivação de um indivíduo é determinado por:
A respeito de aspectos atinentes a recursos humanos,
julgue os itens que se seguem.
No modelo piramidal criado por Maslow para explicar a motivação, constam as seguintes necessidades humanas, dispostas em ordem hierárquica: fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização.
Uma diretora executiva de uma multinacional brasileira trabalha mais de 12 horas diárias. Constantemente, visita as subsidiárias em diversos países para acompanhar o desenvolvimento das estratégias. A alta direção está desenvolvendo um plano de reestruturação da sua diretoria para que ela possa viajar menos, trabalhar um número inferior de horas e se dedicar mais a seus projetos pessoais e familiares.
A executiva não aceitou a proposta, sugerindo que outras pessoas não conseguiriam realizar suas funções executivas adequadamente. Adicionalmente, afirmou que não poderia abrir mão de sua posição para, em troca, se dedicar aos seus projetos pessoais e familiares.
Conclui-se que sua motivação está na satisfação de necessidades
Acerca da Teoria de McGregor, assinale a alternativa que apresenta uma pressuposição da teoria X.
Na literatura encontramos várias teorias sobre motivação. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
I. No modelo apresentado por Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide, em que a base é composta de necessidades mais básicas e, no ápice, estão as mais intelectualizadas. O indivíduo somente procura um nível mais superior quando já tem as necessidades anteriores supridas.
II. Segundo Herzberg, existem fatores motivacionais e higiênicos. Estes estão suscetíveis à influência do indivíduo; aqueles recebem influência externa.
III. O modelo da expectativa é formado por três fatores que geram a motivação, a valência a expectativa e a instumentalidade.
IV. No modelo da equidade, o indivíduo tende a julgar o conceito de justiça a partir dos resultados obtidos, não levando em consideração os resultados obtidos dos outros.
Há algumas diferenças entre líderes e gestores. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia.
II - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações.
III - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.
Está correto APENAS o que se afirma em
Os Planos de Benefícios Sociais, segundo Chiavenato (1989), podem ser classificados, em relação a seus objetivos, em:
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.
O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado - por exemplo, uma promoção - é fator determinante do seu nível de motivacção em relação a determinada atividade.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.
Pesquisas revelam que os funcionários mais antigos normalmente se sentem menos comprometidos com a organização em que trabalham.
Sabe-se que motivação é um assunto de grande interesse porque, no ambiente corporativo, entende-se que uma força de trabalho motivada traduz-se em maior produtividade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Segundo a OMS, qualidade de vida diz respeito a um conjunto de percepções, metas, expectativas, preocupações individuais no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que as pessoas vivem. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA em relação aos benefícios que um programa de qualidade de vida pode trazer às organizações:
I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos.
II. Melhora a capacidade de desempenho das atividades do dia a dia e da produtividade.
III. Melhora o clima organizacional, o ambiente, as relações e ações saudáveis.
IV. Aumenta os níveis de satisfação e saúde dos empregados, afetando também a imagem externa da organização.
Para Abraham Maslow, desejar algo implica a ocorrência da satisfação de outros desejos, sendo que os desejos possuem uma ordem de predominância. Existem estudos que mostram que trabalhadores de níveis mais baixos tendem a preocupar-se mais com as necessidades de baixa ordem (fisiológicas e de segurança), enquanto gerentes e trabalhadores de nível mais alto voltam-se mais para o atendimento das necessidades de
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.
O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por meio da qual se evita que seja criada discrepância entre o desempenho atual dos funcionários e o desempenho deles esperado.