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Com relação às teorias de motivação no trabalho, julgue os itens a
seguir.

A teoria da autoeficácia explica como as intenções e os objetivos pessoais podem resultar em determinado comportamento.

A teoria hierárquica das necessidades de Maslow (1954) tem sido aceita como estrutura conceitual no estudo da motivação humana, em situações como no lar, no trabalho e na sociedade. O autor organiza as necessidades humanas emcinco categorias hierárquicas. São elas:

ATeoria das Expectativas desenvolvida por Vroom (1967) afirma que o grau de motivação de um indivíduo é determinado por:

A respeito de aspectos atinentes a recursos humanos,
julgue os itens que se seguem.

No modelo piramidal criado por Maslow para explicar a motivação, constam as seguintes necessidades humanas, dispostas em ordem hierárquica: fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização.

Uma diretora executiva de uma multinacional brasileira trabalha mais de 12 horas diárias. Constantemente, visita as subsidiárias em diversos países para acompanhar o desenvolvimento das estratégias. A alta direção está desenvolvendo um plano de reestruturação da sua diretoria para que ela possa viajar menos, trabalhar um número inferior de horas e se dedicar mais a seus projetos pessoais e familiares.
A executiva não aceitou a proposta, sugerindo que outras pessoas não conseguiriam realizar suas funções executivas adequadamente. Adicionalmente, afirmou que não poderia abrir mão de sua posição para, em troca, se dedicar aos seus projetos pessoais e familiares.
Conclui-se que sua motivação está na satisfação de necessidades

Acerca da Teoria de McGregor, assinale a alternativa que apresenta uma pressuposição da teoria X.

Na literatura encontramos várias teorias sobre motivação. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

I. No modelo apresentado por Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide, em que a base é composta de necessidades mais básicas e, no ápice, estão as mais intelectualizadas. O indivíduo somente procura um nível mais superior quando já tem as necessidades anteriores supridas.

II. Segundo Herzberg, existem fatores motivacionais e higiênicos. Estes estão suscetíveis à influência do indivíduo; aqueles recebem influência externa.

III. O modelo da expectativa é formado por três fatores que geram a motivação, a valência a expectativa e a instumentalidade.

IV. No modelo da equidade, o indivíduo tende a julgar o conceito de justiça a partir dos resultados obtidos, não levando em consideração os resultados obtidos dos outros.

Há algumas diferenças entre líderes e gestores. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia.

II - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações.

III - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.

Está correto APENAS o que se afirma em

Os Planos de Benefícios Sociais, segundo Chiavenato (1989), podem ser classificados, em relação a seus objetivos, em:

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado - por exemplo, uma promoção - é fator determinante do seu nível de motivacção em relação a determinada atividade.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

Pesquisas revelam que os funcionários mais antigos normalmente se sentem menos comprometidos com a organização em que trabalham.

Sabe-se que motivação é um assunto de grande interesse porque, no ambiente corporativo, entende-se que uma força de trabalho motivada traduz-se em maior produtividade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Segundo a OMS, qualidade de vida diz respeito a um conjunto de percepções, metas, expectativas, preocupações individuais no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que as pessoas vivem. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA em relação aos benefícios que um programa de qualidade de vida pode trazer às organizações:

I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos.

II. Melhora a capacidade de desempenho das atividades do dia a dia e da produtividade.

III. Melhora o clima organizacional, o ambiente, as relações e ações saudáveis.

IV. Aumenta os níveis de satisfação e saúde dos empregados, afetando também a imagem externa da organização.

Para Abraham Maslow, desejar algo implica a ocorrência da satisfação de outros desejos, sendo que os desejos possuem uma ordem de predominância. Existem estudos que mostram que trabalhadores de níveis mais baixos tendem a preocupar-se mais com as necessidades de baixa ordem (fisiológicas e de segurança), enquanto gerentes e trabalhadores de nível mais alto voltam-se mais para o atendimento das necessidades de

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por meio da qual se evita que seja criada discrepância entre o desempenho atual dos funcionários e o desempenho deles esperado.

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