De acordo com CHIAVENATO (2014), os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e a motivação dos funcionários, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro, os objetivos individuais a serem satisfeitos. Assinale a opção INCORRETA.
Ao ser constatado um alto índice de turnover (rotatividade) dos funcionários de uma empresa, uma firma de consultoria é contratada para auxiliar na redução desse problema, que tem trazido severos custos à empresa. Após estudo minucioso, os consultores identificaram uma disfunção relacionada ao equilíbrio organizacional. Assinale a opção que indica a conclusão a que eles chegaram.
Para influenciar a satisfação dos trabalhadores, as organizações dispõem de um sistema de recompensas e a remuneração total é um elemento que faz parte deste sistema. Este elemento apresenta 03 (três) componentes:
Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que:
Considerando que a remuneração inclui salário, remuneração indireta, benefícios, entre outros, assinale a alternativa que apresenta a definição de salário.
A remuneração pode ser paga em uma base fixa (remuneração fixa ) ou conforme critérios previamente definidos como metas e resultados da organização (remuneração variável), aquela que corresponde a um valor monetário oferecido ao final de cada ano a determinados funcionários, em função da sua contribuição ao desempenho da empresa, é um modelo de:
No que diz respeito à Gestão de Pessoas, o sistema de remuneração, conforme Chiavenato, deve ser desenhado para atingir vários objetivos:
I. Atrair e reter talentos na organização.
II. Aumentar a produtividade e a qualidade no trabalho.
III. Reduzir custos.
IV. Estabelecer uma "competição" entre os que desejam maiores salários.
Estão corretas:
O comportamento organizacional refere-se às ações de
indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética. Uma equipe de um posto de vacinação decidiu promover uma reformulação em seu processo de atendimento aos usuários. Criou-se, então, na maior parte dos seus integrantes, uma expectativa decorrente do desempenho a ser alcançado por essa reformulação. Nessa situação, é correto afirmar que a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho, é denominada valência.
Os Planos de Benefícios Sociais, segundo Chiavenato (1989), podem ser classificados, em relação a seus objetivos, em:
Uma boa funcionária ocupa um mesmo cargo há três anos e realiza uma atividade técnica extremamente especializada. Ela conversou com seu supervisor sobre sua desmotivação e desinteresse.
Seu supervisor começou a avaliar alguns sistemas motivacionais disponíveis e decidiu incentivá-la a permanecer e melhorar seu desempenho no trabalho, associando- o à sua realização pessoal. Para tal, propôs aumentar seu escopo de trabalho, inserir novos desafios e responsabilidades, delegar certa autonomia decisória e possibilitar futuras progressões salariais.
Nessa situação, o supervisor buscou um sistema motivacional conhecido como