Escolher o melhor modal de transporte é uma das decisões- chave na Logística. A escolha dependerá das características do produto bem como o prazo da entrega, riscos envolvidos e o custo total do transporte. Em relação às características de desempenho dos modais de transporte, afirma-se que o modal
No que se refere ao etanol, considere as informações apresentadas abaixo.
Custo variável unitário (litro): $0,80/litro
Custos fixos: $300.000,00
Venda esperada em unidades (litros): 500.000 litros
Uma distribuidora de combustíveis instituiu que o preço do etanol em seus postos será determinado com base no markup de 20% sobre as vendas. Assim, o preço de markup para o litro do etanol seria
Como são denominadas as indústrias caracterizadas por firmas que compram uma variedade de itens, muitos deles de valores unitários baixos, e que, a partir de uma série de fontes, tem como propósito transformá-los em itens de maior valor unitário?
Considerando a metodologia conhecida como avaliação SWOT (strength: forças; weaknesses: fraquezas; opportunities: oportunidades e threatens: ameaças), que pode servir de base aos processos de planejamento estratégico, julgue o item abaixo.
A identificação das fraquezas refere-se ao ambiente externo das empresas e das organizações.
Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como
Para dar suporte às decisões de marketing, os profissionais necessitam de informações como o tamanho do mercado. Como forma de tornar essas informações mais precisas e interessantes aos gestores, o mercado é dividido em cinco tipos. Relacione os tipos de mercado apresentados na coluna da esquerda à respectiva descrição do conjunto de consumidores definida na coluna da direita.
As associações corretas são
Uma distribuidora de combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os procedimentos de manutenção e limpeza dos veículos deixaram de ser feitos semanalmente e passaram a ser feitos mensalmente. Os caminhões passaram a rodar apenas com o motorista (antes havia dois ajudantes) e os horários de deslocamento foram reprogramados para que fossem evitados congestionamentos que elevassem os gastos de combustível por quilômetro rodado. O objetivo dos gerentes era fazer com que a empresa pudesse oferecer preços mais competitivos. A estratégia de marketing dessa empresa é classificada como
A inércia do comprador e a saturação do mercado são características das indústrias nas seguintes fases:
A tecnologia patenteada de um produto, em estratégia competitiva, equivale à seguinte barreira de entrada:
A formalização do acordo de aquisição de um item patrimonial, considerando-se a relevância, envolve aspectos como especificidade, prazos e penalidades e admite diversos modelos. O tipo de contrato em que um fabricante vai à busca de clientes potenciais interessados na compra de novos produtos desenvolvidos e que prevê uma data para que ele ratifique o pedido é chamado de
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
As variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para ela são conhecidas como pontos fracos.
O varejista tem de tomar decisões a respeito da amplitude e da profundidade de seu sortimento de produtos.
PORQUE
Os varejistas utilizam ferramentas promocionais, tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas, para atingir os clientes.
A esse respeito, conclui-se que
Com relação ao marketing de serviços, analise as afirmativas abaixo.
I - Serviços são considerados perecíveis porque não podem ser estocados.
II - Serviços são geralmente produzidos e consumidos em momentos distintos.
III - Os serviços são considerados intangíveis por não poderem ser vistos, tocados, sentidos ou provados antes de serem adquiridos.
IV - Os serviços são invariáveis e podem ser reproduzidos exatamente da mesma maneira a cada vez que são ofertados.
São corretas APENAS as afirmativas
Assinale a alternativa que indique uma tática da estratégia de liderança em indústrias em declínio.
O marketing de relacionamento