No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.
O aumento da disponibilidade dos serviços de TI e a otimização de recursos são alguns dos principais benefícios da adoção do ITIL para as organizações.
No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.
Apesar de o ITIL gerar valor para as organizações, sua implantação é complexa, uma vez que necessita de plataforma tecnológica específica.
Acerca desse tema, quais são os pilares da ITIL?
Acerca de governança e gestão de tecnologia da informação, julgue o seguinte item.
Uma das recomendações do ITIL é que as organizações ajustem seu contexto às boas práticas ITIL, adotando-as, de modo a viabilizar transparentemente a estrutura de gerenciamento de serviços padronizada.
Information Technology Infrastructure Library (ITIL) corresponde a uma abordagem sistemática para garantir qualidade na entrega de serviços de TI, sendo apre-sentada também como “melhores práticas”.
Considere as afirmações abaixo relacionadas com a ITIL.
I - Gerenciamento financeiro é um dos processos listados como processo de estratégia de serviço.
II - Gerenciamento de redes e administração de banco de dados são atividades comuns da operação de serviços.
III - Entre os processos de desenho de serviço encon-tra-se o gerenciamento de segurança da informação.
Quais estão corretas?
Em uma empresa, as solicitações e incidentes de TI são reportadas pelos usuários diretamente para os funcionários do departamento de TI, geralmente para um conhecido do usuário ou a quem ele tenha reportado anteriormente. O chamado de um mesmo tipo pode ser tratado por diferentes áreas de suporte do departamento. Os incidentes ou pedidos do usuário nem sempre são registrados e quando o são não sofrem investigação e diagnóstico. Eles acabam sendo tratados de forma descentralizada e sem um roteiro padrão a ser seguido, tanto no registro quanto no atendimento das solicitações, o que retarda a solução.
Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O cumprimento de requisições da ITIL é o processo que visa tratar solicitação do usuário que se refira a uma requisição para informações ou uma solicitação de serviços que não tenha sido originada de um incidente.
Julgue o item a seguir, a respeito de noções gerais sobre governança de TI e gerenciamento de serviços.
A implantação do gerenciamento de configuração, à luz do que preconiza o ITIL, facilita a implantação da entrega contínua, que lida, em essência, com a diminuição do tempo para entrega do produto pronto, o que vai ao encontro dos objetivos do gerenciamento de projetos ágeis.
No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.
A adoção do ITIL permite colocar os processos existentes em um contexto estruturado em uma base, fazendo com que as pessoas não sejam obrigadas a ter uma nova maneira de pensar e agir.
Em uma empresa, as solicitações e incidentes de TI são reportadas pelos usuários diretamente para os funcionários do departamento de TI, geralmente para um conhecido do usuário ou a quem ele tenha reportado anteriormente. O chamado de um mesmo tipo pode ser tratado por diferentes áreas de suporte do departamento. Os incidentes ou pedidos do usuário nem sempre são registrados e quando o são não sofrem investigação e diagnóstico. Eles acabam sendo tratados de forma descentralizada e sem um roteiro padrão a ser seguido, tanto no registro quanto no atendimento das solicitações, o que retarda a solução.
Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Com vistas a garantir que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quando possível, é correto implantar o processo gerenciamento de problema da ITIL.
Para que as organizações consigam prover uma gestão focada no cliente e na qualidade dos serviços de TI, torna-se necessária a implementação de um modelo de referência. O modelo de referência para o gerenciamento de serviços de TI mais indicado e utilizado mundialmente é a ITIL.
Sobre ITIL, é correto afirmar que:
Está(ão) correta(s):
Information Technology Infrastructure Library (ITIL) corresponde a uma abordagem sistemática para garantir qualidade na entrega de serviços de TI, sendo apre-sentada também como “melhores práticas”.
Qual das expressões abaixo NÃO representa uma etapa/fase no ciclo de vida de serviço?
O núcleo da ITIL v3 é constituído de cinco publicações, sendo cada uma delas relacionada a um estágio do ciclo de vida do serviço, com orientações para uma abordagem integrada de gerenciamento de serviços. Os processos da ITIL encontram-se distribuídos entre estes cinco estágios.
Qual o estágio em que se encontra o processo Geren-ciamento de Incidentes?
A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.
I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.
II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.
III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.
Com referência aos requisitos apresentados, julgue o item seguinte, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.
De acordo com o ITIL v3, a implantação do requisito III cabe à gerência de incidentes, que inclui a área/setor da organização que lida com o cumprimento de requisições.
No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.
Conceitualmente, um provedor de serviços não pode ser uma pessoa, pois somente as organizações podem oferecer algum tipo de resultado conveniente a um público específico.
A segurança da informação visa garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos, além de manter o impacto e a ocorrência de incidentes de segurança da informação nos níveis exigidos pela organização.
A partir dessas informações, é correto afirmar que o gerenciamento da segurança da informação é tratado