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A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.

A atividade 1 é um dos objetivos do processo gerenciar

disponibilidade e capacidade — do COBIT — e está

relacionada aos processos gerenciamento da disponibilidade e

gerenciamento da capacidade do estágio de desenho — do

ITIL.

O comitê gestor de TI de uma organização decidiu implantar, na gestão de serviços, um processo da área de desenho de serviço da ITIL para gerenciar riscos que possam impactar seriamente o negócio. O processo deverá incluir a redução de riscos a um nível aceitável bem como o planejamento para a recuperação de processos de negócio, caso este seja interrompido.
O processo da ITIL v3 que supre a demanda do comitê gestor é o processo gerenciamento de

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

No ciclo de desenho de serviço, cabe ao gerente do nível de

serviço a produção e manutenção de um catálogo de serviços

preciso.

Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.

O processo service change refere-se somente à mudança em um serviço já existente no ambiente de produção.

Acerca dos componentes do modelo ITIL v3, julgue o item seguinte.

O ITIL v3 prevê a utilização de padrões úteis para o

gerenciamento do serviço, tais como o CMMI (Capability

Maturity Model Integration) e o COBIT (Control Objectives

for Information and related Technology).

A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.

O ITIL atende à atividade 3 por meio de três métricas de

serviços: TMEIS (tempo médio entre incidentes de serviço);

TMEF (tempo médio entre falhas); e TMRS (tempo médio

para restaurar serviço), em que TMRS = TMEIS + TMEF.

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

O gerente de demanda deve participar da elaboração de

acordos de nível de serviço.

A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.

A atividade 2 é um dos objetivos do processo gerenciamento

de eventos — do ITIL —, todavia não possui relação com

quaisquer processos do COBIT.

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

O processo de gerenciamento de segurança da informação está

incluso nos processos de desenho de serviço.

Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.

O gerenciamento de configuração e de ativo de serviço pertencente à transição de serviço da ITIL consiste no processo responsável por garantir que os ativos requeridos para a entrega de serviços sejam devidamente controlados, incluindo, para este fim, detalhes sobre relacionamentos entre os ativos e informações sobre como os ativos foram configurados.

Com relação ao gerenciamento de incidentes do ITIL® 2011,

analise as afirmativas a seguir:

I.Falhas provocadas por mudanças podem resultar em

incidentes.

II.Um incidente de alto impacto tem nível de priorização crítico.

III.Um Acordo dos Níveis de Serviços (ANS) é opcional para o

gerenciamento de incidentes.

Está correto o que se afirma em:

Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.

O gerenciamento financeiro para serviços de TI administra os

requisitos do planejamento orçamentário da organização, sem

se ocupar dos requisitos relativos à contabilidade e à cobrança

de provedores de serviço, por estar voltado para o controle de

valores internos.

Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.

O gerenciamento do catálogo de serviços atua como fonte centralizada de informações sobre todos os serviços acordados.

Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.

A transição de serviço contém processo específico responsável por realizar avaliação formal de um serviço de TI a fim de determinar se a transição de serviços novos e modificados deverá ou não ser autorizada.

Um cliente quer implantar uma intranet na empresa, então é preciso entrar em acordo quanto à disponibilidade, ao suporte ao

usuário, à implementação das solicitações de mudança, ao preço e formalizar tudo em um Acordo de Nível [ I] . Se a

empresa do cliente necessitar executar alterações, como expansão ou modificação nos serviços de TI incluídos no acordo

formalizado, deve apresentar [ II ] e o Gerenciamento de [ III ] processa o pedido. As alterações que estão fora dos

acordos vigentes devem ser tratadas no processo Gerenciamento de [ IV ] .

De acordo com a ITIL v3, as lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas com

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