O processo de envelhecimento do ser humano apresenta algumas
características, como a diminuição da capacidade funcional.
Essa diminuição é decorrente, dentre outros, do seguinte
fator:
Alguns autores afirmam que o esporte pode ser assim denominado
desde as remotas e diversas manifestações e práticas,
em diferentes momentos históricos e em distantes locais. Tal
posição tem sustentação nas semelhanças que essas práticas
apresentam entre si. As semelhanças se caracterizam por:
Questionada em seu valor educacional, a competição tornouse,
para alguns autores, uma prática a ser combatida nas escolas.
Porém, Freire diz que “se a competição assume na sociedade
o caráter predatório que observamos atualmente, não é
culpa do jogo e nem será suprimindo deste o aspecto competitivo
que o problema desaparecerá". Para ele, o professor de
Educação Física pode se utilizar da competição quando tem o
seguinte objetivo principal:
O professor de Educação Física pode assumir diferentes papéis,
em conformidade com seus ideais, procedimentos e objetivos.
De acordo com Soler, quando estabelece uma relação
horizontal com o grupo, o professor está assumindo o papel de:
Os PCNs – Educação Física propõem a organização dos conteúdos
de aprendizagem dividida em três grandes blocos: 1)
conhecimento do corpo; 2) esportes, jogos, lutas e ginásticas;
3) atividades rítmicas e expressivas. Esses conteúdos são
divididos nas seguintes categorias:
A alternativa que define corretamente uma regra de basquete
é:
Sob a ótica de uma concepção aberta para o ensino de Educação Física, tem–se o aluno como sujeito do processo. Nessa
abordagem, as situações pedagógicas estão voltadas para o
questionamento e o agir autônomo. O princípio que rege tal
concepção é o de.
Bouet, analisando o esporte, tece uma crítica pela função de
espetáculo e comercial e afirma que a competição “domina
quase toda a sua significação no momento atual". Esta situação refere–se ao aspecto extrínseco do esporte. Com base
nesse pensamento, a ideia que caracteriza o aspecto intrínseco
do esporte é:
O trabalho qualificado e superespecializado, de acordo com
Chiavenato, passou a ser humilhante para os trabalhadores
pela destituição dos significados psicológicos. Esta crítica à
abordagem clássica refere-se:
A teoria estruturalista da administração é caracterizada pelo
ecletismo, pela transição e pela mudança. Nota-se no estruturalismo,
porém, duas tendências teóricas marcantes, classificadas
como:
Considere que qualquer sistema isolado perde energia, o que leva à sua degradação, desintegração e desaparecimento. Na abordagem sistêmica da administração, essa tendência à extinção do sistema está relacionada a:
A função da administração de recursos humanos nas empresas
é atrair, manter e desenvolver pessoas. Na atração de
recursos humanos, o Administrador precisa ter consciência
do momento do mercado de trabalho atual: se está caracterizado
como em oferta ou em procura. O mercado de trabalho
em oferta está relacionado com a adoção da seguinte prática:
O tipo de estratégia de aquisição de materiais e recursos patrimoniais em que a organização opta por comprar de terceiros o máximo dos itens que compõem o produto final ou serviço é a denominada:
O modelo baseado na proposição de que a taxa de retorno
exigida de qualquer ação é igual à taxa de retorno livre de risco,
mais um prêmio remanescente após a diversificação, representa
o risco classificado como:
Considere a situação em que os clientes de uma empresa não
desenvolveram suficiente lealdade à marca e são facilmente
atraídos pela concorrência, motivados por preços baixos. Para
reverter esse quadro negativo, a empresa desenvolveu novos
produtos especiais distintos dos produtos da concorrência,
investiu em imagem, tecnologia, assistência técnica e qualidade.
A estratégia competitiva genérica aplicada foi: