Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 19 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Ao aprovar e divulgar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o Conselho Federal de Psicologia tem a expectativa de que ele seja um instrumento capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e deveres do psicólogo, oferecer diretrizes para a sua formação e balizar os julgamentos das suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação do significado social da profissão. Sobre o documento, considere as seguintes sentenças:

I) O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

II) O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais.

III) O psicólogo deverá informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo, detalhadamente, todos os dados coletados junto ao usuário ou beneficiário.

IV) Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas,filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

V) O psicólogo poderá, quando necessário, assumir responsabilidades profissionais por atividades para as quais não esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.

Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas que contemplam corretamente as diretrizes contidas neste Código de Ética.

Carregando...

Patto realizou revisão crítica e importante acerca do fracasso escolar, inovando do ponto de vista teórico-prático, permitindo analisar o fracasso escolar a partir de uma perspectiva psicossocial. Com base na leitura de “A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia”, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Maria da Graça Corrêia Jacques traz em seu artigo discussões acerca da relação entre psicologia, saúde e trabalho, enfatizando a importância e o objetivo de ressignificar essas relações. Diante disso, sobre saúde do trabalhador, assinale a afirmativa que corresponde às colocações realizadas pela autora.

Carregando...

Consoante com a legislação atual, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação deverão reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, uma porcentagem mínima de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Assinale a alternativa que indica a porcentagem correspondente ao total de vagas.

Carregando...

A formulação do atual Código de Ética Profissional do Psicólogo, terceiro da profissão de psicólogo no Brasil, é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender à evolução do contexto institucional-legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes. Consoante esse assunto e o que se entende por objetivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, considere as assertivas:

I) Normatizar a natureza técnica do trabalho do psicólogo.

II) Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência.

III) Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos.

IV) Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.

V) Estimular reflexões que considerem as práticas particulares, que surgem em contextos específicos de atuação.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas.

Carregando...

A parte I do livro “Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil" apresenta o contexto no qual está inserido o tema que dá título ao livro. O capítulo I discorre sobre o conceito de “trabalho", enfatizando sua construção histórica e as concepções contemporâneas.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Ainda com relação à autora citada na questão 31, considere as assertivas:

I) A autora destaca que a categoria “trabalho" é somente um indicativo de normalidade e adaptação social.

II) A autora retrata a posição central que teve o “trabalho" no campo conceitual da psicologia.

III) A autora aponta que a Psicologia do Trabalho se destinava, nos primórdios de sua atuação, principalmente à utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de classificar e adaptar os trabalhadores.

Está(ão) correta(s):

Carregando...

A difundida ideia de que o indivíduo tem seu destino em suas próprias mãos faz com que o momento de escolha de uma profissão seja considerado fundamental, sendo, até mesmo, visto como o momento mais importante na vida de um jovem. Considerando a bibliografia sugerida a respeito do processo de escolha profissional, é correto afirmar que:

Carregando...

Um dos objetivos da obra “Psicologia Escolar: práticas críticas" é problematizar a relação psicologiaescola. Com base nas leituras realizadas, apresentam-se as seguintes sentenças:

I) O ensino e aprendizagem são práticas importantes de serem construídas coletivamente.

II) O trabalho do psicólogo no contexto escolar, por meio dos relatórios e encaminhamentos, contribui muitas vezes para uma possível impotência, bem como culpabilização dos que não seguem o que foi sugerido/encaminhado.

III) A partir do acompanhamento escolar, o psicólogo deveria, no que diz respeito à avaliação psicológica, trocar o enfoque de “avaliar alguém" por “avaliar um campo de força".

Está(ão) correta(s):

Carregando...

De acordo com o Código de Ética Profissional, ao psicólogo é vedado:

Carregando...

A adolescência é reconhecidamente um período de relações conturbadas, rebeldia e comportamentos considerados desviantes. Não obstante, a etiologia dessas características está relacionada não apenas ao desenvolvimento biológico do corpo, mas também a novas construções psíquicas e sociais na história do sujeito. Considerando a bibliografia indicada, em específico a obra de Aberastury e Knobel, é correto afirmar que o papel do psicólogo ao trabalhar com adolescentes deve ser, prioritariamente:

Carregando...

A reflexão sobre o que seja desempenho, suas origens e modos de avaliação e as melhores formas de desenvolvê-lo ou aperfeiçoá-lo é um ponto vital para alguns campos de conhecimento, entre eles a Psicologia Organizacional e do Trabalho. Na ótica da bibliografia sugerida, é correto afirmar que:

Carregando...

Ainda de acordo com Bock, Furtado e Teixeira, é válido ressaltar que processo grupal e psicologia institucional se inter-relacionam. A partir da visão destes autores sobre instituições, organizações e grupos, é correto afirmar que:

Carregando...

De acordo com a teoria ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner, é correto afirmar que:

Carregando...

Ainda consoante o estudo de Lajonquière, ao se tratar da educação de pessoas com deficiência ou com necessidades educativas especiais, é correto afirmar que, nesses casos, como base para uma educação possível está:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) D
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282