Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q602424

Consoante com a legislação atual, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação deverão reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, uma porcentagem mínima de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Assinale a alternativa que indica a porcentagem correspondente ao total de vagas.

Carregando...
Q602429

Maria da Graça Corrêia Jacques traz em seu artigo discussões acerca da relação entre psicologia, saúde e trabalho, enfatizando a importância e o objetivo de ressignificar essas relações. Diante disso, sobre saúde do trabalhador, assinale a afirmativa que corresponde às colocações realizadas pela autora.

Carregando...
Q602431

Patto realizou revisão crítica e importante acerca do fracasso escolar, inovando do ponto de vista teórico-prático, permitindo analisar o fracasso escolar a partir de uma perspectiva psicossocial. Com base na leitura de “A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia”, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q602436

Ao aprovar e divulgar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o Conselho Federal de Psicologia tem a expectativa de que ele seja um instrumento capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e deveres do psicólogo, oferecer diretrizes para a sua formação e balizar os julgamentos das suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação do significado social da profissão. Sobre o documento, considere as seguintes sentenças:

I) O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

II) O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais.

III) O psicólogo deverá informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo, detalhadamente, todos os dados coletados junto ao usuário ou beneficiário.

IV) Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas,filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

V) O psicólogo poderá, quando necessário, assumir responsabilidades profissionais por atividades para as quais não esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.

Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas que contemplam corretamente as diretrizes contidas neste Código de Ética.

Carregando...
Q602428

A parte I do livro “Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil" apresenta o contexto no qual está inserido o tema que dá título ao livro. O capítulo I discorre sobre o conceito de “trabalho", enfatizando sua construção histórica e as concepções contemporâneas.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q602430

Ainda com relação à autora citada na questão 31, considere as assertivas:

I) A autora destaca que a categoria “trabalho" é somente um indicativo de normalidade e adaptação social.

II) A autora retrata a posição central que teve o “trabalho" no campo conceitual da psicologia.

III) A autora aponta que a Psicologia do Trabalho se destinava, nos primórdios de sua atuação, principalmente à utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de classificar e adaptar os trabalhadores.

Está(ão) correta(s):

Carregando...
Q602435

A formulação do atual Código de Ética Profissional do Psicólogo, terceiro da profissão de psicólogo no Brasil, é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender à evolução do contexto institucional-legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes. Consoante esse assunto e o que se entende por objetivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, considere as assertivas:

I) Normatizar a natureza técnica do trabalho do psicólogo.

II) Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência.

III) Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos.

IV) Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.

V) Estimular reflexões que considerem as práticas particulares, que surgem em contextos específicos de atuação.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas.

Carregando...
Q602422

De acordo com o Código de Ética Profissional, ao psicólogo é vedado:

Carregando...
Q602427

Um dos objetivos da obra “Psicologia Escolar: práticas críticas" é problematizar a relação psicologiaescola. Com base nas leituras realizadas, apresentam-se as seguintes sentenças:

I) O ensino e aprendizagem são práticas importantes de serem construídas coletivamente.

II) O trabalho do psicólogo no contexto escolar, por meio dos relatórios e encaminhamentos, contribui muitas vezes para uma possível impotência, bem como culpabilização dos que não seguem o que foi sugerido/encaminhado.

III) A partir do acompanhamento escolar, o psicólogo deveria, no que diz respeito à avaliação psicológica, trocar o enfoque de “avaliar alguém" por “avaliar um campo de força".

Está(ão) correta(s):

Carregando...
Q602434

A difundida ideia de que o indivíduo tem seu destino em suas próprias mãos faz com que o momento de escolha de uma profissão seja considerado fundamental, sendo, até mesmo, visto como o momento mais importante na vida de um jovem. Considerando a bibliografia sugerida a respeito do processo de escolha profissional, é correto afirmar que:

Carregando...
Q602419

A adolescência é reconhecidamente um período de relações conturbadas, rebeldia e comportamentos considerados desviantes. Não obstante, a etiologia dessas características está relacionada não apenas ao desenvolvimento biológico do corpo, mas também a novas construções psíquicas e sociais na história do sujeito. Considerando a bibliografia indicada, em específico a obra de Aberastury e Knobel, é correto afirmar que o papel do psicólogo ao trabalhar com adolescentes deve ser, prioritariamente:

Carregando...
Q602421

Ainda consoante o estudo de Lajonquière, ao se tratar da educação de pessoas com deficiência ou com necessidades educativas especiais, é correto afirmar que, nesses casos, como base para uma educação possível está:

Carregando...
Q602426

De acordo com a teoria ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner, é correto afirmar que:

Carregando...
Q602433

Ainda de acordo com Bock, Furtado e Teixeira, é válido ressaltar que processo grupal e psicologia institucional se inter-relacionam. A partir da visão destes autores sobre instituições, organizações e grupos, é correto afirmar que:

Carregando...
Q602438

A reflexão sobre o que seja desempenho, suas origens e modos de avaliação e as melhores formas de desenvolvê-lo ou aperfeiçoá-lo é um ponto vital para alguns campos de conhecimento, entre eles a Psicologia Organizacional e do Trabalho. Na ótica da bibliografia sugerida, é correto afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282