Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 12 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Os relatórios contábil-financeiros fornecem informação sobre os recursos econômicos da entidade que reporta a informação, sobre reivindicações contra a entidade que reporta a informação e os efeitos de transações e outros eventos e condições que modificam esses recursos e reivindicações. Frente a importância destas informações para seus usuários na tomada de decisão, devem possuir características qualitativas consideradas fundamentais e de melhoria. De acordo com o CPC 00, classificam-se como características qualitativas de melhoria, exceto:

Carregando...

Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Como exemplos de fluxo de caixa operacional temos, exceto:

Carregando...

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é uma das demonstrações contábeis obrigatórias para as Sociedades Anônimas, conforme a Lei nº 11638/2007. A referida demonstração discriminará, exceto:

Carregando...

Informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. I. Caixa compreende numerário em espécie, apenas. II. Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa. III. Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento. IV. Atividades de investimento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade. V. Atividades de financiamento são os referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa. Com base nas assertivas acima, é correto o que se afirma, nas afirmativas:

Carregando...

O passivo possui duas classificações principais, o passivo circulante e não circulante. Para ser classificado como circulante deve satisfizer quaisquer dos critérios: I. Espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade. II. Está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado. III. Deve ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço. Atendem aos critérios estabelecidos para classificação da obrigação no passivo, as afirmativas:

Carregando...

Segundo o CPC 00 - Pronunciamento Conceitual Básico (R1), para que uma obrigação presente da entidade, seja classificada como passivo, é característica essencial a:

Carregando...

A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). No que se refere ao disposto, assinale as alternativas abaixo como V verdadeira ou F falsa. ( ) O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade, e não afirma a autonomia patrimonial da empresa. Por consequência, o Patrimônio se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. ( ) O Princípio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. ( ) Na observância do Princípio da Oportunidade, o registro realizado compreende única e exclusivamente, os elementos qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários. ( ) O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do passivo e do maior para os do ativo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. ( ) O Princípio da Competência determina o reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, devendo o respeito, portanto, ao período em que ocorrer sua geração. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...

As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira e do desempenho. O CPC 26 elenca o conjunto completo de demonstrações contábeis. Assinale a alternativa que contenha demonstrações contábeis obrigatórias, para Sociedades Anônimas:

Carregando...

Quanto aos conceitos de dívida no contexto público, leia atentamente as definições a seguir: I. Dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses. II. Operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. III. Concessão de garantia: compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada. IV. Refinanciamento da dívida mobiliária: emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária. É correto o que se afirma nas assertivas:

Carregando...

As receitas e as despesas podem ser apresentadas na demonstração do resultado de diferentes maneiras, de modo a serem prestadas informações relevantes para a tomada de decisões econômicas. Quando da distinção dos itens, deve-se levar em conta a natureza da entidade e suas operações. Para ser classificada como receita, segundo a Estrutura Conceitual, o item deve possuir algumas características. I. Proporcionar aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, na forma de entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos. II. Resultar em aumentos do patrimônio líquido, que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais. III. Resultar em redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido. Atendem as características de receita, o(s) disposto(s), nas assertivas:

Carregando...

Entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde. São exigências para a realização de transferência voluntária, exceto:

Carregando...

A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer a demanda da outra parte. O Pronunciamento Conceitual Básico menciona que a liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, exceto:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282