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Leia o texto a seguir e responda às

questões de 1 a 10:

A ética coletiva e o jeitinho brasileiro

Ricardo Semler, homem de negócios bem

sucedido, em seu best-seller 'Virando a Própria

Mesa', alega que "é impossível ser industrial

neste país sem ser corrupto", tantos e tamanhos

são os esquemas que envolvem essa atividade

que não resta alternativa senão fazer parte deles

ou perecer.

De certa forma, embora a exorbitante

carga tributária a que estão submetidas as

empresas brasileiras não deixe dúvidas do

quanto a afirmativa se aproxima da realidade, é

fato também que todo o restante da sociedade se

utiliza dessa mesma lógica para justificar suas

ações despidas de qualquer sentido de ética. E

isso se generalizou de tal forma que não

podemos mais falar sequer de ações pontuais,

mas de uma cultura que se instalou e passou a

fazer parte do cotidiano das pessoas que sequer

conseguem fazer a distinção entre certo e errado,

entre ético e não ético no convívio social.

A corrupção é mera consequência desse

padrão moral no qual somos iniciados desde a

mais tenra idade. A desonestidade, o engano e a

falta de caráter é algo intrínseco e altamente

difundido na maioria das atividades que se

desenvolvem neste país. Daí porque me

posiciono como um ferrenho combatente do tal

"jeitinho brasileiro".

Se fizermos uma pesquisa nas ruas, será

bem provável que muitos digam ser da mesma

opinião, mas na prática do dia-a-dia as mesmas

pessoas que fazem tal afirmativa cometem atos

que vão desde conseguir um lugar na frente de

uma fila ou calar-se ao receber um benefício

indevido da previdência, até se manter na folha

de pagamento de empresa pública na qual nunca

desenvolveu qualquer atividade. E todos se

acham plenamente justificados na crença de que

"estou pegando de volta um pouco do muito que

o governo me tira!". Não resta dúvida de que

esse tipo de pensamento aplaca muitas

consciências a partir do momento em que

reconhecemos que o governo fica longe de

cumprir a sua parte.

Só que isso não se pode constituir em

fator decisivo para a perda generalizada de

referenciais e de renúncia absoluta ao sentido de

valores pelas pessoas. Vou mais longe quando

se trata de avaliar essa prática quando utilizada

com conotação de malandragem.

Se ainda existe a vontade de enganar, a

real intenção de ser malandro, ainda há

esperança de que o processo seja revertido, pois

a pessoa sabe que está cometendo um ilícito,

tem o conhecimento de que está utilizando um

recurso desleal ou desonesto. O mais grave – e

é o que já está amplamente difundido na cultura

deste país – é quando os indivíduos perdem a

noção de que tais atitudes se constituem em

ações desonestas.

Eu tenho muito mais medo dos indivíduos

aéticos do que dos antiéticos, porque estes

últimos têm consciência plena de que estão

cometendo um ato ilícito, e isso faz o divisor de

águas. Quando se perde a noção entre o lícito e

o ilícito, como acontece no Brasil, e a população

acha muito comum cometer o pequeno "delito

nosso de cada dia", aí sim, tem-se o maior

indicador de que a moral pública sofreu uma

derrocada significativa, e não se sabe mais se

isso poderá ser revertido um dia.

O contexto está degenerado de tal forma,

com seu esquema de valores tão deturpado, que

tudo passa a ser válido, desde que o final seja

considerado "uma boa causa".

Li certa vez um artigo que classifica

a corrupção em vários níveis e mostra que ela já

começa dentro de casa, quando se usa até a

carteira de estudante de um irmão para pagar

"meia" no cinema. E o comportamento tolerante,

a complacência usual das pessoas com a

corrupção do cotidiano é que se configura

inaceitável.

O país do "jeitinho" é a mais verdadeira

das nossas realidades! Afinal, o negócio é levar

vantagem em tudo, certo? Enquanto não nos

cobrarmos, cada um de si mesmo, – até que isto

se torne uma prática comum – uma postura ética

de tolerância zero, nada vai mudar.

Fonte: BOLDSTEIN, Luiz Roberto. Disponível em:www.diferencialbr.com.br>.

No trecho: “E isso se generalizou de tal forma que não podemos mais falar sequer de ações pontuais, mas de uma cultura que se instalou e passou a fazer parte do cotidiano das pessoas que sequer conseguem fazer a distinção entre certo e errado, entre ético e não ético no convívio social.”, a cultura da qual o autor trata refere-se ao:

Leia o texto a seguir e responda às

questões de 11 a 20:

Português

A Língua Portuguesa ou apenas

português é uma língua originada no galegoportuguês,

idioma falado no Reino da Galiza e no

norte de Portugal. Os portugueses foram os

primeiros europeus a lançar-se ao mar no

período das Grandes Navegações Marítimas.

Em virtude dessa expansão marítima,

motivada por questões comerciais, deu-se a

difusão da língua nas terras conquistadas, entre

elas, o Brasil, cuja língua primária é o português.

A influência da cultura portuguesa por

aqui foi tamanha que acabou definindo o idioma

oficial da terra recém-conquistada. O mesmo

aconteceu em outras partes do mundo,

principalmente na África, onde países como

Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné

Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

utilizam, além de vários dialetos, a língua de

Camões, Fernando Pessoa e de nosso genial

Machado de Assis.

Além dos países africanos, o português

chegou a Macau, Timor-Leste e em Goa, países

asiáticos que também foram colonizados ou

dominados por Portugal.

Hoje, a língua portuguesa é a 5ª língua

mais falada no mundo e a mais falada no

hemisfério sul da Terra, contando com

aproximadamente 280 milhões de falantes em

diferentes continentes.

De acordo com estimativas da

Organização das Nações Unidas para a

Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, o

português, depois do inglês e do espanhol, é um

dos idiomas que mais crescem entre as línguas

europeias, além de ser a língua com maior

potencial de crescimento como língua

internacional na África e na América do Sul. Se

as estimativas se confirmarem, é possível que,

até o ano de 2050, nosso idioma conte com mais

de 400 milhões de falantes ao redor do mundo!

O português, assim como vários outros

idiomas, sofreu uma evolução histórica, fato que

comprova a organicidade de nossa língua. Ao

longo dos séculos, outras línguas e dialetos

influenciaram sua composição, resultando no

idioma tal qual o conhecemos hoje.

É importante ressaltar que o português

brasileiro, hoje o mais estudado, falado e escrito

no mundo, apresenta importantes diferenças em

relação ao português falado em Portugal,

especialmente no que diz respeito ao

vocabulário, à pronúncia e à sintaxe.

Tais diferenças deram origem a dois

padrões de linguagem diferentes, o que não

significa que um seja mais correto do que o outro.

Nossa língua é rica em variedades, e essas

variedades, sobretudo regionais, não

inviabilizam a sua compreensão, ainda que

dificuldades pontuais possam acontecer.

Além das variações linguísticas, a língua

portuguesa também possui diferentes registros,

adotados de acordo com as necessidades

comunicacionais dos falantes. Esses registros

referem-se aos níveis de linguagem e

estabelecem diferenças entre a linguagem culta

(determinada pela norma-padrão) e a linguagem

coloquial, empregada em diferentes situações de

nosso cotidiano. Tais aspectos apenas

comprovam a riqueza e a diversidade de nosso

idioma, reforçando a importância de estudá-lo e

compreendê-lo.

Fonte: Luana Castro. Disponível em:

+http://brasilescola.uol.com.br/portugues/>.

A temática central do texto é:

Leia o texto a seguir e responda às

questões de 11 a 20:

Português

A Língua Portuguesa ou apenas

português é uma língua originada no galegoportuguês,

idioma falado no Reino da Galiza e no

norte de Portugal. Os portugueses foram os

primeiros europeus a lançar-se ao mar no

período das Grandes Navegações Marítimas.

Em virtude dessa expansão marítima,

motivada por questões comerciais, deu-se a

difusão da língua nas terras conquistadas, entre

elas, o Brasil, cuja língua primária é o português.

A influência da cultura portuguesa por

aqui foi tamanha que acabou definindo o idioma

oficial da terra recém-conquistada. O mesmo

aconteceu em outras partes do mundo,

principalmente na África, onde países como

Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné

Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

utilizam, além de vários dialetos, a língua de

Camões, Fernando Pessoa e de nosso genial

Machado de Assis.

Além dos países africanos, o português

chegou a Macau, Timor-Leste e em Goa, países

asiáticos que também foram colonizados ou

dominados por Portugal.

Hoje, a língua portuguesa é a 5ª língua

mais falada no mundo e a mais falada no

hemisfério sul da Terra, contando com

aproximadamente 280 milhões de falantes em

diferentes continentes.

De acordo com estimativas da

Organização das Nações Unidas para a

Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, o

português, depois do inglês e do espanhol, é um

dos idiomas que mais crescem entre as línguas

europeias, além de ser a língua com maior

potencial de crescimento como língua

internacional na África e na América do Sul. Se

as estimativas se confirmarem, é possível que,

até o ano de 2050, nosso idioma conte com mais

de 400 milhões de falantes ao redor do mundo!

O português, assim como vários outros

idiomas, sofreu uma evolução histórica, fato que

comprova a organicidade de nossa língua. Ao

longo dos séculos, outras línguas e dialetos

influenciaram sua composição, resultando no

idioma tal qual o conhecemos hoje.

É importante ressaltar que o português

brasileiro, hoje o mais estudado, falado e escrito

no mundo, apresenta importantes diferenças em

relação ao português falado em Portugal,

especialmente no que diz respeito ao

vocabulário, à pronúncia e à sintaxe.

Tais diferenças deram origem a dois

padrões de linguagem diferentes, o que não

significa que um seja mais correto do que o outro.

Nossa língua é rica em variedades, e essas

variedades, sobretudo regionais, não

inviabilizam a sua compreensão, ainda que

dificuldades pontuais possam acontecer.

Além das variações linguísticas, a língua

portuguesa também possui diferentes registros,

adotados de acordo com as necessidades

comunicacionais dos falantes. Esses registros

referem-se aos níveis de linguagem e

estabelecem diferenças entre a linguagem culta

(determinada pela norma-padrão) e a linguagem

coloquial, empregada em diferentes situações de

nosso cotidiano. Tais aspectos apenas

comprovam a riqueza e a diversidade de nosso

idioma, reforçando a importância de estudá-lo e

compreendê-lo.

Fonte: Luana Castro. Disponível em:

+http://brasilescola.uol.com.br/portugues/>.

Na frase: “Nossa língua é rica em variedades, e essas variedades, sobretudo regionais, não inviabilizam a sua compreensão, ainda que dificuldades pontuais possam acontecer.”, a palavra ‘rica’ é considerada:

Imperícia é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando, o agente, em consideração o que sabe ou deveria saber. A imperícia se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. Ë uma forma culposa que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. Ver art. 18, II do Código Penal e art. 951 do Código Civil. Frente a isso, deixar de administrar um medicamento no horário previsto caracteriza-se como:

A sonda retal deve ser inserida em quantos centímetros para dentro do ânus.

O músculo cardíaco possui tecido liso e esquelético, e é dividido em:

Conjunto de informações, investigação e levantamento necessário para a programação e avaliação de medidas de controle de doenças e situações de agravo à saúde é denominado de.

Leia o texto a seguir e responda às

questões de 1 a 10:

A ética coletiva e o jeitinho brasileiro

Ricardo Semler, homem de negócios bem

sucedido, em seu best-seller 'Virando a Própria

Mesa', alega que "é impossível ser industrial

neste país sem ser corrupto", tantos e tamanhos

são os esquemas que envolvem essa atividade

que não resta alternativa senão fazer parte deles

ou perecer.

De certa forma, embora a exorbitante

carga tributária a que estão submetidas as

empresas brasileiras não deixe dúvidas do

quanto a afirmativa se aproxima da realidade, é

fato também que todo o restante da sociedade se

utiliza dessa mesma lógica para justificar suas

ações despidas de qualquer sentido de ética. E

isso se generalizou de tal forma que não

podemos mais falar sequer de ações pontuais,

mas de uma cultura que se instalou e passou a

fazer parte do cotidiano das pessoas que sequer

conseguem fazer a distinção entre certo e errado,

entre ético e não ético no convívio social.

A corrupção é mera consequência desse

padrão moral no qual somos iniciados desde a

mais tenra idade. A desonestidade, o engano e a

falta de caráter é algo intrínseco e altamente

difundido na maioria das atividades que se

desenvolvem neste país. Daí porque me

posiciono como um ferrenho combatente do tal

"jeitinho brasileiro".

Se fizermos uma pesquisa nas ruas, será

bem provável que muitos digam ser da mesma

opinião, mas na prática do dia-a-dia as mesmas

pessoas que fazem tal afirmativa cometem atos

que vão desde conseguir um lugar na frente de

uma fila ou calar-se ao receber um benefício

indevido da previdência, até se manter na folha

de pagamento de empresa pública na qual nunca

desenvolveu qualquer atividade. E todos se

acham plenamente justificados na crença de que

"estou pegando de volta um pouco do muito que

o governo me tira!". Não resta dúvida de que

esse tipo de pensamento aplaca muitas

consciências a partir do momento em que

reconhecemos que o governo fica longe de

cumprir a sua parte.

Só que isso não se pode constituir em

fator decisivo para a perda generalizada de

referenciais e de renúncia absoluta ao sentido de

valores pelas pessoas. Vou mais longe quando

se trata de avaliar essa prática quando utilizada

com conotação de malandragem.

Se ainda existe a vontade de enganar, a

real intenção de ser malandro, ainda há

esperança de que o processo seja revertido, pois

a pessoa sabe que está cometendo um ilícito,

tem o conhecimento de que está utilizando um

recurso desleal ou desonesto. O mais grave – e

é o que já está amplamente difundido na cultura

deste país – é quando os indivíduos perdem a

noção de que tais atitudes se constituem em

ações desonestas.

Eu tenho muito mais medo dos indivíduos

aéticos do que dos antiéticos, porque estes

últimos têm consciência plena de que estão

cometendo um ato ilícito, e isso faz o divisor de

águas. Quando se perde a noção entre o lícito e

o ilícito, como acontece no Brasil, e a população

acha muito comum cometer o pequeno "delito

nosso de cada dia", aí sim, tem-se o maior

indicador de que a moral pública sofreu uma

derrocada significativa, e não se sabe mais se

isso poderá ser revertido um dia.

O contexto está degenerado de tal forma,

com seu esquema de valores tão deturpado, que

tudo passa a ser válido, desde que o final seja

considerado "uma boa causa".

Li certa vez um artigo que classifica

a corrupção em vários níveis e mostra que ela já

começa dentro de casa, quando se usa até a

carteira de estudante de um irmão para pagar

"meia" no cinema. E o comportamento tolerante,

a complacência usual das pessoas com a

corrupção do cotidiano é que se configura

inaceitável.

O país do "jeitinho" é a mais verdadeira

das nossas realidades! Afinal, o negócio é levar

vantagem em tudo, certo? Enquanto não nos

cobrarmos, cada um de si mesmo, – até que isto

se torne uma prática comum – uma postura ética

de tolerância zero, nada vai mudar.

Fonte: BOLDSTEIN, Luiz Roberto. Disponível em:www.diferencialbr.com.br>.

No trecho: “De certa forma, embora a exorbitante carga tributária a que estão submetidas as empresas brasileiras não deixe dúvidas do quanto a afirmativa se aproxima da realidade [...]”, a palavra ‘exorbitante’ é um:

Leia o texto a seguir e responda às

questões de 1 a 10:

A ética coletiva e o jeitinho brasileiro

Ricardo Semler, homem de negócios bem

sucedido, em seu best-seller 'Virando a Própria

Mesa', alega que "é impossível ser industrial

neste país sem ser corrupto", tantos e tamanhos

são os esquemas que envolvem essa atividade

que não resta alternativa senão fazer parte deles

ou perecer.

De certa forma, embora a exorbitante

carga tributária a que estão submetidas as

empresas brasileiras não deixe dúvidas do

quanto a afirmativa se aproxima da realidade, é

fato também que todo o restante da sociedade se

utiliza dessa mesma lógica para justificar suas

ações despidas de qualquer sentido de ética. E

isso se generalizou de tal forma que não

podemos mais falar sequer de ações pontuais,

mas de uma cultura que se instalou e passou a

fazer parte do cotidiano das pessoas que sequer

conseguem fazer a distinção entre certo e errado,

entre ético e não ético no convívio social.

A corrupção é mera consequência desse

padrão moral no qual somos iniciados desde a

mais tenra idade. A desonestidade, o engano e a

falta de caráter é algo intrínseco e altamente

difundido na maioria das atividades que se

desenvolvem neste país. Daí porque me

posiciono como um ferrenho combatente do tal

"jeitinho brasileiro".

Se fizermos uma pesquisa nas ruas, será

bem provável que muitos digam ser da mesma

opinião, mas na prática do dia-a-dia as mesmas

pessoas que fazem tal afirmativa cometem atos

que vão desde conseguir um lugar na frente de

uma fila ou calar-se ao receber um benefício

indevido da previdência, até se manter na folha

de pagamento de empresa pública na qual nunca

desenvolveu qualquer atividade. E todos se

acham plenamente justificados na crença de que

"estou pegando de volta um pouco do muito que

o governo me tira!". Não resta dúvida de que

esse tipo de pensamento aplaca muitas

consciências a partir do momento em que

reconhecemos que o governo fica longe de

cumprir a sua parte.

Só que isso não se pode constituir em

fator decisivo para a perda generalizada de

referenciais e de renúncia absoluta ao sentido de

valores pelas pessoas. Vou mais longe quando

se trata de avaliar essa prática quando utilizada

com conotação de malandragem.

Se ainda existe a vontade de enganar, a

real intenção de ser malandro, ainda há

esperança de que o processo seja revertido, pois

a pessoa sabe que está cometendo um ilícito,

tem o conhecimento de que está utilizando um

recurso desleal ou desonesto. O mais grave – e

é o que já está amplamente difundido na cultura

deste país – é quando os indivíduos perdem a

noção de que tais atitudes se constituem em

ações desonestas.

Eu tenho muito mais medo dos indivíduos

aéticos do que dos antiéticos, porque estes

últimos têm consciência plena de que estão

cometendo um ato ilícito, e isso faz o divisor de

águas. Quando se perde a noção entre o lícito e

o ilícito, como acontece no Brasil, e a população

acha muito comum cometer o pequeno "delito

nosso de cada dia", aí sim, tem-se o maior

indicador de que a moral pública sofreu uma

derrocada significativa, e não se sabe mais se

isso poderá ser revertido um dia.

O contexto está degenerado de tal forma,

com seu esquema de valores tão deturpado, que

tudo passa a ser válido, desde que o final seja

considerado "uma boa causa".

Li certa vez um artigo que classifica

a corrupção em vários níveis e mostra que ela já

começa dentro de casa, quando se usa até a

carteira de estudante de um irmão para pagar

"meia" no cinema. E o comportamento tolerante,

a complacência usual das pessoas com a

corrupção do cotidiano é que se configura

inaceitável.

O país do "jeitinho" é a mais verdadeira

das nossas realidades! Afinal, o negócio é levar

vantagem em tudo, certo? Enquanto não nos

cobrarmos, cada um de si mesmo, – até que isto

se torne uma prática comum – uma postura ética

de tolerância zero, nada vai mudar.

Fonte: BOLDSTEIN, Luiz Roberto. Disponível em:www.diferencialbr.com.br>.

A expressão “delito nosso de cada dia", utilizada no texto, é uma sátira de qual frase:

Leia o texto a seguir e responda às

questões de 1 a 10:

A ética coletiva e o jeitinho brasileiro

Ricardo Semler, homem de negócios bem

sucedido, em seu best-seller 'Virando a Própria

Mesa', alega que "é impossível ser industrial

neste país sem ser corrupto", tantos e tamanhos

são os esquemas que envolvem essa atividade

que não resta alternativa senão fazer parte deles

ou perecer.

De certa forma, embora a exorbitante

carga tributária a que estão submetidas as

empresas brasileiras não deixe dúvidas do

quanto a afirmativa se aproxima da realidade, é

fato também que todo o restante da sociedade se

utiliza dessa mesma lógica para justificar suas

ações despidas de qualquer sentido de ética. E

isso se generalizou de tal forma que não

podemos mais falar sequer de ações pontuais,

mas de uma cultura que se instalou e passou a

fazer parte do cotidiano das pessoas que sequer

conseguem fazer a distinção entre certo e errado,

entre ético e não ético no convívio social.

A corrupção é mera consequência desse

padrão moral no qual somos iniciados desde a

mais tenra idade. A desonestidade, o engano e a

falta de caráter é algo intrínseco e altamente

difundido na maioria das atividades que se

desenvolvem neste país. Daí porque me

posiciono como um ferrenho combatente do tal

"jeitinho brasileiro".

Se fizermos uma pesquisa nas ruas, será

bem provável que muitos digam ser da mesma

opinião, mas na prática do dia-a-dia as mesmas

pessoas que fazem tal afirmativa cometem atos

que vão desde conseguir um lugar na frente de

uma fila ou calar-se ao receber um benefício

indevido da previdência, até se manter na folha

de pagamento de empresa pública na qual nunca

desenvolveu qualquer atividade. E todos se

acham plenamente justificados na crença de que

"estou pegando de volta um pouco do muito que

o governo me tira!". Não resta dúvida de que

esse tipo de pensamento aplaca muitas

consciências a partir do momento em que

reconhecemos que o governo fica longe de

cumprir a sua parte.

Só que isso não se pode constituir em

fator decisivo para a perda generalizada de

referenciais e de renúncia absoluta ao sentido de

valores pelas pessoas. Vou mais longe quando

se trata de avaliar essa prática quando utilizada

com conotação de malandragem.

Se ainda existe a vontade de enganar, a

real intenção de ser malandro, ainda há

esperança de que o processo seja revertido, pois

a pessoa sabe que está cometendo um ilícito,

tem o conhecimento de que está utilizando um

recurso desleal ou desonesto. O mais grave – e

é o que já está amplamente difundido na cultura

deste país – é quando os indivíduos perdem a

noção de que tais atitudes se constituem em

ações desonestas.

Eu tenho muito mais medo dos indivíduos

aéticos do que dos antiéticos, porque estes

últimos têm consciência plena de que estão

cometendo um ato ilícito, e isso faz o divisor de

águas. Quando se perde a noção entre o lícito e

o ilícito, como acontece no Brasil, e a população

acha muito comum cometer o pequeno "delito

nosso de cada dia", aí sim, tem-se o maior

indicador de que a moral pública sofreu uma

derrocada significativa, e não se sabe mais se

isso poderá ser revertido um dia.

O contexto está degenerado de tal forma,

com seu esquema de valores tão deturpado, que

tudo passa a ser válido, desde que o final seja

considerado "uma boa causa".

Li certa vez um artigo que classifica

a corrupção em vários níveis e mostra que ela já

começa dentro de casa, quando se usa até a

carteira de estudante de um irmão para pagar

"meia" no cinema. E o comportamento tolerante,

a complacência usual das pessoas com a

corrupção do cotidiano é que se configura

inaceitável.

O país do "jeitinho" é a mais verdadeira

das nossas realidades! Afinal, o negócio é levar

vantagem em tudo, certo? Enquanto não nos

cobrarmos, cada um de si mesmo, – até que isto

se torne uma prática comum – uma postura ética

de tolerância zero, nada vai mudar.

Fonte: BOLDSTEIN, Luiz Roberto. Disponível em:www.diferencialbr.com.br>.

Conforme o autor, há algumas atitudes

que podem reverter a situação de

corrupção no Brasil:

Leia o texto a seguir e responda às

questões de 11 a 20:

Português

A Língua Portuguesa ou apenas

português é uma língua originada no galegoportuguês,

idioma falado no Reino da Galiza e no

norte de Portugal. Os portugueses foram os

primeiros europeus a lançar-se ao mar no

período das Grandes Navegações Marítimas.

Em virtude dessa expansão marítima,

motivada por questões comerciais, deu-se a

difusão da língua nas terras conquistadas, entre

elas, o Brasil, cuja língua primária é o português.

A influência da cultura portuguesa por

aqui foi tamanha que acabou definindo o idioma

oficial da terra recém-conquistada. O mesmo

aconteceu em outras partes do mundo,

principalmente na África, onde países como

Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné

Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

utilizam, além de vários dialetos, a língua de

Camões, Fernando Pessoa e de nosso genial

Machado de Assis.

Além dos países africanos, o português

chegou a Macau, Timor-Leste e em Goa, países

asiáticos que também foram colonizados ou

dominados por Portugal.

Hoje, a língua portuguesa é a 5ª língua

mais falada no mundo e a mais falada no

hemisfério sul da Terra, contando com

aproximadamente 280 milhões de falantes em

diferentes continentes.

De acordo com estimativas da

Organização das Nações Unidas para a

Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, o

português, depois do inglês e do espanhol, é um

dos idiomas que mais crescem entre as línguas

europeias, além de ser a língua com maior

potencial de crescimento como língua

internacional na África e na América do Sul. Se

as estimativas se confirmarem, é possível que,

até o ano de 2050, nosso idioma conte com mais

de 400 milhões de falantes ao redor do mundo!

O português, assim como vários outros

idiomas, sofreu uma evolução histórica, fato que

comprova a organicidade de nossa língua. Ao

longo dos séculos, outras línguas e dialetos

influenciaram sua composição, resultando no

idioma tal qual o conhecemos hoje.

É importante ressaltar que o português

brasileiro, hoje o mais estudado, falado e escrito

no mundo, apresenta importantes diferenças em

relação ao português falado em Portugal,

especialmente no que diz respeito ao

vocabulário, à pronúncia e à sintaxe.

Tais diferenças deram origem a dois

padrões de linguagem diferentes, o que não

significa que um seja mais correto do que o outro.

Nossa língua é rica em variedades, e essas

variedades, sobretudo regionais, não

inviabilizam a sua compreensão, ainda que

dificuldades pontuais possam acontecer.

Além das variações linguísticas, a língua

portuguesa também possui diferentes registros,

adotados de acordo com as necessidades

comunicacionais dos falantes. Esses registros

referem-se aos níveis de linguagem e

estabelecem diferenças entre a linguagem culta

(determinada pela norma-padrão) e a linguagem

coloquial, empregada em diferentes situações de

nosso cotidiano. Tais aspectos apenas

comprovam a riqueza e a diversidade de nosso

idioma, reforçando a importância de estudá-lo e

compreendê-lo.

Fonte: Luana Castro. Disponível em:

+http://brasilescola.uol.com.br/portugues/>.

De acordo com estimativas da Unesco, a Língua Portuguesa poderá ser falada até 2050 por:

Como se chama a primeira secreção liberada pelas mamas no pós-parto.

Ao realizarmos um procedimento, observamos que o material foi contaminado durante o mesmo, qual a melhor recomendação.

Qual a primeira providencia que o profissional Técnico de Enfermagem deve tomar ao sofrer um acidente com a agulha do paciente ao término da punção venosa.

Na prescrição foi solicitado SG 5% 500ml, 20 gts/min. Em quantas horas este soro deverá ser infundido?

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