Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q611571

No hospital geral, a avaliação psicológica envolve a avaliação do estado mental do paciente. Em estados de delirium, alteram-se algumas funções mentais, como: atenção, sensopercepção e orientação.

Com relação aos estados de delirium, é correto afirmar que:

Carregando...
Q611576

Considerando que o psicólogo que presta assistência em Enfermaria de Pediatria deve entender da rotina desse setor do hospital, dos estressores presentes nesse local e das normas da instituição, assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto a ser adotado pelo psicólogo.

Carregando...
Q611583

No texto “Os instintos e suas vicissitudes" (1917 [1915]), Freud aborda algumas vicissitudes pelas quais os instintos podem passar.

Com base nesse texto de Freud, analise as sentenças que apresentam algumas dessas vicissitudes do instinto e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A reversão em seu oposto, uma das vicissitudes do instinto, manifesta-se por meio de dois processos diferentes: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo.

II. A reversão em seu oposto, uma das vicissitudes do instinto, manifesta-se somente por meio de um processo: mudança da atividade para a passividade.

III. O retorno em direção ao próprio eu (self) do indivíduo, uma das vicissitudes do instinto, caracteriza-se em seu processo por uma mudança do objeto, embora a finalidade permaneça inalterada.

IV. O retorno em direção ao próprio eu (self) do indivíduo, uma das vicissitudes do instinto, caracteriza-se em seu processo por uma permanência do objeto, embora a finalidade seja alterada.

Carregando...
Q611588

Freud dividiu as transferências em positivas e negativas, mas, com a evolução da psicanálise, essa classificação mostrou-se inadequada e insuficiente (ZIMERMAN, 1999).

A partir dessa assertiva e com base nos tipos de transferências, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q611570

Segundo Moura e Facci (2016), psicólogos que atuam diretamente com alunos do Ensino Superior no campo da assistência estudantil e apoio ao estudante

I. Objetivam a diminuição da evasão escolar.

II. Realizam intervenções diretamente com os alunos, em modalidade individual, predominantemente, seja por meio de aconselhamento seja por meio de psicoterapia breve.

III. Desenvolvem suas ações a partir de bases teóricas e práticas plenamente consolidadas pela área de Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Carregando...
Q611575

Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o atendimento às famílias dos bebês ali assistidos é realizado pelo serviço de Psicologia.

Durante o contato do psicólogo com a mãe do recém-nascido, é recomendável que esse profissional:

I. Investigue a compreensão da mãe sobre o motivo da internação do bebê e as reações psicológicas dela frente à hospitalização, observando choro, medo, presença de suporte familiar e expectativas quanto ao tratamento.

II. Observe e avalie o contato visual e o toque da mãe no recém-nascido, uma vez que esses quesitos são importantes para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê.

III. Evite discutir o caso com a equipe de saúde, a fim de não expor a mãe e as informações por ela prestadas, garantindo, assim, total sigilo ao atendimento.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Carregando...
Q611582

No texto “Luto e melancolia" (1917[1915]), Freud aborda as diferenças que caracterizam o luto e a melancolia.

Com base nesse texto de Freud, analise os enunciados abaixo, que apresentam distinções entre o luto e a melancolia e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais nos ocorre considerá-lo como sendo uma condição patológica.

II. Os traços mentais distintivos da melancolia são um leve desânimo, pouco interesse pelo mundo externo, incapacidade para amar com contrastante elevação da autoestima.

III. O luto, reação à perda de alguém que se ama, encerra um estado de espírito penoso, perda de interesse pelo mundo externo, perda da capacidade de adotar um novo objeto de amor e afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre este objeto.

IV. No trabalho de luto, o teste de realidade se mostra ineficiente e a pessoa enlutada nega a perda do objeto de amor.

Carregando...
Q611587

A resistência tanto pode ser inconsciente quanto consciente, mas sempre provém do ego, ainda que possa vir orquestrada pelas outras instâncias psíquicas (ZIMERMAN, 1999).

A partir dessa assertiva e dos tipos de resistências apresentadas pelo autor, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q611574

Nas Unidades de Terapia Intensiva, é oferecido tratamento específico e intensivo para pessoas em estado crítico, com diferentes diagnósticos e que requerem cuidados especiais. O paciente permanece restrito ao leito, até mesmo para realização de higiene pessoal e alimentação.

Assinale a alternativa que corresponde à função do psicólogo, em uma equipe de UTI para adultos.

Carregando...
Q611579

Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, NÃO devem:

Carregando...
Q611581

Freud (1915), no texto “Os instintos e suas vicissitudes", examina certos termos utilizados em referência ao conceito de instinto.

Considerando os termos utilizados sobre o conceito de instinto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q611586

A Psicoterapia Breve (PB) é breve por proposta, não por falta. Sua base teórica é fundamentada na psicanálise e surgiu a partir de necessidades diferentes da técnica analítica clássica.

Em relação à técnica da psicoterapia breve psicodinâmica, assinale a alternativa que apresenta os critérios corretos para sua indicação.

Carregando...
Q611573

É recomendado que a atuação do psicólogo no Pronto Socorro de um hospital ocorra:

I. No exato momento da entrada do paciente no hospital, pois deve haver sincronia entre o trabalho da equipe médica e psicológica, que devem atender, simultaneamente, esse paciente.

II. Após a eliminação do risco de morte imediato do paciente, quando a emergência biológica já foi controlada e há condições para atendimento psicológico.

III. Mediante oferta de escuta ao paciente no intuito de que ele consiga apoio para encontrar formas de enfrentamento para as dificuldades vivenciadas.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Carregando...
Q611578

Na elaboração de documentos, o psicólogo deve adotar técnicas da linguagem escrita e princípios éticos, técnicos e científicos da profissão, bem como conhecer os diferentes tipos de documentos.

A esse respeito, leia as afirmativas da segunda coluna e as correlacione com as da primeira coluna.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q611580

Freud (1911), no texto “Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental", descreve dois princípios de funcionamento do aparelho psíquico.

Considerando os aspectos conceituais de cada um desses princípios de funcionamento psíquico, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282