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A comparação entre duas ou mais línguas quanto à Fonologia, Semântica, Pragmática, Morfologia e Sintaxe se denomina Linguística Contrastiva. A Linguística Contrastiva visa apontar diferenças e similaridades entre a língua materna e a língua estrangeira.

Sobre os contrastes entre a língua de sinais e a língua portuguesa, considere as afirmativas a seguir.

I → A língua de sinais é de modalidade visual-espacial e a língua portuguesa é de modalidade oral-auditiva.

II → A língua portuguesa apresenta sintaxe espacial baseada em classificadores, ao passo que a língua de sinais apresenta sintaxe linear, incluindo os classificadores descritivos.

III → As construções gramaticais na língua de sinais são diferentes da língua portuguesa, razão pela qual é possível que longas frases em uma língua possam ser ditas em poucas palavras na outra.

IV → A língua de sinais apresenta estrutura de foco utilizando repetições sistemáticas, o que não ocorre na língua portuguesa.

Está(ão) correta(s)

De acordo com o Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005, o tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais ‒ Língua Portuguesa viabilizará o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos nas instituições de educação básica e ensino superior.

Esse profissional atuará em qual dos seguimentos a seguir?

I → Nas salas de aula, para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares em todas as atividades didático-pedagógicas.

II → Nas salas de aula, para tutorar os alunos durante as atividades.

III → No apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades fim da instituição de ensino.

Está(ão) correta(s)

As línguas de sinais são organizadas fonologicamente por parâmetros. A configuração de mãos é o parâmetro que identifica as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal.

Associe as imagens (1), (2) e (3) à lista de palavras que são realizadas com a mesma configuração de mãos.

A sequência correta é

Identifique, nos diálogos a seguir, o tipo de mito sobre a língua de sinais.

( ) Sujeito 1: Lá em casa meus pais e meu irmão são surdos. Eu sou o único ouvinte.

Sujeito 2: Nossa!! Com quem você aprendeu a falar?

Sujeito 1: Meus pais me ensinaram a Língua Brasileira de Sinais e minha tia veio morar lá na minha casa e me ensinou a falar português.

Sujeito 2: Mas a Língua de Sinais é língua?

( ) Sujeito 2: Você consegue se comunicar com seus pais e irmão quando quer falar algo sobre a escola?

Sujeito 1: Sim, usamos a Libras lá em casa.

Sujeito 2: Libras? O que é isso?

Sujeito 1: É a língua de sinais que usamos aqui no Brasil.

Sujeito 2: Como assim? Uma língua que é brasileira? Não é tudo igual no mundo inteiro?

( ) Sujeito 2: Eu pensei que era só mímica. Mas é língua de verdade? Parece mímica.

Sujeito 1: É língua como o português ou inglês, exatamente como aprendemos lá na escola. É uma língua e conversamos sobre tudo.

( ) Sujeito 2: Então como teus pais te ensinaram sobre os sentimentos? Quando tu ou eles sentem saudade, amor ou raiva? Como conseguem te ensinar sobre esses sentimentos?

Sujeito 1: Do mesmo jeito que os teus pais, só que em língua de sinais.

Agora, numere os diálogos, correlacionando-os aos mitos apresentados a seguir.

(1) Língua de Sinais é universal.

(2) Língua de Sinais não expressa conceitos abstratos.

(3) Língua de Sinais é pantomima.

(4) Língua de Sinais não é lingua.

A sequência correta é

Estudos direcionados aos aspectos linguísticos das línguas de sinais (QUADROS e KARNOPP, 2004) evidenciam que a formação de sinais compostos é uma maneira de criar novos sinais na Língua Brasileira de Sinais.

A composição é um processo autônomo em que se juntam duas bases preexistentes na língua para criar um novo vocabulário.

Considere a(s) lista(s) de palavras que é(são) exemplo(s) de composição da Língua Brasileira de Sinais.

I → Escola ‒ Acreditar ‒ Igreja ‒ Açougue.

II → Dizer ‒ Perguntar ‒ Cuidar ‒ Entregar.

III → Ter ‒ Brincar ‒ Aprender ‒ Amar.

Está(ão) correta(s)

Em relação à atuação do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, cabe destacar que o intérprete educacional, durante a atuação em sala de aula, deve

A tradução é comumente utilizada no contexto acadêmico. Assinale a alternativa que corresponde à função do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais nesse contexto.

A língua de sinais possui Arbitrariedade e Iconicidade. Associe os tipos de sinais na primeira coluna aos sinais na segunda coluna.

A sequência correta é

A criação da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) foi um evento marcante na história da Comunidade Surda.

Assinale a alternativa que corresponde às atuais políticas surdas do Brasil.

A prática da interpretação é discutida por autores da área que caracterizam modos distintos de atuação.

A modalidade ______________ é aquela em que o intérprete escuta ou vê (Libras) um longo trecho de discurso, toma notas para não perder informações e, após a conclusão de um trecho significativo ou do discurso inteiro, assume a palavra e repete todo o discurso na língua-alvo.

A modalidade ______________ é mais comumente observada nos grandes eventos. Os intérpretes - sempre em duplas - recebem o discurso e, ao processar a mensagem, reexpressam-na na língua de chegada.

A modalidade ______________ foi muito utilizada até que a tecnologia permitisse outras formas de atuação. Na Europa, no período entre guerras envolvendo a diplomacia inglesa e francesa, ela foi muito utilizada. Atualmente está presente em reuniões de pequenos grupos ou em locais sem infraestrutura adequada para outro tipo de estratégia de interpretação.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

A Lei 12.319 regulamenta o exercício da profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

De acordo com a legislação supracitada, são atribuições do profissional tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, EXCETO

Um tipo de processo morfológico bastante comum na Língua Brasileira de Sinais é aquele em que nomes de objetos (substantivos) derivam de verbos (ações) com a mudança no tipo de movimento.

Associe as classes gramaticais na primeira coluna aos sinais na segunda coluna.

A sequência correta é

Acerca do uso dos verbos na gramática da Língua Brasileira de Sinais, relacione os tipos de verbos na primeira coluna aos verbos na segunda coluna.

A sequência correta é

Acerca das categorias de análise do processo de interpretação, associe as competências na primeira coluna com as definições na segunda coluna.

A sequência correta é

De acordo com Karnopp (2012), a escrita dos surdos é frequentemente estigmatizada. As produções textuais são consideradas "erradas" quanto à norma-padrão do português, e os textos não são compreendidos a partir das relações autor-texto-leitor. São desconsideradas as diferentes práticas discursivas e os diferentes gêneros discursivos.

Sobre a escrita das pessoas surdas, assinale a afirmativa INCORRETA

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