Considerando-se o significado do trabalho como um importante mediador entre a motivação e o desempenho no trabalho, pode-se afirmar que a amplitude da tarefa e a visibilidade que o indivíduo possui do resultado produzido ao realizar uma tarefa são aspectos envolvidos nesse processo de mediação.
O rendimento dos participantes, a participação nas aulas, os hábitos de leitura e o tempo dedicado aos estudos são exemplos de indicadores usados para avaliar os procedimentos empregados no TD&E.
A busca de tratamento é afetada pela demora na avaliação (os sintomas passam desapercebidos), na aceitação (a doença parece improvável), no comportamento (a ajuda profissional é vista como desnecessária), na marcação da consulta (procrastinação para marcar) e no tratamento (os custos percebidos dos benefícios superam os benefícios percebidos).
A busca por interligar condições laborais gerais e específicas da profissão, a organização do trabalho e as condições de vida são uma característica do diagnóstico conduzido na abordagem psicodinâmica do trabalho.
Pelo fato do gerar um conjunto amplo de informações, o processo diagnóstico impõe ao psicólogo a necessidade de selecionar aquilo que será comunicado, considerando-se os motivos do encaminhamento.
Diferentemente da remissão, que é o retorno ao estado normal tão logo termina o episódio agudo, a recuperação requer um espaço de tempo maior, sem que o paciente apresente uma recaída do quadro.
Uma das dimensões de análise organizacional que tem impacto no comportamento de indivíduos e grupos é a estrutura organizacional. A configuração da hierarquia, da esfera de controle e do grau de formalização e centralização se constituem focos de análises do mecanismo de diferenciação da estrutura organizacional.
Um dos aspectos a ser considerado quando se deseja avaliar a efetividade das equipes de trabalho, é definir que critérios devem ser observados em tal avaliação. Nesse sentido, já que equipes envolvem esforços coletivos, a satisfação individual de seus membros não deve ser considerada como um dos critérios de desempenho delas.
De uma forma geral, podem-se classificar as teorias da motivação em dois grandes conjuntos: o primeiro engloba as teorias focadas no conteúdo e o segundo envolve as teorias centradas no processo. As teorias de motivação classificadas como sendo de conteúdo preocupam-se em compreender os desejos, as intenções e as metas que orientam o que as pessoas farão no futuro.
Um dos elementos do Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação compreende o planejamento e a execução das ações de TD&E. Apesar de existir uma sólida fundamentação teórica e empírica acerca desse elemento, o que se observa, na prática, é que, muitas vezes, o foco das ações de TD&E recai na oferta de cursos planejados em função dos professores e tutores, e não dos aprendizes.