Antes da Terceira Revolução Industrial, havia uma perspectiva de que o empregado iria permanecer na mesma empresa por um longo período, e, assim, a organização poderia dispender mais tempo no processo de socialização desse empregado. Atualmente, com a intensificação da instabilidade no emprego, reduz-se o tempo hábil para aprender sobre a organização, levando à necessidade de acelerar o processo de socialização de novos empregados. O processo de aceleração do processo de socialização dos novos empregados é uma exigência demandada também por organizações públicas, cujo contexto oportuniza que os funcionários permaneçam mais tempo nos seus empregos. Isso ocorre porque, entre outros aspectos, em um estado democrático, a prestação de contas sobre o que ocorre no ambiente público tende a ser uma prática consolidada, pressionando as organizações a primarem pelo desempenho de seus servidores.
As atribuições de causalidade para a doença também desempenham um papel importante nas decisões e ações das pessoas, havendo maior probabilidade de as pessoas buscarem tratamento profissional para sintomas percebidos como resultados de causas naturais ou emocionais.
A entrevista clínica tem como característica não ser um procedimento dirigido, pois quem conduz o processo é o entrevistado.
Testes psicológicos ou neuropsicológicos são elementos auxiliares importantes para o diagnóstico diferencial entre um transtorno psiquiátrico primário e uma doença neurológica sistêmica.
O princípio fundamental de que o psicólogo deverá considerar as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais indica que a atuação em organizações dificulta o compromisso ético do psicólogo.
A existência de movimentos de contracultura sinaliza que em uma organização podem coexistir múltiplas culturas e que as relações de trabalho podem suscitar conflitos.
A identificação das percepções e dos significados similares atribuídos pelos trabalhadores a aspectos da vida organizacional pode fornecer aos gestores informações para apontar e sustentar ações corretivas ou mantenedoras do status quo do fenômeno.
Ao se compreender o conflito grupal e o seu impacto no desempenho das equipes, pode-se classificar dois tipos fundamentais de conflito: os que se originam a partir da execução de uma tarefa e os que surgem a partir das interações sociais que se estabelecem entre os indivíduos. Na determinação do desempenho do grupo, a dimensão do conflito (intensidade e grau de emoção) é menos importante do que o tipo de conflito (de tarefa ou interpessoal).
Uma das maneiras pelas quais a área de Recursos Humanos contribui para a melhoria do desempenho organizacional é ajudar a organização a ajustar-se às mudanças ambientais e a implementar estratégias coerentes com tais mudanças. A gestão das mudanças envolve realinhamento, e um aspecto importante nesse processo é o debate aberto e construtivo sobre a natureza dos problemas ou das oportunidades e os objetivos pretendidos.
A entrevista é a única técnica capaz de testar os limites de aparentes contradições e de tornar explícitas as características indicadas pelos instrumentos padronizados, dando validade clínica.
O psicólogo deve assegurar as condições ideais previstas para a aplicação dos instrumentos de avaliação, mesmo quando conduzidos em ambientes específicos (hospital, escola), ou seja, locais distintos do consultório.
Considerando-se o transtorno mental, nota-se que inexistem sintomas psicopatológicos totalmente específicos.
Os enunciados do Código de Ética da profissão devem ser vistos como elementos para a reflexão pessoal, diante dos dilemas éticos que a prática profissional, em contextos, específicos coloca o psicólogo.
Apesar de representarem formas variadas de expressão cultural, os ritos e os rituais existentes nas organizações não se traduzem em manifestações concretas, pois visam apenas comunicar valores e significados.
Embora não se tenha um consenso acerca dos elementos ou dimensões que constituem o clima organizacional, é possível afirmar que liderança, suporte, controle/pressão, clareza, coesão, justiça/ recompensa e autonomia são os elementos que mais comumente aparecem nos estudos da área.