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Segundo Fernando Firmino da Silva (2008), “a edição é um dos processos mais complexos no jornalismo e exige sólido conhecimento teórico e prático para a sua execução”. Com base nessa citação do autor é correto afirmar que a diversidade de plataformas para distribuição de conteúdos jornalísticos, principalmente os dispositivos móveis, são o principal fator que torna a edição mais complexa.

Os sites de internet se tornaram ferramentas fundamentais de comunicação das instituições, de forma que, com base nessa informação, é correto afirmar que algumas organizações acreditam, inclusive, que seus sites são uma extensão de suas redes físicas, pois um bom site institucional é aquele que se preocupa somente em divulgar seus serviços/produtos.

As três maiores desvantagens dos jornais impressos sobre o rádio e a televisão são a rapidez, o espaço e a durabilidade.

O conteúdo e a forma da mensagem radiofônica, pela ausência de alguns elementos e pela presença de outros, são condicionados basicamente por seis fatores: a capacidade auditiva do receptor, a linguagem radiofônica, a tecnologia de transmissão e recepção empregada, a fugacidade, os tipos de público e as formas de recepção.

No webjornalismo, há tempo para se trabalhar a pauta com minúcia, porque a velocidade não é fator de importância.

A divulgação científica não deve simplificar o assunto, sob pena de comprometê-lo.

De um mundo de comunicação em massa constituído por organizações de distribuição de conteúdos de mass media estamos nos dirigindo para um mundo construído, ainda, por grandes conglomerados de mídia, mas também pela forma como as pessoas trabalham em rede, com diferentes tecnologias mediadas, combinando mecanismos de mediação interpessoais e mecanismos de mediação de massa. (CARDOSO, 2010). Segundo o texto, apesar do desenvolvimento das chamadas mídias digitais, os conglomerados de mídia ainda mantêm uma importante atuação na distribuição da informação.

As estratégias discursivas da imagem elencam um bom grupo de recursos visuais, tais como a forma, o ponto de vista, a cor, a iluminação, a orientação, o enquadramento, a localização, de modo que todos esses fatores são fundamentais na produção da informação.

No contexto contemporâneo da comunicação em empresas, organizações e instituições, é correto afirmar que, no Brasil, as atividades que mais se expandem são as de assessoria e consultoria, erroneamente denominadas apenas por “assessorias de imprensa”, ainda que seu trabalho cotidiano não esteja restrito à divulgação e a contatos com a imprensa e, ao contrário, envolva ações de comunicação integrada com os clientes e a opinião pública.

O que caracteriza a TV é o impacto provocado pela mensagem visual e sonora

Nos jornais, além do pauteiro, os repórteres setoristas também se responsabilizam por pautar o veículo.

O jornalismo digital trabalha, em grande parte, só com fatos imprevistos e depende muito dos acontecimentos que estejam ocorrendo naquele exato momento e, assim sendo, o jornalismo digital exige uma equipe diversificada para que cada um produza o seu próprio material.

Sobre jornalismo colaborativo, a partir das premissas do livro "Webjornalismo – Política e Jornalismo em Tempo Real" – (Borges, 2009), é uma tendência de desenvolvimento da internet enfatizar a troca de informações e a colaboração dos internautas em sites e serviços virtuais.

A prática do Jornalismo Científico estará sempre dividida entre a necessidade de divulgar novas descobertas que tenham impacto na vida em sociedade e a inconclusão de algumas pesquisas

O texto escrito ainda é a forma mais potente e confiável para levar a notícia ao público, ao contrário da imagem que apenas tem função estética na página de um jornal.

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