Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 24 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q746462

Leia os textos simbolistas I e II.


Escreva 1 para as características relativas ao Texto I, de Cruz e Sousa; 2 para as características relativas ao Texto II, de Alphonsus de Guimaraens e 3 para o que é comum aos Textos I e II.

( ) Morte como símbolo da eterna busca.

( ) Valorização das sensações provenientes de sentidos diferentes.

( ) Decadência anunciada em todos os elementos da natureza.

( ) Relações entre o mundo visível e o mundo das essências.

( ) Separação da matéria e do espírito sobrevivente às contingências terrenas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q746474

Sobre os aspectos étnicos e raciais na literatura brasileira,

I. a presença do negro na literatura brasileira não escapa ao tratamento marginalizador que, desde as instâncias fundadoras, marca a etnia no processo de construção da sociedade brasileira.

II. a matéria negra, embora só ganhe presença mais significativa a partir do século XIX, surge na literatura brasileira desde o século XVI, nos versos satíricos e demolidores de Gregório de Matos.

III. evidenciam-se, na trajetória do negro no discurso literário nacional, dois posicionamentos: a condição negra como objeto, numa visão distanciada do escritor sobre o negro (Bernardo Guimarães e Castro Alves, no Romantismo; Aluísio de Azevedo e Adolfo Caminha, no Realismo, por exemplo) e o negro como sujeito, numa atitude compromissada do escritor negro (Luiz Gama no Romantismo; Cruz e Souza no Simbolismo: Lima Barreto no Pré-modernismo).

IV. Na terceira geração romântica brasileira, os poetas interessam-se mais pela idealização amorosa, em um sentimentalismo exacerbado, do que pelo conflito entre liberdade e escravidão, que atingia a sociedade da época.

V. Desde os anos de 1970, a designação literatura negra, tal como vem sendo utilizada no Brasil e em outros países da América, vincula-se à uma literatura feita por negros ou por descendentes assumidos de negros e emerge no bojo de uma situação histórica dada, configuradora da reivindicação pelos negros de determinados valores caracterizadores de uma identidade própria.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q746431

Os gêneros permitem o tratamento da intrigante e difícil questão que indaga: Por que os membros de comunidades discursivas específicas usam a língua da maneira como fazem? Atente às respostas para esse questionamento apresentadas a seguir e assinale a que for INCORRETA.

Carregando...
Q745971

Considerando a tipologia do texto, é correto afirmar que ele é predominantemente

Carregando...
Q746436

Sabendo-se que a reiteração pode-se dar também por meio de hiperônimos e hipônimos, assinale a opção correta.

Carregando...
Q746435

Levando-se em conta o fato de que se deve oferecer um ensino culturalmente sensível, tendo em vista a pluralidade cultural, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...
Q746428

Atente para o texto a seguir.

O educador Paulo Freire afirmou que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele" (FREIRE, 1987). No viés da leitura do mundo pela palavra, vê-se emergir uma tecnologia de linguagem cujo espaço de apreensão de sentido não é apenas composto por palavras, mas, junto com elas, encontram-se sons, gráficos e diagramas, todos lançados sobre uma mesma superfície perceptual, amalgamados uns sobre os outros formando um todo significativo e de onde sentidos são complexamente disponibilizados aos navegantes do oceano digital. É assim o hipertexto.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que

Carregando...
Q746430

Leia a historinha O limoeiro de Maurício de Sousa.

Considerando a variação linguística utilizada, assinale a opção que apresenta uma visão preconceituosa a respeito do texto.

Carregando...
Q746434

Considerando que os gêneros estão agrupados em cinco modalidades retóricas correspondentes aos tipos textuais, assinale a opção em que a correspondência dos exemplos e as respectivas modalidades está correta.

Carregando...
Q746446

Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.

( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica", a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.

( ) Linguagem típica de textos com função utilitária, ou seja, que têm como finalidade predominante satisfazer a alguma necessidade específica, como informar, argumentar, convencer, dentre outras.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q746441

Leia atentamente o seguinte parágrafo:

"Viver é mesmo uma ginástica. O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento – músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto. Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta". Revista Superinteressante, n. 2, 1988

Considerando o parágrafo acima, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...
Q746439

Leia o seguinte parágrafo:

"A dita Era da Televisão é, relativamente, nova. Embora os princípios técnicos de base sobre os quais repousa a transmissão televisual já estivessem em experimentação entre 1908 e 1914, nos Estados Unidos, no decorrer de pesquisas sobre a amplificação eletrônica, somente na década de vinte chegou-se ao tubo catódico, principal peça do aparelho de tevê. Após várias experiências por sociedades eletrônicas, tiveram início, em 1939, as transmissões regulares entre Nova Iorque e Chicago - mas quase não havia aparelhos particulares. A guerra impôs um hiato às experiências. A ascensão vertiginosa do novo veículo deu-se após 1945. No Brasil, a despeito de algumas experiências pioneiras de laboratório (Roquete Pinto chegou a interessar-se pela transmissão da imagem), a tevê só foi mesmo implantada em setembro de 1950, com a inauguração do Canal 3 (TV Tupi), por Assis Chateaubriand. Nesse mesmo ano, nos Estados Unidos, já havia cerca de cem estações, servindo a doze milhões de aparelhos. Existem hoje mais de 50 canais em funcionamento, em todo o território brasileiro, e perto de 4 milhões de aparelhos receptores." [dados de 1971] (Muniz Sodré) Fonte: http:/ww.pead.letras.ufrj.br/tema09/coesaogramatical.ht ml. Acesso em 15/09/2018.

Considerando o parágrafo acima, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) O objetivo do parágrafo é mostrar a evolução da televisão ao longo do tempo, o que define o critério de organização exclusivamente por tempo.

( ) As expressões indicadoras de tempo e de lugar, ao longo do parágrafo, evidenciam a ordenação por tempo e espaço simultaneamente.

( ) Quando se escreve sobre fatos, ideias ou fenômenos, com o objetivo de mostrar sua evolução ao longo do tempo e em diferentes lugares, deve-se organizar o parágrafo por um dos critérios (tempo ou espaço).

( ) Há no parágrafo, dentre outras, a correspondência: experimentação (fato) – entre 1908 e 1914 (tempo) – nos Estados Unidos (espaço).

A sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q746427

Na leitura, leva-se em conta que

I. o texto possui, além da parte visível constituída por sua materialidade linguística (o explícito), uma parte invisível (o implícito).

II. o ato de ler é uma atividade que requer a mobilização de conhecimentos: linguístico, enciclopédico, comunicacional, de textos, entre outros.

III. o texto é resultado da “soma" de palavras, frases ou de outros textos, organizado de determinado modo, dentre tantos outros possíveis.

É correto o que consta em

Carregando...
Q746465

Leia o fragmento do conto pré-modernista "O Colocador de Pronomes", de Monteiro Lobato (1924) para a resolução da questão.

No conto intitulado “O Colocador de Pronomes", publicado em 1924, Monteiro Lobato ridiculariza a personagem central, Aldrovando, exatamente pelo uso de uma linguagem empolada e descabida, cheia de preciosismos e de palavras incompreensíveis para a maioria das pessoas.

Assinale a opção em que a significação (em itálico) do par de vocábulos está coerente com o uso presente no texto.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282