Considere uma força F=1i−1j+1k atuando num ponto localizado pelo vetor posição R=1i+1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. O cosseno do ângulo entre o vetor força e o vetor posição é
Seja uma partícula descrevendo um movimento circular cuja velocidade angular é dada por ⍵=√3i+√3j+√3k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. O período de rotação dessa partícula é
Considere uma partícula com carga elétrica q, velocidade V=1i+1j+1k em um campo magnético B=−1i+1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. A força na partícula devido ao campo magnético é
Uma partícula que executa um movimento harmônico simples ao longo do eixo x tem sua dinâmica descrita por uma equação do tipo a seguir, com a constante ⍵ positiva:
Um bloco cúbico de massa Ma = 5kg repousa numa mesa horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a mesa é µ = 0,3. Considere a aceleração da gravidade g = 10m/s2. Ao colocarmos outro bloco cúbico de massa Mb = 3kg sobre o primeiro, a força de atrito entre a mesa e o bloca de massa Ma aumenta, em Newtons (N), de
Os elementos combustíveis de um reator nuclear podem ser constituídos por pequenas esferas de óxido de Urânio. O chamado enriquecimento na fabricação desses elementos consiste em deixá-los ricos em
Atente para a seguinte figura, que representa um cilindro, de raio R, que rola num plano horizontal na direção xi, sem deslizar.
No cilindro, existe um ponto P, localizado a uma distância R/3 do centro, inicialmente localizado acima do centro. Depois de três voltas completas do cilindro, o vetor deslocamento do ponto P é
Atente para o seguinte excerto sobre avaliação da aprendizagem: “A avaliação praticada nas escolas é a avaliação da culpa e as notas praticadas são utilizadas para classificar os alunos, onde são comparados desempenhos e não os objetivos que se pretende atingir. Esta prática de avaliação se explícita por uma relação autoritária e conservadora que permite ao professor manter a disciplina e atenção dos alunos, desta forma a avaliação da aprendizagem torna-se um instrumento de controle que tudo pode, de forma que coercitiva o aluno, não dando-lhe alternativas que desenvolva meios para que alcance o aprendizado".
Utilizando-se como referência inicial o texto acima, é correto concluir-se que, para o autor, avaliação é