O autor de “Mazurca", para violoncelo e piano; “Prece", para orquestra; e “Dança de Negros", para piano, é um compositor cearense, conhecido por ser um dos primeiros a empregar ritmos, gêneros e temas brasileiros no cenário da música erudita.
Estamos nos referindo a
Pessoal do Ceará é um movimento cultural, surgido no final da década de 1960, integrado por importantes nomes da música cearense, que buscavam divulgação para seu trabalho em nível nacional. O marco emblemático do movimento foi o lançamento do disco “Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na Viagem" em 1972. Dentre os cantores que integraram esse disco destacam-se
Atente para a seguinte descrição: Autor de O Casamento da Peraldiana, foi responsável pela fundação do Grêmio Dramático Familiar em 1918 e produziu as peças mais populares nos teatros de Fortaleza no começo do século XX. Foi homenageado pela Universidade Federal do Ceará, que deu seu nome a um espaço de formação e apresentações.
Essa descrição corresponde a
Dentre as principais propostas de reivindicação dos professores, encontra-se como fundamental a necessidade de uma definição de políticas de formação em arte em várias instâncias. Dentre as propostas apresentadas a seguir, assinale a que NÃO corresponde a uma das reivindicações dos professores.
O ensino das artes na educação básica tem provocado discussões e reflexões nas mais diversas instâncias – políticas, educacionais e administrativas – impulsionadas pelas mudanças nas legislações que regem o sistema educacional brasileiro. Atente ao que se diz a seguir sobre arte e seu ensino, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) As definições de arte são inúmeras, em diversificados momentos e conforme estejam ligadas a concepções artísticas, estéticas e/ou educacionais, gerando outras problemáticas e estados de complexidades.
( ) A arte, na contemporaneidade, deve estar ancorada muito mais em dúvidas do que em certezas: desafia, levanta hipóteses e antíteses em vez de confirmar teses.
( ) A educação, por sua vez, está ancorada nas diferenças e nas diversidades “que somos e quem somos.
( ) Os tempos atuais exigem investimentos e diversificações, coerências e competências sociais e epistemológicas para que cada um seja construcional de sua pessoalidade coletivada e que se conheça para que possa, nos Outros e nas Coisas, se reconhecer, quer nas similitudes, quer nas diferenças e/ou nas divergências.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
No documento PCN-Artes, foram elaborados os moldes que o ensino de Artes deveria seguir. Os parâmetros curriculares, para todos os ciclos do ensino fundamental, são bastante abrangentes. Foram propostas, como guias, quatro modalidades artísticas, quais sejam:
A defesa pelo conhecimento histórico da Arte denota preocupação constante nas proposições da arte-educadora Ana Mae Barbosa, de promover o sentido de pertencimento a uma história, a uma cultura, a uma comunidade, possibilitando a significação e a reflexão. Para o arte-educador não importa não só o “fazer artístico", mas também dar informações para torná-lo apto a uma crítica individual e cultural. Pertence a essa discussão teórica a ideia de
A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:
Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
O conjunto de categorias funcionais reunidas segundo a correlação e afinidade existentes entre elas, quanto à natureza do trabalho e/ou o grau de conhecimentos, denomina-se
Assinale a opção em que a palavra “mapa" está empregada em um sentido metafórico e abstrato mais saliente.
Considerando os pronomes destacados em “...o Brasil é contra eles (ou os ignora ou só aparece para se meter onde não devia...)" (linhas 53-54), é correto afirmar que possuem referentes
A taxa de escolarização do ensino fundamental, no Ceará, com relação ao período de 2013 a 2015, registrou os seguintes dados:
Com base na análise da tabela acima, e tendo em vista que a taxa líquida abrange somente os alunos atendidos dentro da faixa etária regular obrigatória e a bruta compreende todos os alunos atendidos, incluindo os fora de faixa, é correto afirmar que