No que diz respeito à pintura corporal e à arte dos índios brasileiros, considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) As cores mais usadas para pintar o corpo são vermelho do urucum, o negro esverdeado do jenipapo, e o roxo da uva.
( ) Os primeiros registros dessa pintura datam de 1560 e no século XX ela foi objeto de estudo do antropólogo francês Lévi-Straus.
( ) Algumas pinturas possuem características geométricas, como é o caso da tradição dos povos Kadiwéu.
( ) De acordo com Lévi-Straus as pinturas corporais são todas do mesmo estilo e composição e não refletem hierarquias.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Os seguintes versos são os últimos de uma conhecida música popular que ficou famosa na voz de Luiz Gonzaga.
“Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chores não, viu?
Que eu voltarei, viu, meu coração"
Assinale a opção que corresponde ao nome da canção e do respectivo autor da letra.
O Teatro de Bonecos ou mamulengos é uma prática cultural milenar, que no Nordeste assumiu características próprias. No Ceará temos importantes grupos de “bonequeiros", dentre os quais encontram-se Folguedo, Formosura, Carrossel, Circo Tupiniquim e Gingobel.
Sobre Teatro de Bonecos no Ceará, é correto afirmar que
Assinale a opção que expressa a abordagem do teatro na educação como área de conhecimento e consequente motivação do pensamento criador.
A Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP foi criada em 1944, por um grupo de artistas, intelectuais e estudantes, para promover a afirmação da arte moderna no Ceará. Suas principais contribuições foram a promoção do ensino e a organização de exposições de artes visuais. Dentre os escultores que integram a SCAP, destacam-se:
A característica básica do PCN de Artes é a proposta triangular – que deve ser um ponto de partida para o ensino da Arte na escola. Essa abordagem tem como requisito um educador em constante transformação, em movimento e há modalidades a serem trabalhadas nos ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam a elaboração dos conteúdos em linguagens, das quais se EXCLUI a linguagem
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas cinco regiões. Considerando a cultura de cada região, relacione corretamente a região a sua cultura, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1- Nordeste
2- Norte
3- Centro-oeste
4- Sudeste
5- Sul
( ) As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã); o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-demamão, a dança de fitas e boi na vara. Na culinária, estão presentes: churrasco, camarão, pirão de peixe, cozido de carne em uma panela de barro.
( ) Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba-meu-boi, maracatu, carnaval, ciranda, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da sua cultura. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arrozdoce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.
( ) A cultura é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, e o cururu. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, mariaisabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, peixes do Pantanal, como o pintado, pacu, dourado, entre outros.
( ) Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba-meu-boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
( ) A quantidade de eventos culturais é imensa. As duas maiores festas populares são: o Círio de Nazaré, e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho. Outros elementos culturais da região são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ensino e aprendizagem de arte não é mera proposição de atividades sem fundamentos, ao aluno bem como a instituição de ensino deve se fazer entender que a disciplina tem objetivos específicos e os conteúdos “sempre se ligam a determinado espaço cultural, tempo histórico e a condições particulares que envolvem aspectos sociais, ambientais, econômicos, culturais, etários." (BRASIL, 1997, p.49). O professor é o mediador entre as partes: instituição/aluno – disseminação do conhecimento. Os três eixos norteadores produzir, apreciar e contextualizar, são definidos nesta articulação individualizados, porém interligados no contexto.
Considerando esses três eixos, numere os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1- Produzir
2- Apreciar
3- Contextualizar
( ) Percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. Refere-se à análise da produção artística individual e do outro, interpretando segundo seus conhecimentos preconcebidos, “a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente". (BRASIL, 1997, p.50)
( ) A seleção dos conteúdos é baseada em critérios que visam despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os PCN's. (BRASIL, 1997, p.51)
( ) São as experiências que o aluno tem na prática nas atividades propostas (como expressão, construção, representação), observando a temática a que está relacionada. É o processo de criação que se realiza por intermédio de experimentações (técnicas, materiais, substratos) e também do uso das diversidades de linguagens artísticas. (BRASIL, 1997, p.50)
A sequência correta, de cima para baixo é:
Considere a seguinte afirmação “A percepção estética é a chave da comunicação artística". Partindo dessa premissa, atente para o que se diz a seguir sobre estética e seu conceito, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) No processo de apreciação de uma obra de arte, as questões de natureza estética, dependem exclusivamente dos conhecimentos técnicos do expetador sobre o processo de produção naquela linguagem artística.
( ) A construção do conhecimento em arte depende de relações significativas, a partir da percepção de elementos estéticos como a qualidade de linhas, texturas, cores, sons e movimentos.
( ) Os elementos básicos da comunicação e expressão da pintura abstrata são linha, cor e formas concretas do cotidiano.
( ) A qualidade estética da obra de arte depende unicamente da sensibilidade do artista.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Atente às seguintes afirmações a respeito da arte africana ou afro-brasileira.
I. As primeiras manifestações da arte africana chegaram ao Brasil com os povos escravizados pelos portugueses durante o período colonial e imperial.
II. O conjunto de tradições culturais dos africanos que aqui aportaram no período colonial e imperial, tais como festas, danças e ritmos formaram um tipo de arte que recebe o nome de afro-brasileira.
III. A música é uma das expressões artísticas que não recebeu contribuição da arte africana, porque os negros que aqui desembarcaram, não conseguiram introduzir na cultura afro-brasileira o uso dos instrumentos musicais que são peculiares à sua música como por exemplo o berimbau, o afoxé e o agogô.
IV. O Maracatu é uma manifestação artística que se formou a partir de elementos exclusivos da arte africana.
Está correto o que se afirma em
O autor de “Mazurca", para violoncelo e piano; “Prece", para orquestra; e “Dança de Negros", para piano, é um compositor cearense, conhecido por ser um dos primeiros a empregar ritmos, gêneros e temas brasileiros no cenário da música erudita.
Estamos nos referindo a
Pessoal do Ceará é um movimento cultural, surgido no final da década de 1960, integrado por importantes nomes da música cearense, que buscavam divulgação para seu trabalho em nível nacional. O marco emblemático do movimento foi o lançamento do disco “Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na Viagem" em 1972. Dentre os cantores que integraram esse disco destacam-se
Atente para a seguinte descrição: Autor de O Casamento da Peraldiana, foi responsável pela fundação do Grêmio Dramático Familiar em 1918 e produziu as peças mais populares nos teatros de Fortaleza no começo do século XX. Foi homenageado pela Universidade Federal do Ceará, que deu seu nome a um espaço de formação e apresentações.
Essa descrição corresponde a
Dentre as principais propostas de reivindicação dos professores, encontra-se como fundamental a necessidade de uma definição de políticas de formação em arte em várias instâncias. Dentre as propostas apresentadas a seguir, assinale a que NÃO corresponde a uma das reivindicações dos professores.
O ensino das artes na educação básica tem provocado discussões e reflexões nas mais diversas instâncias – políticas, educacionais e administrativas – impulsionadas pelas mudanças nas legislações que regem o sistema educacional brasileiro. Atente ao que se diz a seguir sobre arte e seu ensino, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) As definições de arte são inúmeras, em diversificados momentos e conforme estejam ligadas a concepções artísticas, estéticas e/ou educacionais, gerando outras problemáticas e estados de complexidades.
( ) A arte, na contemporaneidade, deve estar ancorada muito mais em dúvidas do que em certezas: desafia, levanta hipóteses e antíteses em vez de confirmar teses.
( ) A educação, por sua vez, está ancorada nas diferenças e nas diversidades “que somos e quem somos.
( ) Os tempos atuais exigem investimentos e diversificações, coerências e competências sociais e epistemológicas para que cada um seja construcional de sua pessoalidade coletivada e que se conheça para que possa, nos Outros e nas Coisas, se reconhecer, quer nas similitudes, quer nas diferenças e/ou nas divergências.
A sequência correta, de cima para baixo, é: