Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 63 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q519307

Sobre o diagrama de casos de uso da UML, analise as proposições abaixo.
1) São usados em análise de requisitos e projetos de alto nível e modelam o contexto de um sistema, engenharia reversa e engenharia progressiva.
2) Quando desenha um diagrama de casos de uso devemos ter identificados: as funcionalidades a serem representadas como um caso de uso, os atores e os relacionamentos entre os casos de uso e os atores.
3) Diagramas de caso de uso especificam os eventos de um sistema e seus fluxos e descrevem como são implementados. Além disso, não apenas dizem o que o sistema deve fazer, mas também especificam como isso será conseguido.
4) Descrição do Caso de Uso são narrativas de texto do Caso de Uso. Elas usualmente tomam a forma de uma nota ou um documento que é, de alguma maneira, ligado ao Caso de Uso, e explanam o processo ou atividades que tomarão lugar no Caso de Uso.
5) Entre os propósitos dos diagramas de caso de uso temos: colher os requisitos de um sistema, ter uma visão externa do sistema, saber que fatores internos e externos influenciam o sistema e mostrar a interação entre os requisitos e atores.
Estão corretas, apenas:

Carregando...
Q519314

O comando condicional se-então-senão (if-then-else) pode-se pode ter seu comportamento simulado com o enquanto-que (while). Dado o trecho de pseudocódigo esquemático abaixo, assinale a alternativa em que se simula o comportamento do se-então-senão (if-thenelse) com o enquanto-que, onde S e T são sequências arbitrárias de comandos e C uma expressão boolena.
se C então faça
S
senão faça
T
fim-se

Carregando...
Q519319

Considere as afirmações abaixo, sobre os paradigmas de linguagens de programação.
1) As linguagens de programação Python, Ruby, C#, Cython e Lua são multiparadigmáticas e podem ser classificadas, pelo menos, nos paradigmas Orientado a Objetos, Funcional e Imperativo.
2) As linguagens de programação Object-Pascal (Delphi), Python, C++ e Java, embora deem suporte à Orientação a Objetos (OO), não são completamente orientadas a objetos.
3) As linguagens de programação Smalltalk e Ruby são completamente orientadas a objetos, uma vez que todo valor de dados é um objeto e todas as operações são vias chamadas de métodos.
Está(ão) correta(s):

Carregando...
Q519321

Correlacione os tipos de variáveis definidas pela linguagem de programação Java, listadas na primeira coluna, a sua

descrição, na segunda coluna.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q519326

Correlacione as tecnologias Java EE que são usadas na camada web em aplicações Java EE, listadas na primeira coluna,

a sua descrição, na segunda coluna.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q518859

Para circular em contextos públicos formais, um texto escrito deve estar de acordo com a norma-padrão da língua. Assinale a alternativa em que as normas da concordância verbal foram atendidas.

Carregando...
Q518873

No que se refere às ferramentas de edição de textos, planilhas eletrônicas e ferramentas de apresentações (ambientes Microsoft Office 2010 e LibreOffice 5.0), analise as proposições abaixo.
1) A ferramenta de preenchimento do LibreOffice Calc 5.0 possibilita a adição de uma sequência de preenchimento em uma planilha eletrônica, selecionando as células a serem preenchidas e clicando em Editar → Preencher → Séries.
2) O LibreOffice Impress 5.0 permite que um objeto seja animado para mover-se por um caminho considerando apenas trajetórias predefinidas.
3) Para criação de um sumário no LibreOffice Writer 5.0, deve-se clicar em Inserir → Índices e Sumários.
4) O Microsoft PowerPoint 2010 anima textos, imagens, formas, tabelas e elementos gráficos SmartArt, oferecendo efeitos visuais, alterações no tamanho, alterações na cor e adição de movimentos.
5) O LibreOffice Writer 5.0 possibilita a criação de referências cruzadas para Títulos, Parágrafos numerados, Objetos com Legendas e Marcadores.
Estão corretas, apenas:

Carregando...
Q518854

Assinale a alternativa que apresenta a síntese do tema em torno do qual se desenvolve o Texto 1

Carregando...
Q518861

O Texto 2 deve ser interpretado como sendo:

Carregando...
Q518866

Uma colônia de bacterias, isolada para cultura, se reproduz de maneira que triplica seu volume a cada dois minutos. Se, em dez minutos, uma cuba contendo certo volume de bactérias fica completamente cheia, em quantos minutos as bactérias ocupavam um terço da cuba?

Carregando...
Q519338

Na linguagem SQL, não existe a operação de divisão relacional da álgebra relacional. Analise as tentativas de se

implementar a divisão relacional, usando outros recursos da SQL e atribua V para as tentativas que funcionam e F para as

que não funcionarem – seja por estarem logicamente erradas, seja por causarem erros de compilação ou execução


A sequência das atribuições, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q519340

Assinale a alternativa que contém o resultado do comando SQL.


Carregando...
Q519333

Acerca do conceito de normalização em banco de dados, assinale V para as proposições Verdadeiras, ou F para as Falsas.
( ) Uma relação está na Terceira Forma Normal (3NF) se ela está na 2NF e todo atributo não chave é plenamente dependente da chave primária.
( ) Uma relação está na Quarta Forma Normal (4NF) se ela está na 3NF e nenhum atributo não chave é transitivamente dependente da chave primária.
( ) Uma relação está na Primeira Forma Normal (1NF) se todo determinante é uma chave candidata.
( ) Uma relação está na Segunda Forma Normal (2NF) se ela está na 1NF e não existem dependências multivaloradas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q519306

Acerca do conceito de polimorfismo na orientação a objetos, analise as afirmações abaixo.
1) No polimorfismo de nome ou de sobrecarga (overloading) a decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de execução.
2) Com o polimorfismo, um objeto pode ser referenciado de várias formas distintas.
3) No polimorfismo dinâmico ou de sobrescrita (overriding) os métodos têm nome e assinatura, e na subclasse se redefine um método da superclasse. A decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de execução.
4) Nas linguagens orientadas a objetos é comum encontrar três formas de polimorfismo: ad hoc (como a sobrecarga de operadores), paramétrico (sobrecarga de nome com assinaturas diferentes) e de herança (reescrita de método).
Estão corretas:

Carregando...
Q519313

Com o comando de repetição repetir-até-que (repeatuntil) pode-se simular o comportamento do enquantoque (while). Dado o trecho de pseudocódigo esquemático abaixo, assinale a alternativa em que se simula o comportamento do enquanto-que com o repetir-até-que, onde S é uma sequência arbitrária de comandos e C uma expressão boolena que incorpora a condição de parada do laço.
enquanto que C
S
fim-enquanto

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282