Em uma aula de Geografia, o Professor pode apresentar aos seus alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a charge a seguir:
Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:
Em Geografia, há dispositivos para determinar a presença, distância e velocidade de um objeto por meio de transmissões de microondas. Atualmente, podem ser utilizados em diversos campos de navegação marítima e aérea, a orientação automática de satélites e mísseis; a medição de fenômenos atmosféricos; os estudos geológicos; o controle de velocidade e fluxos de veículos. Podemos corretamente associar tal definição ao seguinte conceito:
Observe os indicadores sociais abaixo:
Analisando os indicadores sociais acima, podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
Um Professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “a formação dos blocos econômicos” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Considere o seguinte IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (2010): 0,497. Dentre os países abaixo e, no contexto dos indicadores sociais, podemos corretamente associar este IDH ao seguinte país:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado relacionar as transformações identificadas nas paisagens terrestres à interação entre a sociedade e o meio natural. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado desenvolver noções de conservação ambiental. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado compreender a diferença entre a agricultura moderna e a agricultura tradicional. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “cotidiano de convivência, trabalho e lazer” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:
Um Professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “diferentes dimensões da globalização” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado relacionar o uso inadequado dos solos com problemas ambientais, como erosão e contaminação dos solos e dos lençóis freáticos. Essa habilidade pode ser desenvolvida, especificamente, através do seguinte eixo norteador:
No contexto dos caminhos ou orientações no espaço de referência, o ponto colateral Sudeste (SE) se encontra entres os seguintes pontos cardeais:
No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:
Um Professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “a geopolítica no Brasil” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Em Geografia, a projeção cartográfica que não utiliza o conceito de superfície de projeção, antes sendo construída com base em critérios formulados matematicamente, pode ser corretamente associada ao seguinte conceito: