Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 27 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 27
Questões por página:
Q635484

No Brasil, o grande sistema de alta pressão atmosférica, mencionado no texto, possibilita ar mais seco e facilita a ocorrência do fenômeno denominado

Carregando...
Q635489

Diferentes são as discussões e análises sobre os eventos de enchentes e inundações no Brasil e no mundo. A resolução da problemática exposta pode ser examinada a partir da abordagem sistêmica, que compreende

Carregando...
Q635491

Apesar de serem classificadas como energias renováveis, as usinas hidroelétricas não estão isentas de criarem conflitos. As barragens e os lagos formados geram diferentes impactos sociais e ambientais. Acerca desse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os processos de inundação acarretam o desaparecimento de praias fluviais e de comunidades ribeirinhas.

II. As inundações promovem eutrofização das águas e transformação de ambientes de águas paradas em ambientes de águas correntes, impactando, assim, as taxas de oxigênio dissolvido na água.

III. Os processos de inundação alteram as dinâmicas da paisagem e comprometem um conjunto de atividades socioeconômicas, como os sistemas de agricultura de vazante.

IV. Os processos de implantação de barragens impactam diretamente espécies da fauna aquática e suas mobilidades espaciais, sobretudo, durante os períodos de reprodução.

V. Diante dos processos de inundação, verificam-se contradições na ação do Estado, pois tais processos impactam unidades de conservação e terras indígenas, territórios garantidos e protegidos por lei.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q635504

O Sistema de Informações Geográficas (SIG) tem sido uma ferramenta eficaz nas ações vinculadas ao planejamento, à gestão, ao monitoramento, à caracterização dos espaços urbanos, possibilitando aos gestores uma visão mais abrangente sobre os municípios, auxiliando nas tomadas de decisões.

Sobre o SIG e sua aplicação no espaço urbano, assinale a opção correta.

Carregando...
Q635509

De acordo com as perspectivas apresentadas nos textos acerca das lógicas de reestruturação produtiva, seus circuitos de produção e a organização espacial, assinale a opção correta.

Carregando...
Q635511

No Brasil, grande parte do patrimônio natural beneficia-se de um sistema de gestão territorial, conforme regulamentado pela Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), contemplando dois grandes grupos de unidades: de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

Considerando os entes federativos do SNUC, avalie as afirmações a seguir.

I. Nas Unidades de Proteção Integral, cujo principal objetivo é a preservação da natureza, é proibida a retirada de produtos nos espaços protegidos, como é o caso das Reservas Biológicas e das Florestas Nacionais.

II. A Área de Proteção Ambiental permite, em seu território, a presença de edificações, desde que seja assegurada a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

III. Os Parques Nacionais são, entre as Unidades de Uso Restrito, aqueles em que são permitidos a recreação e o turismo ecológico, o que facilita o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental nesses locais.

IV. Em Reserva Extrativista, um tipo de Unidade de Proteção Integral, não é permitido o uso de recursos naturais de origem vegetal, animal ou mineral.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q635476

A partir das informações expressas no gráfico, assinale a opção correta.

Carregando...
Q635483

A economia financeira atual fez que algum as cidades se tornassem centros de poder. Elas coordenam e centralizam atividades terciárias (bancos, publicidade, consultorias etc.) e são promotoras da integração das economias nacionais com os mercados mundiais. Conhecidas como cidades globais, constituem espaços essenciais de gestão, coordenação e planejamento da economia capitalista nessa época de globalização. Na figura a seguir, pode-se observar a distribuição da rede de cidades globais.

Considerando a figura apresentada e a atual configuração das redes de cidades globais, avalie as afirmações a seguir.

I. As cidades globais localizam-se nos países centrais, pois estes são os responsáveis pela integração da economia financeira internacional, pela irradiação dos progressos tecnológicos e pela polarização dos fluxos das redes planetárias.

II. Cingapura, Cidade do México e São Paulo são consideradas cidades globais, pois são importantes centros financeiros e bancários e concentram sedes de organizações internacionais.

III. As cidades globais, independentemente do tamanho de sua população, exercem importante papel econômico-financeiro e técnico, pois são grandes prestadoras de serviços especializados e centros vitais da dinâmica capitalista atual.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q635488

O geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber (1970), considerando características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas, classificou o território brasileiro em seis domínios morfoclimáticos e, entre eles, faixas de transição.

A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que no domínio

Carregando...
Q635490

No desenvolvimento das dinâmicas do capitalismo, algumas mudanças importantes têm-se destacado nos modos de organização e produção no planeta nas últimas décadas, entre as quais se incluem

Carregando...
Q635508

A imagem a seguir reproduz sistemas de abastecimento urbano de águas no Brasil.

Acerca de aspectos condicionantes de redes de abastecimento de água e da escolha para tal abastecimento no Brasil, assinale a opção correta.

Carregando...
Q635510

Com relação aos novos discursos e práticas da gestão urbana na atualidade, conforme mencionado no texto, assinale a opção correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) B
  • 17) B
  • 18) D
  • 19) E
  • 20) D
  • 21) B
  • 22) B
  • 23) D
  • 24) B
  • 25) D
  • 26) E
  • 27) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282