Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q635475

Considerando novas e velhas dinâmicas da segregação espacial nas cidades brasileiras na contemporaneidade, avalie as afirmações a seguir.

I. A segregação espacial é consequência da existência dos sistemas de segurança, que promovem a segregação dos ricos em relação aos mais pobres.

II. A segregação espacial tem relação com as diferenças de classes sociais, que resultam na fragmentação do espaço em áreas com melhores condições de infraestrutura e outras com escassez de serviços urbanos.

III. O uso dos sistemas de segurança vem permitindo que a segregação espacial possa aprofundar-se, opondo diferentes segmentos e classes sociais, tanto no centro quanto em outras áreas das cidades.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q635482

Na perspectiva do texto apresentado, a Geografia Crítica adota o método

Carregando...
Q635487

Assinale a opção que contempla a síntese da teoria de Halford J. Mackinder, apresentada no texto.

Carregando...
Q635507

Considerando a divisão territorial brasileira, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A criação de novos estados da Federação envolve interesses difusos, que se colocam na luta por representatividades de interesses locais e mascaram seu caráter regional.

PORQUE

II. Apesar da diversidade de projetos de desmembramentos dos atuais estados federados brasileiros, a análise da legislação sobre o assunto, à luz da Constituição de 1988, e as questões estruturais da vida política indicam que, na prática, são remotas as chances de sucesso de tais projetos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q635479

Acerca dos territórios e das territorialidades quilombolas no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Há diferentes orientações territoriais quilombolas, adotadas conforme condições sociopolíticas específicas, mas sempre preservando-se uma cultura negra comum.

II. Nas áreas remanescentes de quilombos, as disputas territoriais diminuem à medida que são desenvolvidas políticas de identificação de suas terras.

III. Para serem constituídos formalmente, os territórios precisam ser identificados, delimitados e demarcados, além de outras especificidades, definidas em normas públicas.

IV. Os territórios mantêm forte relação com a noção de identidade, que pode ser autoatribuída, tendo vínculo com as práticas culturais que expressam sua indissociabilidade.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q635481

As concepções geográficas de representações apresentam grande complexidade e estão além da fixidez e estabilidade tradicionalmente presente na cartografia oficial.

Acerca das novas perspectivas das linguagens geográficas e de seu potencial nos processos de ensino-aprendizagem, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As escalas, projeções e simbologias devem seguir padrões já estabelecidos para que não haja prejuízo na comunicação, pois, sem tais postulados, as representações e o imaginário geográficos relativos a mapas ficam comprometidos como elementos reais de compreensão do mundo.

PORQUE

II. Processos de subversão na concepção das formas e de seus significados possibilitam reconstruções das relações de poder e dominação estabelecidas no espaço, o que se estende ao modo de conceber os mapas oficiais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q635486

Observe, a seguir, um perfil de solo.

Com relação ao perfil de solo apresentado, assinale a opção correta.

Carregando...
Q635506

Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio), em 2014, havia telefone fixo ou celular em 93,5% dos domicílios brasileiros. No entanto, entre os anos de 2007 e 2015, a evolução dos terminais telefônicos apresentou relativa estabilidade nas linhas telefônicas fixas em funcionamento, enquanto as de telefonia celular aumentaram 53,07%.

Quanto à distribuição, a tabela de telefones em serviço- 2015 aponta a concentração das linhas na região Sudeste (47,44% do total) e menor concentração nas regiões Norte e Centro-Oeste (6,4% e 8,24%, respectivamente).

A partir dos métodos de representação quantitativa, qualitativa e ordenada, nos diferentes modos de implantação de telefonia, assinale a opção em que consta o mapa temático mais adequado para representar os dados registrados na tabela sobre telefones em serviço em 2015.

Carregando...
Q635513

Considerando as importantes dinâmicas litorâneas verificadas no Brasil, expressas no texto e na imagem, avalie as afirmações a seguir.

I. As modificações das linhas de costa estão vinculadas aos balanços de sedimentos, resultantes tanto das dinâmicas naturais quanto das intervenções humanas no ambiente.

II. A presença de manguezais ocasiona instabilidade nos sistemas morfodinâmicos e transformações nos sistemas praiais, em relação à linha de costa.

III. Obras de infraestrutura, como as de ordem turística ou portuária, modificam os padrões de ondas e alteram a intensidade da energia junto ao balanço sedimentar em um sistema praial.

IV. No Brasil, a ausência de legislação sobre o gerenciamento costeiro amplia os fatores de risco responsáveis pelos processos de erosão marinha.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q635478

Considerando a problemática apresentada e os tipos de migrantes internacionais, avalie as afirmações a seguir.

I. Acerca dos migrantes com documentação, o Estado brasileiro deve considerar a possibilidade de conceder a eles e aos membros de suas famílias tratamento regular, igual ao concedido a seus próprios nacionais, no que diz respeito aos direitos humanos fundamentais.

II. O Estado brasileiro deve implementar ações que visem à redução do número de migrantes não documentados, à prevenção do tráfico internacional de pessoas e à proteção contra a xenofobia.

III. O Estado brasileiro deve tomar medidas apropriadas para resolver conflitos, promover a paz e a reconciliação e beneficiar os refugiados e asilados, oferecendo-lhes alojamento adequado, educação, serviços de saúde e outros serviços sociais necessários.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q635480

Considerando a concepção do texto sobre o espaço geográfico, avalie as afirmações a seguir.

I. O espaço geográfico é o espaço de todos, mas a formação de redes e o seu uso são desiguais, já que os territórios com densidade técnica e infraestrutura favoráveis atraem mais investimentos, ampliando sua produtividade espacial.

II. O espaço geográfico é formado de materialidades, de objetos e de redes técnicas, mas também de ações e de políticas que atendem aos atores hegemonizados e hegemônicos de forma equitativa.

III. A natureza é apropriada de forma desigual pelos diferentes atores sociais e usada como recurso pelos atores hegemônicos, adquirindo valor de troca.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q635485

Sobre as dinâmicas e os processos que compõem os movimentos de massa, as ocupações urbanas e os riscos ambientais, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar de os fatores do meio físico serem centrais na compreensão e explicação dos fenômenos mencionados, fatores bióticos, especialmente o ser humano, podem participar, de modo significativo, dessas dinâmicas.

II. Um conjunto de ações, como, mapeamentos de suscetibilidade, monitoramento de encostas e de índices pluviométricos pode reduzir a gravidade dos impactos causados pelos fenômenos mencionados, especialmente, os relacionados à vida humana.

III. Os movimentos de massa, por se caracterizarem como um processo natural típico de planícies aluviais, fazem parte da própria evolução geomorfológica, através da deposição de sedimentos nesses ambientes.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q635505

Na faixa tropical do território brasileiro é comum a ocorrência de escorregamentos. Esses processos, associados aos usos e à ocupação do solo, proporcionam uma combinação que resulta em movimentos de massa sob atuação da força da gravidade. Nesse sentido, as precipitações são importantes condicionantes desse processo e, muitas vezes, ganham dimensões catastróficas, com perdas materiais e de vidas.

Os escorregamentos são processos

Carregando...
Q635512

A respeito das possíveis relações entre política e planejamento urbano e as dimensões do grafite, avalie as afirmações a seguir.

I. O grafite, combatido por poderes públicos de algum as cidades brasileiras, tem sido apoiado, em outras prefeituras, como forma de inclusão de uma cultura urbana e de sujeitos sociais anteriormente marginalizados.

II. Apesar das divergências, essa expressão cultural permanece como instrumento político de sujeitos sociais nas cidades do Brasil, como forma de resistência, dando visibilidade a lutas e denunciando as desigualdades socioespaciais.

III. Em um espaço de contradições, o grafite tem sido ressignificado pelas lógicas de reprodução do capital e servido como elemento importante nos processos de requalificação de bairros e setores privilegiados das cidades, assim como na realização de grandes eventos esportivos.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q635477

No que se refere às mudanças na configuração regional e territorial da União Europeia, mencionadas no texto, verifica-se que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282