Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q633049

O grafo a seguir representa uma rede de roteadores. As arestas são rotuladas com os respectivos custos de cada ligação.

Após a execução do algoritmo de Dijkstra pelo roteador de número 1, o vetor D retornou contendo os seguintes valores:

Nesse cenário, quais são os custos das arestas A, B, C, D, E e F, respectivamente?

Carregando...
Q633001

A importância da otimização no processo produtivo é inegável. Do ponto de vista matemático, para otimizar determinada grandeza, é necessário modelá-la de acordo com uma função e, a partir daí, conforme a situação, procurar um máximo ou um mínimo. Uma das formas usadas para minimizar funções é o método dos multiplicadores de Lagrange.

Um fabricante de latinhas de refrigerante deve propor uma lata cilíndrica de volume V0. Essa lata será fabricada usando-se duas ligas metálicas distintas, sendo uma para a parte lateral e outra para a base e a tampa. Ele deseja calcular o raio (r) e a altura (h) da lata para que o custo de sua produção seja o menor possível. Sabe-se que a área total da lata é dada por A(r,h) e que o custo total de produção da lata, que depende apenas do material utilizado na sua produção, é C(r,h). Para a solução desse problema, será utilizado o método dos multiplicadores de Lagrange.

Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir, acerca da solução desse problema.

I. O custo de produção da lata pode ser expresso por C( r, h) = 2 π (K1rh + K2r 2), em que K1 e K2 são constantes que dependem do custo de cada uma das ligas metálicas por unidade de área.

II. A função a ser minimizada da área total da lata é A(r,h) = 2 π rh + 2 π r2.

III. O vínculo na minimização, relacionado ao volume da lata, é dado por g(r,h) = π r2 h-V0.

IV. O sistema de equações a ser montado é C(r,h) = λg(r,h), no qual λ é denominado multiplicador de Lagrange.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q633037

Os filtros digitais são de grande importância em tratamento de sinais. Com códigos relativamente pequenos, é possível implementar filtros de ordem bastante elevada, o que em circuitos analógicos demandaria uma quantidade considerável de amplificadores operacionais. A seguir, reproduz-se um fragmento de código que implementa um filtro digital estruturado.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O algoritmo forma um sistema assintoticamente estável, linear, invariante e discreto no tempo.

PORQUE

II. Os paios do sistema formado pelo algoritmo estão no semiplano complexo esquerdo, excluindo-se o eixo imaginário.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q633044

Considere que tenha ocorrido o vazamento de imagens íntimas, por meio de aplicativo de comunicação instantânea de celular, disponibilizado por provedor de aplicações, sem autorização das pessoas que aparecem nas imagens.

Nesse contexto, de acordo com a Lei n. 12.965/2014, conhecida popularmente como Marco Civil da Internet, o provedor de aplicações de internet poderá

Carregando...
Q632995

O sistema logístico e produtivo conhecido como just in time é uma filosofia de administração da produção baseada no modelo Toyota de produção. Esse novo enfoque na administração da manufatura surgiu de uma visão estratégica e inovadora das pessoas envolvidas na gestão empresarial, buscando vantagem competitiva por intermédio de uma melhor utilização do processo produtivo.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, a respeito do sistema produtivo just in time.

I. Estimula o desenvolvimento de melhorias constantes, não apenas dos procedimentos e processos, mas também do homem dentro da empresa, o que permite desenvolver o potencial humano dentro das organizações e ampliar a base de confiança obtida pela transparência e honestidade das ações.

II. A implementação dos princípios da organização começa pela fábrica e suas repercussões estendem-se por toda a empresa, o que caracteriza o princípio da visibilidade, fundamentado no objetivo de tornar visíveis os problemas onde quer que possam existir.

III. Tem como objetivo administrar a manufatura de forma bem simples e eficiente, otimizando o uso dos recursos de capital, equipamento e mão de obra, o que resulta em um sistema capaz de atender às exigências do cliente, em termos de qualidade e prazo de entrega, ao menor custo.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q633000

Em uma campanha publicitária que visa à redução do consumo de energia elétrica em residências, identificam-se as recomendações a seguir:

• substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou lâmpadas de LED;

• evite usar o chuveiro elétrico com a chave na posição "inverno" ou "quente";

• acumule grande quantidade de roupa para ser passada a ferro elétrico de uma só vez;

• evite o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente;

• utilize, na instalação elétrica, fios de diâmetros recomendados às suas finalidades.

A característica comum a essas recomendações é a proposta de economiza r energia por intermédio da redução

Carregando...
Q633036

Considere o código em C, a seguir, compilado em um sistema computacional de 32 bits, que exemplifica-o uso do tipo de dados ponteiro.

A partir das informações apresentadas, assinale a opção que apresenta a memória principal e seu conteúdo, após o programa ser executado.

Carregando...
Q632999

Suponha que determinado programa de computador seja executado por meio de 13 etapas, com tempo médio de 50 segundos ao todo e dispersão relativa de 10% em torno da média.

Considere que uma equipe de engenharia propõe um novo algoritmo que reduz em 30% o tempo de execução de todas as 13 etapas desse programa.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir, a respeito do tempo de execução do novo algoritmo.

I. O tempo médio por etapa será de 32,5 segundos.

II. O desvio-padrão permanecerá inalterado.

III. A dispersão relativa em torno da média permanecerá inalterada.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q633043

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Embora a virtualização contribua para a computação verde, o projeto e a gerência de uma arquitetura virtualizada apresentam problemas.

PORQUE

II. Da virtualização podem decorrer problemas de segurança a partir de vulnerabilidades no hospedeiro, além de potencialmente haver maior desgaste das máquinas servidoras e, portanto, maior custo de manutenção.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q633048

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O baixo nível de acessibilidade da população idosa aos smartphones revela a exclusão social na terceira idade.

PORQUE

II. Os tipos de possibilidades de interação, também conhecidos como affordance, providos pelos smartphones, têm um impacto negativo nos idosos em termos de usabilidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632994

A partir desses textos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os benefícios da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos são de difícil valoração econômica.

II. As mudanças climáticas resultantes da emissão de gases de efeito estufa têm gerado oportunidades para o desenvolvimento e a utilização de fontes renováveis de energia, como alternativas ao uso de combustíveis fósseis.

III. A degradação ambiental pode ocasionar limitações ao crescimento econômico sustentável.

IV. A geração de riqueza e desenvolvimento sem a elevação do padrão de consumo dos recursos naturais constitui impedimento para o crescimento de países em desenvolvimento.

V. Os tratados internacionais ambientais exigem entrelaçamento entre lucros obtidos, desenvolvimento social de comunidades tradicionais e conservação dos ecossistemas.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q633035

Um microcontrolador controla o dispositivo em que ele se encontra embutido através da sua interface de programação de aplicativos (API). Essencialmente, essa interface consiste em um conjunto de registradores de dados, de controle e de estado. Em um microcontrolador hipotético, os bits 5, 4 e 3 do registrador de controle MODOEVENTO de 16 bits controlam a configuração do tipo de evento que gera um gatilho em um pino específico, conforme a seguinte codificação binária: 000 = desabilitado; 001 = sensível a borda de subida; 010 = sensível a borda de descida; 011 = sensível a ambas as bordas; 100 =sensível a nível alto; 101 =sensível a nível baixo. O bit 0, à extrema direita, é o menos significativo, e o bit 15, o mais significativo.

Considerando-se essa situação e sabendo-se que, em linguagem C, os símbolos I, & e ∼ correspondem aos operadores lógicos bit a bit OR, AND e NOT, respectivamente, qual instrução em C deve ser utilizada para configurar o pino, de forma que ele fique sensível a ambas as bordas?

Carregando...
Q633042

Em pesquisa operacional, problemas de Programação Linear (PL) são aqueles para os quais a função objetivo e as restrições são todas lineares. Um importante problema prático modelado com PL é o problema do transporte.

Suponha uma situação em que tenhamos K portos, P 1 , P2 , ... , PK' que irão suprir J mercados, M1, M2,... , MJ, com um certo produto. O porto Pi possui uma quantidade Si do produto, sendo i = 1, 2, ... ,K, e o mercado MJ deve receber pelo menos uma quantidade rJ do produto, sendo j = 1, 2, ... , J. Considere que b ij é o custo de transporte de uma unidade do produto do porto Pi para o mercado MJ, e yij é a quantidade de produtos despachados do porto Pi para o mercado MJ. O problema é suprir as necessidades dos mercados com o custo de transporte mínimo.

Com base na situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A expressão a ser minimizada é

II. São restrições do problema: para i = 1, 2, ..., K.

III. São restrições do problema: para j = 1, 2, ..., J.

IV. A quantidade total despachada para o mercado Mj é K · yij .

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q633047

A política de segurança e as ferramentas para sua implementação em um banco de dados é, atualmente, um assunto de grande importância para toda organização que faz uso de sistemas computacionais no seu dia a dia. Não somente a vulnerabilidade a ataques de hackers ou usuários não autorizados, mas também o controle sobre o acesso restrito a determinadas informações são uma constante preocupação dos responsáveis por garantir a segurança e a confidencial idade das informações em um banco de dados.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os comandos GRANT, DENY e REVOKE são responsáveis por definir as permissões de acesso dos usuários e grupos aos diversos elementos do esquema de um banco de dados.

II. Caso o usuário UserA, integrante do grupo Group1, receba a permissão GRANT SELECT em uma tabela tblDados, e o Group1 receba uma permissão DENY SELECT na mesma tabela tblDados, o usuário UserA conseguirá realizar consultas nessa tabela.

III. É vedado a um usuário, tendo recebido determinado grupo de permissões em uma tabela, transmitir esses privilégios para outros usuários.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q632998

A medida de profundidade em ambientes aquáticos está relacionada à pressão hidrostática, através da relação aproximadamente linear P = f (z), em que z é a profundidade e P é a pressão. Assuma que a densidade da água do mar ρ = 1,025 x 103 kg·m-3, que não há variação dessa densidade com a profundidade e que o valor da aceleração da gravidade g = 9,8 m·s-2.

Nesse contexto, assinale a opção cujo gráfico relaciona adequadamente a profundidade com a pressão hidrostática.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282