Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q632522

A imagem acima representa a Casa de Vidro, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi e construída em 1950, em concreto armado. Sua estrutura não possui vigas, graças ao emprego do sistema de laje cogumelo.

Algumas das principais vantagens das lajes cogumelo são: maior simplicidade na execução das formas e na concretagem dos elementos; maior racionalização e padronização de cimbramentos; maior pé direito livre com redução da altura total do edifício; flexibilidade do arranjo de alvenarias, divisórias e forros.

Contudo, essas lajes são suscetíveis a uma forma de ruína conhecida por punção, caracterizada pelo deslocamento vertical da laje ao longo de uma superfície tronco-cônica, cujas geratrizes possuem inclinação de aproximadamente 30° em relação ao plano médio da laje. Os esforços produzidos na junção da laje com o pilar podem provocar a perfuração da laje, conforme se observa na figura a seguir.

Considerando as imagens e o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso de capitéis na ligação laje-pilar pode evitar a ruptura por punção.

II. O aumento da espessura da laje na zona de contato com o pilar constitui medida para se evitar a ruptura por punção.

III. O uso de armadura transversal, também conhecida como armadura de punção, nas áreas da laje próximas ao pilar, pode evitar a ruptura por punção.

IV. A redução da seção do pilar no contato com a laje está entre as medidas a serem adotadas no projeto estrutural para se evitar a ruptura por punção.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q632534

As imagens abaixo ilustram o edifício Caixa Forum, localizado na cidade de Madrid, na Espanha, antes e após a intervenção realizada pelo escritório Herzog & De Meuron.

Com base nas imagens e no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A obra de intervenção realizada no edifício Caixa Forum atende à recomendação presente na Carta de Veneza no que diz respeito às obras de restauração arquitetônica, dado que se respeitou a unidade potencial da edificação, que não se tornou em um falso histórico ou estético.

PORQUE

II. A obra de intervenção busca devolver ao edifício sua volumetria original e fundir as novas construções à antiga, fazendo uso de materiais distintos, o que deixa evidente tratar-se de uma intervenção posterior.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632539

A respeito desse conjunto de procedimentos metodológicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A APO deve ser aplicada logo após a entrega das chaves do imóvel aos usuários, sendo imprescindível o preenchimento de uma lista de itens técnicos (checklist) para a verificação de possíveis incongruências entre o que foi projetado e o que foi executado.

PORQUE

II. Na APO, utilizam-se diversos instrumentos de avaliação, tais como entrevistas, questionários, walkthrough, poema dos desejos, matriz de descobertas, como forma de compreensão de expectativas e insatisfações do usuário do imóvel.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632541


Muitos arquitetos, na criação arquitetônica do edifício, valorizam, para além do programa, a possibilidade que o espaço arquitetônico tem de gerar experiências na forma de sequências de eventos e movimentos. Um arquiteto cujas obras podem ser apontadas como exemplo dessa vertente é Tadao Ando, cuja obra Templo da Água de Hyogo é representada na imagem a seguir.

Com base no texto e nas imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir, referentes à obra de Tadao Ando.

I. O arquiteto busca inserir o edifício discretamente na paisagem, fazendo com que a marca da ação racional humana, materializada pelo espaço arquitetônico, submeta-se a um diálogo equilibrado e fluido com a natureza circundante.

II. A obra apresenta uma sequência espacial que se propõe como sequência sensorial produzida por um percurso indireto e tortuoso que, margeando muros e através de passagens, termina em um mergulho para baixo pela escada que conduz ao interior do templo, em meio ao lago artificial que espelha o céu e a paisagem.

III. Mais do que um objeto arquitetônico, Tadao Ando propõe uma experiência espacial e sensorial que independe do lugar e do fato de que ao final do percurso existe um templo.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q632546

A imagem acima ilustra a intervenção que deu origem à Praça das Artes, espaço cultural localizado no centro de São Paulo.

Sob a luz da Teoria do Restauro Crítico, de Cesare Brandi, é correto afirmar que a intervenção

Carregando...
Q632527

Tendo o texto acima como referência, avalie as afirmações a seguir, em relação a mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade.

I. Acessibilidade é entendida como a equiparação das oportunidades de acesso ao que a vida oferece: estudo, trabalho, lazer, bem-estar social e econômico e demais direitos universais.

II. Mobilidade urbana é compreendida como a facilidade de deslocamentos de pessoas e bens dentro de um espaço urbano.

III. Os espaços públicos devem garantir conforto ambiental para a circulação e permanência de pedestres.

IV. Sob a ótica da sustentabilidade urbana, as cidades devem ser compactas, densas e multifuncionais, de modo a promover a expansão urbana.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q632521

Em 2011, os arquitetos Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilatta realizaram uma intervenção no espaço vazio gerado pela demolição do Teatro La Lira, situado no bairro histórico de Ripoll, em Girona, na Espanha. Segundo esses arquitetos, o objetivo da proposta foi possibilitar a reapropriação do lugar a partir de uma praça coberta, sem perder o espírito do teatro. Transformada em uma varanda sobre o rio, a praça se abre para o outro lado do canal, proporcionando uma continuidade aos fluxos da cidade historicamente industrial.

A imagem a seguir mostra a intervenção vista do rio; o desenho indica a sua implantação.

Confrontando as imagens do projeto, o discurso de seus autores e o entendimento de área histórica segundo a Recomendação de Nairobi, avalie as afirmações a seguir.

I. A introdução de elementos arquitetônicos contemporâneos em áreas históricas deve ser desencorajada, porque cada pormenor pode contribuir para o empobrecimento do conjunto arquitetônico e de seu valor histórico e simbólico.

II. A obra é coerente com a Recomendação de Nairobi, pois, mesmo mantendo o vazio da demolição do Teatro La Lira, justapõe ao ambiente histórico, recompõe a continuidade do conjunto de edificações e mantém as características de um espaço público.

III. A intervenção deveria recompor a continuidade do conjunto de edificações históricas com a reconstrução do Teatro La Lira.

IV. Na intervenção, a utilização do aço corten contrasta com o padrão construtivo da arquitetura tradicional do entorno e distingue o novo do antigo, qualificando a preservação do patrimônio.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q632526

As cidades são lugares dinâmicos com diversas atividades econômicas, tanto industriais como comerciais. Trocas materiais (mercadorias, fluxo de pessoas etc.) e imateriais(fluxo de informações) ocorrem entre as cidades, o que forma a rede urbana, na qual cada cidade tem um poder diferente de influência. De acordo com sua importância econômica e política, e com a oferta de equipamentos públicos e serviços para a população, a cidade ocupa uma posição na hierarquia urbana.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo denominado Rede de Influência de Cidades, que mostra como estão estruturadas a hierarquia e a rede urbana brasileiras. A imagem a seguir representa parte do mapa da estrutura da hierarquia urbana e das redes de influência das cidades.

A partir do texto e do mapa apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. As metrópoles nacionais possuem influência que gira em torno da escala regional, geralmente municípios circunvizinhos.

II. As grandes metrópoles nacionais possuem como característica oferecer bens e serviços que não são encontrados nos outros aglomerados urbanos.

III. As metrópoles costumam agregar, no entorno, duas ou mais cidades, o que, quase sempre, caracteriza o processo de conurbação.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q632533

O condomínio residencial BedZED, ilustrado na imagem a seguir, localizado na Inglaterra e projetado pelo arquiteto Bill Dunster com vistas ao baixo consumo de energia e à autossustentabilidade, proporciona aos moradores uma boa qualidade de vida. Nesse condomínio, as casas foram construídas para se manter a 18 °C. Os escritórios ficam voltados para a face norte, à sombra das residências de três pavimentos, o que dispensa o uso do ar-condicionado, e recebem iluminação através dos panos de vidro triplo das fachadas e das aberturas zenitais. O edifício possui jardins e placas fotovoltaicas na cobertura.

A partir das informações e da imagem apresentadas, assinale a opção correta com relação às estratégias bioclimáticas.

Carregando...
Q632538

Considerando o texto e a imagem apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Diante da valorização massiva dos veículos automotores individuais e da consequente degradação dos espaços destinados aos pedestres, o Urbanismo Tático aparece como uma importante contribuição para a releitura dos espaços públicos e dos modos de vida urbanos.

PORQUE

II. A ênfase rodoviarista do desenho urbano e os desequilíbrios entre carros e pedestres, somados às situações de esvaziamento urbano, abandono ou subutilização de espaços públicos e privados, causam impactos expressivos na dinâmica urbana e vêm sendo fatores motivadores da busca por melhores condições de urbanidade e vitalidade nas cidades contemporâneas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632540

As wetlands construídas, conhecidas também como jardins filtrantes, são sistemas naturais de tratamento de esgoto, compostos por plantas aquáticas macrófitas que fazem a fitodepuração dos dejetos. Se comparadas com os sistemas convencionais de tratamento, são de baixo custo, de fácil operação e manutenção e não geram odores. Atualmente, a construção de wetlands tem sido utilizada em vários países para tratamento de esgotos e recuperação de rios degradados e seu entorno.

Um ótimo exemplo de sucesso desse sistema é o projeto Pare du Chemín de l'lle, na cidade de Nanterre, França. Inaugurado em 2006 e ampliado em 2012, o parque é parte de um amplo programa municipal de revitalização urbana no entorno do Rio Sena, e suas águas são tratadas por meio de uma rede de wetlands construídas, que tem por objetivos a regeneração da biodiversidade local, a despoluição da água do Rio Sena e a criação de áreas e conexões verdes entre bairros. O projeto, que revitalizou não somente a área, mas também todo o seu entorno, atraí novos empreendimentos para o local.

Considerando as informações e as imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A associação de wetlands construídas e parques oferece a possibilidade de construção de um espaço esteticamente atraente, ao contrário do que se obtinha com estações de tratamento de esgoto convencionais.

PORQUE

II. O sistema de wetlands construídas é uma alternativa interessante para tratamento de esgoto por seu baixo custo de instalação e operação e por não se utilizarem produtos químícos no processo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632545

O planejamento de uma infraestrutura verde pode propiciar a integração entre natureza e cidade, fazendo que esta seja mais sustentável e resiliente aos impactos ambientais. A seguir, são apresentados dois projetos em que se destacam as infraestruturas verdes: o Emerald Necklace, em Boston, nos EUA, e o Parque Barigui, em Curitiba - PR.

A principal característica distintiva do sistema municipal de Boston é o seu design projetado como uma série de parques, cada um com caráter de paisagem individual e funções especiais recreativas, unidas em uma cadeia de possibilidades de movimentos, passeios e caminhadas, formando uma grande avenida parque de tipo pitoresco, que percorre o coração da cidade e o cenário rural dos subúrbios.

O Parque Barigui, assim como os de mais parques da cidade de Curitiba, faz parte de uma política municipal de preservação de fundos de vale que objetiva evitar o assoreamento e a poluição dos rios por meio de monitoramento, proteger a mata ciliar, bem como impedir a ocupação irregular das suas margens, tornando essas áreas abertas à população na forma de parques.

A partir das informações e imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetos de infraestrutura verde permitem que se configure uma rede de parques interligados para o restabelecimento da dinâmica hídrica urbana.

II. Os projetos que aliam o controle de enchentes com a preservação da qualidade do ar, das águas e do solo, e que priorizam a proteção da biodiversidade, a circulação de pessoas, a amenização do clima, a recreação e o lazer são exemplos de projetos de infraestrutura verde.

III. Projetos de infraestrutura verde orientam o planejamento urbano das cidades citadas, com o objetivo de preservar as áreas verdes urbanas e a biodiversidade.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q632525

A compatibilização de projetos é fundamental para se evitarem erros devido a interferências entre diferentes especialidades e se minimizar o retrabalho, reduzindo-se prazos de projeto e execução, bem como desperdícios e custos. É, também, um dos maiores desafios enfrentados no dia a dia dos escritórios de arquitetura e das empresas construtoras. Na compatibilização, projetos de diferentes especialidades são sobrepostos de modo que as interferências entre eles sejam detectadas pelo coordenador de projeto e, assim, resolvidas antes de os projetos serem encaminhados à obra.

Na imagem a seguir, que apresenta a visão tridimensional gerada em software de uma parte de projeto de edificação, observa-se um caso típico de conflito entre projetos, marcado pelas elipses, onde nota-se que as instalações hidrossanitárias atravessam as vigas da estrutura, o que impossibilita a execução do referido projeto.

Com base nas informações e na imagem apresentadas, assinale a opção correta.

Carregando...
Q632532

Com base no texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Os vidros simples incolores são altamente transparentes às ondas longas e absorventes das ondas curtas do espectro solar, o que causa o chama do efeito estufa.

II. As películas ou vidros reflexivos à onda curta da radiação solar reduzem o ingresso de calor ao interior e os reflexivos à onda longa reduzem as perdas de calor para o exterior.

III. Os vidros espectralmente seletivos permitem a penetração da luz natural, bloqueando, simultaneamente, a maior parte dos ganhos solares de calor no verão ou prevenindo as perdas de calor no inverno.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q632537

Considerando os dois problemas de moradia popular mencionados no texto, avalie quais afirmações a seguir estão relacionadas às soluções propostas pelos autores.

I. É necessário otimizar o emprego dos recursos escassos entre a construção das moradias e o local de sua implantação, evitando, assim, oferecer casas pequenas, em conjuntos de baixa densidade e localizados nas periferias urbanas.

II. É possível resolver a restrição de orçamento construindo, não uma casa pequena, mas a metade de uma casa confortável, tratando de proporcionar aos futuros moradores um frame ou um substrato ao qual podem acrescer espaços segundo suas necessidades, possibilitando, assim, que se alcance densidades adequadas, sem superlotação do espaço.

III. A utilização de parte dos recursos para implantar conjuntos de moradia popular, não nas periferias, mas em áreas urbanas mais estruturadas (senão centrais), possibilita que os habitantes participem das oportunidades de interações sociais e econômicas que a cidade oferece.

É correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282