Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 1 de 1 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 1
Questões por página:
Q636945

Leveduras do gênero Candida são responsáveis por infecções superficiais e sistêmicas, principalmente em pacientes imunodeprimidos. Em micologia, o uso de ágar cromogênico auxilia na identificação presuntiva das espécies mais comumente isoladas de leveduras desse gênero.

Com relação às metodologias utilizadas para a identificação e isolamento dessas leveduras, avalie as afirmações a seguir.

I. O ágar cromogênico candida é o meio de cultura indicado para isolamento seletivo e identificação de leveduras e fungos filamentosos, com a propriedade para a diferenciação de Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis.

II. A inclusão de substratos cromogênicos no meio de cultura faz que as colônias de Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis produzam diferentes cores, o que permite a detecção direta dessas espécies de leveduras na placa.

III. Apesar de ser uma metodologia considerada sensível e específica para a identificação presuntiva das espécies mais comumente isoladas de leveduras do gênero Candida, a técnica de ágar cromogênico apresenta limitações por não diferenciar Candida glabrata e Candida parapsilosis.

IV. O meio de cultura ágar Sabouraud Dextrose com cloranfenicol e o de ágar cromogênico para Candida são eficazes para o isolamento de leveduras, sendo o ágar Sabouraud Dextrose o que apresenta maior eficácia na identificação presuntiva da maioria das leveduras do gênero Candida.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282