Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 3 de 3 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 3
Questões por página:
Q636935

Em relação ao risco de exposição ocupacional ao HIV, avalie as afirmações a seguir.

I. O risco de contaminação depende do tipo de exposição ao vírus, da quantidade de sangue ou secreção envolvida na exposição e da quantidade de vírus no sangue ou na secreção do paciente no momento da exposição.

II. Para diminuir os riscos de infecção pelo HIV durante o desempenho de tarefas habituais, os profissionais de saúde devem aderir às boas práticas laboratoriais e de segurança desenhadas para eliminar ou minimizar a exposição ao vírus e usar os equipamentos de proteção individual.

III. A exposição de um profissional de saúde a um agente infectante deve ser seguida por uma série de medidas compulsórias, tais como: coleta de sangue para testar a presença de anticorpos contra o HIV, tanto no profissional de saúde exposto ao vírus quanto no paciente, ainda que este se recuse; documentação adequada de todas as fases do processo; implementação de profilaxia pós-exposição, com medicação antirretroviral.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636946

Anticorpos específicos contra o HBV, bem como a pesquisa por antígenos e ácidos nucleicos virais, são importantes indicadores de estágios específicos da doença. A figura a seguir mostra a evolução dos marcadores do vírus da hepatite B (HBV) nas infecções agudas e crônicas.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

Carregando...
Q636936

Em relação aos aspectos imunológicos e de atenção primária a gestantes com risco de transmissão vertical de HIV, avalie as afirmações a seguir.

I. A infecção pelo HIV-1 evolui da fase aguda, em que o paciente é identificado como HIV+, à fase avançada; em gestantes, o risco de transmissão vertical só ocorre se a doença estiver na fase avançada.

II. A maior parte das transmissões verticais de vírus HIV ocorre durante o trabalho de parto ou durante o parto propriamente dito, mas também podem ocorrer intra útero, especialmente nas últimas semanas de gestação.

III. É crucial a identificação precoce da infecção por HIV nas gestantes ainda durante o pré- natal, para que haja tempo hábil de realizar a quimioprofilaxia para a prevenção da transmissão vertical e para a diminuição da possibilidade de transmissão.

IV. Em gestantes HIV+ devem ser realizadas, a partir da primeira consulta de pré-natal, a contagem de linfócitos TCD8+ e da carga viral, pois, à medida que aumenta a imunossupressão, reduz-se a possibilidade de resposta imunológica, diminuindo-se os riscos de infecções oportunistas e de transmissão vertical.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282