Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 2 de 2 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 2
Questões por página:
Q636947

O diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), método usado durante a fertilização in vitro (FIV), permite o estudo de alterações genéticas e cromossômicas no embrião antes de sua implantação no útero.

Em relação a esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. O PG D é geralmente utilizado para diagnosticar alterações cromossômicas, não sendo recomendável, entretanto, para detectar condições mendelianas.

II. Esse método é recomendado para mulheres com histórico de abortos espontâneos repetidos, ou com idade materna avançada, ou com ciclos durante a FIV falhos e para casais portadores de rearranjos cromossômicos balanceados.

III. O PGD detecta alterações cromossômicas como aneuploidias, translocações, inversões, duplicações, deleções e doenças monogênicas.

IV. A hibridização fluorescente in situ (FISH) é o principal método usado na análise de alterações cromossômicas das células.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636927

A respeito dos vetores utilizados na engenharia genética, avalie as afirmações a seguir.

I. Os plasmídeos bacterianos são utilizados como vetores de clonagem do gene de interesse para a transformação genética em plantas.

II. Os plasmídeos são dependentes do DNA cromossômico para replicação, sendo frequentemente manipulados no processo de transformação gênica.

III. Para ser um bom vetor de clonagem, um plasmídeo deve possuir origem de replicação, sítios de clivagem para endonucleases de restrição e um gene que codifique resistência a um antibiótico.

É correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282