Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q639237

Os princípios éticos presentes nos universos religiosos moldam comportamentos humanos. As tradições religiosas são fontes de valores éticos, na medida em que fornecem meios e sinalizam para uma conduta íntegra de seus adeptos. Cada religião, a seu modo, constitui, assim, um aparato ético pautado nos próprios textos sagrados ou em normas instituídas por seus fundadores, conforme a tradição de origem. As tradições religiosas assumem um discurso ético que forma a base de suas ações, inseridas em um ambiente social, que dialoga com assuntos prementes da sociedade.

As transformações ocorridas no seio da sociedade contemporânea desencadearam muitos desafios, como a urbanização desordenada, a massificação dos meios de comunicação, as crises de mercado, o fenômeno da globalização e outros. Tais desafios provocam no ser humano um vazio existencial, deixando-o abandonado, sedento, consumista, efêmero, sem consistência. Assim, as religiões tornam-se espaços onde as pessoas buscam um sentido para a vida.

A partir dessas ideias, conclui-se que, no ponto de aproximação entre tradições religiosas, no que concerne à ética, está

Carregando...
Q639232

De acordo com o exposto no texto,

Carregando...
Q639251

A partir do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. É tarefa da teologia perceber a enorme miséria na qual incontável número de pessoas vive na América Latina, e tal percepção deve levar à indignação ética e religiosa de forma a mover a ação pastoral em favor das pessoas atingidas pela miséria.

II. É tarefa da teologia analisar os mecanismos que causam o estado de miséria de milhões de latino-americanos e de pessoas de outros continentes, articular críticas e mediar ações que levem a mudanças amplas e radicais da realidade.

III. É tarefa da teologia chamar a atenção de simpatizantes dos princípios teológicos para que vejam a miséria reinante e se empenhem para amenizá-la onde seja possível, pois é ilusão pensar que se possam alcançar mudanças amplas na sociedade.

IV. Na perspectiva da teologia da libertação, é urgente uma transformação do sistema capitalista reinante na sociedade, que beneficia uma minoria em detrimento da grande maioria e, para alcançar esse objetivo, é preciso abrir mão da espiritualidade e da experiência religiosa ou mística.

V. Os principais expoentes da teologia da libertação perceberam que os bispos em Puebla exageraram na forma como descreveram a realidade de milhões de latino-americanos, por isso a maioria dos teólogos da libertação nunca aderiu ao discurso desses bispos.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q639249

Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O ser humano, por meio de uma nova consciência e atitudes éticas, ao valorizar a vida, pode transformar o que existe em prol do humano e restabelecer naturalmente o mundo.

PORQUE

II. A superação do antropocentrismo, motivado por convenções sociais anteriores, exige do indivíduo um engajamento em defesa da existência e da permanência do ecossistema diante dos problemas existentes e o exercício do cuidado regenerador das relações de cada ser.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q639244

Considerando a relação entre os três textos, no que se refere à consciência crítica a respeito da "transcendência", avalie as afirmações a seguir.

I. A fórmula tradicional zen-budista coincide com a proposição tillichiana de que a positivação acrítica dos conteúdos doutrinários, sem a consideração de sua condição mítico-simbólica, constituiria idolatria: o Buda "encontrado" corresponderia, portanto, à doutrina teológica tratada como não simbólica.

II. Nos termos da declaração de Edgar Morin, seria possível dizer que aquele que reconhece que o conteúdo da fé possui caráter simbólico, logo, histórico-cultural, já compreendeu o estatuto epistemológico dos conteúdos teológicos e, nesse sentido, deu um passo "moriniano" na direção de "uma nova relação com seu(s) Deus(es)".

III. "Matar o Buda" não significa apostatar da fé em Buda. Pelo contrário, significa preservar o Buda da contaminação idolátrica. Nesse sentido, o Buda está sempre além. Nunca é posse positiva da fé, mas sempre anseio psicológico daquele que nele é crente. O modelo constitui um adequado exemplo da proposta de Morin.

IV. A "nova relação" do crente com seu(s) Deus(es) consiste no reconhecimento de que, em termos antropológicos, a fé desdobra-se sobre conteúdo mítico, que, se não se pode dele fugir, se pode tratar como o que é. Nesse sentido, o crente não abriria mão da fé, mas da sua relação acrítica com seus conteúdos.

V. As declarações são irreconciliáveis, porque, dada a discrepância de pressupostos, o pensamento crítico de um neoateu não encontra condições epistemológicas para diálogo com teólogos e tradições teológicas, de sorte que uma "nova relação com seu(s) Deus(es)" constituiria, no fundo, uma proposta de neo-apostasia.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q639229

A partir do texto, assinale a opção correta.

Carregando...
Q639231

Conforme apresentado nos textos, a postura da Bioética diante do absoluto formal, que é a dignidade humana, coloca-a em diálogo com a Teologia. Nesse contexto, a partir de um diálogo interdisciplinar entre tais ciências, assinale a opção correta.

Carregando...
Q639236

Considerando essa definição de mito, analise os seguintes textos bíblicos.

Com base na definição de mito apresentada e nas passagens bíblicas transcritas, avalie as afirmações a seguir.

I. O Texto 1 não se enquadra na definição de linguagem mitológica, pois a Bíblia, por ser a palavra de Deus, não emprega essa linguagem.

II. O Texto 1 narra a cosmogonia por meio de uma linguagem religiosa significativa, em vista de dar sentido à vida humana.

III. O Texto 2 transmite ao ser humano angustiado uma realidade significativa, por meio da expressão mitológica "reino dos céus".

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q639243

No texto acima, destacam-se aspectos mais abrangentes para uma pastoral bíblica. Nessa perspectiva, além da leitura e do estudo da Bíblia, consideram-se características principais de uma pastoral bíblica

Carregando...
Q639248

A partir do texto, que discorre acerca da historicidade da teologia, assinale a opção correta.

Carregando...
Q639250

Considerando o texto, avalie asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O princípio evangélico da unidade fundamenta-se nas bases da pluralidade de formas eclesiais, anunciada nos escritos paulinos pelo binômio corpo-membros. Daí resulta oportuno sublinhar a necessidade histórica da Reforma, compreendida como forma de ser a única Igreja de Cristo.

PORQUE

II. A comemoração conjunta da Reforma, entre luteranos e católicos, é um dos resultados do diálogo iniciado formalmente há 50 anos e constitui um passo fundamental rumo à restauração da unidade desfeita em 1517.

A respeito das asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q639230

A partir da letra da canção de Gilberto Gil, avalie as afirmações a seguir.

I. Com as metáforas "barraqueiro" (v.3) e "limões" (v.4), o autor procura situar, respectivamente, religiosos e produtos religiosos, em contexto de pluralidade, tolerância e cidadania.

II. Infere-se do trecho "só que o bom barraqueiro que quer vender seu peixe em paz/deixa o outro vender limões" (v.3-4) que a paz entre as religiões depende da não concorrência econômica pela venda de produtos religiosos.

III. A despeito do autor da canção utilizar nomes de divindades e personagens divinizadas mais conhecidas, a expressão "e tantos mais" (v.10) evidencia a referência a qualquer representação do divino em qualquer religião.

IV. A expressão "sonhos iguais" (v.11) traduz a percepção do autor da canção a respeito da equivalência de todas as representações de seres divinos produzidas pelas diversas religiões.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q639228

No texto, o autor propõe que a teologia da libertação seja

Carregando...
Q639247

A narrativa apresentada foi extraída de uma carta atribuída ao apóstolo Paulo, enviada a uma igreja fundada por ele na cidade da Galácia. A Carta aos Gálatas teria sido escrita na década de 50 do século I e integra o Novo Testamento, uma das partes constitutivas da Bíblia, livro sagrado para os cristãos.

Tendo em vista a narrativa apresentada e as reflexões próprias da História da Teologia e História das Religiões, avalie as afirmações a seguir.

I. Nas primeiras décadas da era cristã ocorreu uma acentuada tensão teológica entre judeus convertidos ao cristianismo e gentios convertidos ao cristianismo, pois os primeiros exigiam que os segundos seguissem as leis religiosas dos judeus, como a prática da circuncisão.

II. A prática da circuncisão era um importante elemento da cultura judaica, que os primeiros líderes cristãos, entre eles o apóstolo Paulo, aboliram entre os judeus convertidos ao cristianismo.

III. Um dos principais conceitos da teologia paulina é a justificação pela fé, concepção que afirmava a salvação somente em Jesus Cristo e excluía a necessidade dos gentios convertidos ao cristianismo de submeterem-se aos ritos da lei.

IV. O cristianismo conseguiu desenvolver-se sem a presença de elementos culturais e religiosos do judaísmo e de outros grupos étnicos, o que denota a sua singularidade frente às demais tradições religiosas.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q639242

Em decorrência da decretação de estado de calamidade pública por conta das chuvas, várias pessoas da sociedade se mobilizam para prestar socorro e ajuda às pessoas atingidas pelas cheias. Uma comunidade religiosa foi convidada a unir esforços com outras comunidades nessa mobilização. Entretanto, resiste a colaborar, pois não se sente à vontade para trabalhar em conjunto com pessoas de outras crenças. A comunidade solicita que seu líder religioso se pronuncie contra ou a favor da união de esforços com outras comunidades no socorro e na ajuda às pessoas atingidas pelas cheias.

Considerando essa situação hipotética e os princípios teológicos que evidenciam a relevância social da religião, avalie os seguintes argumentos que poderão ser utilizados pelo líder religioso.

I. A comunidade deve trabalhar em conjunto com pessoas de outras crenças religiosas, porque o mandamento do amor está acima dos costumes e normas internas da comunidade.

II. A comunidade deve trabalhar em conjunto com pessoas de outras crenças religiosas; por causa deste gesto, Deus abençoará a comunidade.

III. A comunidade deve trabalhar em conjunto com pessoas de outras crenças religiosas, porque os fiéis são protegidos por Deus; nenhuma maldade os atingirá.

IV. A comunidade deve trabalhar em conjunto com pessoas de outras crenças religiosas, porque a promoção da vida humana é um princípio religioso fundamental.

Os argumentos teológicos que evidenciam a relevância social da religião são

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282