Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 5 de 5 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 5
Questões por página:
Q600393

Um tecnólogo em Processos Gerenciais foi incumbido da tarefa de melhorar o desempenho da empresa em que trabalhava. Como não dispunha de informações suficientes sobre as operações, buscou melhor entendimento dos processos do negócio, sabendo que eles refletem o modo como a empresa funciona. O tecnólogo recorreu a instrumentos de mapeamento, como entrevistas, questionários, reuniões, workshops, observação e análise documental.


Nessa situação hipotética, o mapeamento de processos feito pelo tecnólogo


I. será suficiente para gerir a empresa, possibilitando o abandono de outras ferramentas de gestão.


II. ajudará a empresa a enxergar claramente seus pontos fortes e fracos.


III. possibilitará a identificação de possíveis falhas e, consequentemente, o aprimoramento dos processos existentes ou a implementação de nova estrutura voltada para processos.


IV. possibilitará melhorias nos procedimentos de trabalho, com base em representação gráfica que deve conter: sequência de atividades, agentes envolvidos, prazos e fluxos de entradas e saídas, bem como informações e documentos da empresa.


É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q600397

No redesenho, que surgiu da necessidade de revisão dos processos organizacionais, pode-se utilizar análise de fluxogramas e mapeamento de fluxos para a compreensão dos objetivos e o encaminhamento das ações às áreas e às equipes envolvidas.


Entendendo-se como essas ações são desencadeadas, considerando os objetivos institucionais, criam-se condições de padronizar e aprimorar determinados fluxos de trabalho. O uso de informação e comunicação pode ser fundamental para o redesenho dos processos. As tecnologias da informação facilitam a integração do fluxo de informações e reduzem o retrabalho e o trâmite físico de documentos. O mapeamento dos processos pode ser extremamente necessário para o sucesso da tomada de decisões.


No contexto do redesenho, o mapeamento de processos é necessário para que a empresa


I. adquira viabilidade e conhecimento a respeito da definição de um processo, missão e objetivos, responsabilidades, fronteiras e interfaces, entradas e saídas, fornecedores e clientes.


II. realize análise crítica dos processos, contemplando, entre outros aspectos: necessidade do processo, agregação de valor, impacto do processo na empresa, desempenho, oportunidades de melhoria, gargalos ou restrições existentes, identificação de clientes e interfaces, ferramentas utilizadas e entendimento do processo.


III. melhore o seu modus operandi, avaliando a forma de redesenhar os processos para melhorar o desempenho e a utilização de processos similares (benchmarking).


É correto o que se afirma em

Carregando...
Q600378

O surgimento da organização orientada para processos deverá ser a forma organizacional dominante no século XXI. Algumas empresas estão abandonando a estrutura por funções, forma organizacional predominante no século XX, e organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação. Sua própria lógica de funcionamento está passando a acompanhar a lógica desses processos, e não mais o raciocínio compartimentado da abordagem funcional.

GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1,2000 (adaptado).


A partir desse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A abordagem por processos implica a definição clara de responsáveis, a otimização dos agrupamentos das atividades relacionadas e a diminuição dos desperdícios da organização.


PORQUE


II. A realização de diagnóstico, avaliação e análise em profundidade dos processos nas empresas, resulta no seu mapeamento e no melhor diagnóstico das formas de se incrementar os resultados organizacionais.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q600385

o gerenciamento dos processos de uma organização é dividido em três grupos: tarefas para projetos ou para desenhar os processos, tarefas para gerir ou promover o funcionamento dos processos no dia a dia e tarefas para gerar ou registrar aprendizado sobre os processos. As tarefas necessárias à gestão de processos emergem como resposta à natureza comparativa e competitiva das organizações, em constante busca por formas de aumentar a produtividade, maximizar o retorno e adquirir excelência em seus mercados.

PAIM, R. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).


Com base nessas informações e considerando a análise e a operacionalização da ação gerencial, avalie as afirmações a seguir.


I. A organização, ao prever uma categoria de tarefas para gerar ou registrar o aprendizado que obteve sobre os processos, está construindo uma base para que o conhecimento seja criado e para a melhoria e evolução de seus processos.


II. O pensar, o agir e o aprender fazem parte do gerenciamento por processos, pois possibilitam à organização projetar seus processos, organizá-los na gestão do dia a dia e promover e registrar o aprendizado alcançado.


III. Para que a empresa consiga desenvolver um processo mais ágil e flexível, é necessário que a estruturação organizacional seja fundamentada na gestão funcional centrada na especialização e na coordenação baseada em hierarquia.


IV. Para que a tomada de decisão seja assertiva, o gestor deve considerar aspectos internos da organização, tais como as dinâmicas e os conflitos, a forma de organização da gestão e a mensuração de processos internos.


É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q600380

A literatura apresenta algumas técnicas de mapeamento com diferentes enfoques, tornando a correta interpretação dessas técnicas fundamental no processo de mapeamento. Entre as diversas técnicas de mapeamento, podemos citar:


• SIPOC: ferramenta usada por um time para identificar todos os elementos pertinentes de um projeto de melhoria de processo antes de o trabalho começar.


• Blueprinting: fluxograma que representa todas as transações integrantes do processo de prestação de serviço.


• Fluxograma: técnica que permite o registro de ações de algum tipo e pontos de tomada de decisão que ocorrem no fluxo real.


• Mapofluxograma: fluxograma desenhado sobre a planta de um edifício ou layout, para se visualizar melhor o processo.


• Diagrama homem-máquina: tem por objetivo o estudo da inter-relação entre o trabalho do homem e o da máquina, identificando os tempos ociosos de ambos e balanceando a atividade do posto de trabalho.


• IDEFO: diagramas utilizados para modelar decisões, ações e atividades de uma organização.


DE MELLO, A, E, N. S. Aplicação do Mapeamento de Processos e da simulação no desenvolvimento de projetos de processos produtivos. Itajubá: UNIFEI, 2008 (adaptado).


A seguir, está ilustrada uma técnica de mapeamento de processo.


A partir dessas informações, conclui-se que a figura acima representa símbolos usados no

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282