Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 24 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q641403

Um ambiente termicamente confortável é uma das condições que devem ser consideradas em projetos de edificações.. A fim de projetar um ambiente interno com temperatura de 20°C para uma temperatura externa média de 35°C, um engenheiro considerou, no dimensionamento, um fluxo de calor através de uma parede externa de 105 W/m2 , conforme ilustra a figura abaixo.

A tabela a seguir apresenta os valores da condutividade térmica para alguns materiais de construção.

A fim de se obter a temperatura interna desejada, qual deve ser o material selecionado, entre os apresentados na tabela acima, para composição da parede externa?

Carregando...
Q641408

Existem controvérsias acerca da magnitude dos fatores que influenciam o voto do eleitor. Embora, atualmente, as pesquisas eleitorais possam ser divulgadas próximo ao dia da eleição, durante muito tempo essa divulgação não era permitida sob a alegação de que as mesmas influenciavam a decisão de um tipo particular de eleitor, o qual desejava "votar no candidato ganhador" e tendia a votar nos candidatos cuja suposta probabilidade de vitória é maior, independentemente do conteúdo da proposta política apresentada.

Considerando que o Candidato B esteja interessado no voto do tipo de eleitor mencionado no texto e esteja examinando os dois gráficos acima para apresentar, em seu material de propaganda, os resultados de uma pesquisa eleitoral, avalie as afirmações que se seguem.

I. Os dois gráficos apresentam resultados diferentes.

II. Em relação aos objetivos do Candidato B, o gráfico I é mais adequado que o II.

III. A decisão a ser tomada apresenta implicações de natureza ética, além das de natureza técnica.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q641410

A partir das informações apresentadas e em relação à "neutralidade da rede", avalie as afirmações a seguir.

I. Com a lei da neutralidade da rede brasileira, o roteamento interno na rede de uma corporação deve tratar todos os protocolos ou serviços (como VoiP e SMTP) de modo igualitário.

II. A mudança de cenário com a adoção da lei da neutralidade da rede é exemplo de como as empresas e profissionais de tecnologia devem estar continuamente se atualizando e estar prontos para readequar seus produtos e serviços aos novos requisitos técnicos e sociais.

III. A lei brasileira da neutralidade da rede permite que um provedor de acesso à Internet, notando que seus usuários usam mais serviços de mensagens instantâneas que de transferências de arquivos, possa aumentar a prioridade do primeiro tráfego em relação ao do segundo para melhorar a satisfação de seus clientes.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q641415

Acerca do protocolo de transporte TCP (Transmission Control Protocol) utilizado na Internet, considere o esquema abaixo, que mostra a comunicação entre dois processos A e B. No diagrama, o tempo cresce de cima para baixo e as setas diagonais representam segmentos TCP enviados de A para B ou de B para A, dependendo da orientação da seta. Os números de sequência dos dados de aplicação enviados de A para B estão indicados sobre as setas. O processo A enviou segmentos com 40 bytes de dados de aplicação para B. O número de sequência do primeiro byte enviado através da conexão de A para B foi 20. Dos quatro segmentos enviados de A para B, o segundo segmento foi perdido pela rede e não alcançou o destino.

Com base na situação descrita acima, o número de confirmação (ACK) enviado pelo TCP de B para A, no instante de tempo t0, é igual a

Carregando...
Q641422

Em uma rede local de computadores em barramento, um dos métodos de controle de acesso ao meio, denominado CSMA/CD, tem uma característica peculiar: se uma estação começar a transmitir sozinha no meio em determinado instante e permanecer sozinha por um intervalo T (conhecido como slot de contenção), sem que qualquer outra estação comece a transmitir, então não haverá colísão e o acesso ao meio estará garantido para essa transmissão.

Considere que uma rede tenha N estações com transmissões completamente independentes e que a probabilidade de uma estação transmitir dentro de um intervalo T seja igual a P e, que, portanto, 1- P seja a probabilidade de a estação não transmitir nesse intervalo. A probabilidade de se ter um intervalo T no qual apenas uma das estações transmita e ganhe o acesso ao meio é igual a

Carregando...
Q641402

A DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) de uma amostra de água é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição aeróbia. Quando a amostra é guardada por 5 dias em uma temperatura de incubação de 20°C, ela é referida como DBO5,20, que é normalmente utilizada como um dos parâmetros para verificação da qualidade da água.

O seguinte quadro classifica um curso d'água em função da sua DBO5,20

A imagem abaixo mostra um trecho de um rio com 5 seções (X, Y, Z, W e T), em que são coletadas amostras de água para a determinação de DBO5,20 em laboratório.

O quadro abaixo apresenta os resultados, em diferentes unidades, das amostras colhidas.

Considerando que pode ocorrer autodepuração no rio, em qual seção dele a água não pode ser classificada, no mínimo, como "razoável"?

Carregando...
Q641407

Uma indústria de blocos cerâmicos pretende utilizar queima de biomassa resultante de resíduos de madeira, para gerar energia térmica para seus fornos, que, atualmente, utilizam gás natural. Tal iniciativa poderá reduzir o consumo de combustível, porém será necessário um investimento no valor de 20% do consumo/ano atual de combustível, visando à adaptação dos fornos. Além disso, o transporte anual dos resíduos da fonte geradora até a indústria irá custar 5% do consumo/ano atual de combustível. Estima-se que essa alteração promova uma economia, no consumo/ano atual de combustível, de 10% ao ano.

A partir da situação descrita, avalie as afirmações a seguir.

I. A partir do quinto ano, a indústria começaria a ter benefícios econômicos.

II. Na proposta apresentada, a indústria substituiria o combustível atual por uma fonte de energia com menor produção e emissão de partículas devido ao processo de combustão (particulados).

III. Na proposta apresentada, a indústria substituiria o combustível atual por uma fonte renovável de energia.

IV. O valor do investimento supera os benefícios promovidos com a economia de combustível durante os 5 primeiros anos.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q641414

Um componente bastante usado em circuitos lógicos é a matriz lógica programável (ou PLA, do inglês Programmable Logic Array). Uma PLA usa como entrada um conjunto de sinais e os complementos desses sinais (que podem ser implementados por um conjunto de inversores). A lógica é implementada a partir de dois estágios: o primeiro é uma matriz de portas AND, que formam o conjunto de termos-produto (também chamados mintermos); o segundo estágio é uma matriz de portas OR, cada uma efetuando uma soma lógica de qualquer quantidade dos mintermos. Cada um dos mintermos pode ser o resultado do produto lógico de qualquer dos sinais de entrada ou de seus complementos.

É comum, em lugar de desenhar todas as portas lógicas de cada um dos estágios, representar apenas a posição das portas lógicas em uma matriz, conforme ilustra a figura a seguir.

A partir da figura apresentada, infere-se que as entradas JKL = 000 e JKL = 101 levam a saídas MNO iguais, respectivamente, a

Carregando...
Q641419

As vibrações em um ônibus em movimento serão analisadas através da medida da aceleração durante períodos de tempo, por meio do sistema de aquisição formado por quatro módulos: um sensor de aceleração, um amplificador, um Sample & Hold e um conversor A/D, conforme esquema a seguir.

O sensor é um acelerômetro que converte linearmente leituras entre -1,0 m/s2 e +1,0 m/s2 em sinal de tensão V entre -800 mV e +800 mV. Esse sinal passa por um amplificador operacional com ganho de tensão dado por In Av= 1 + Rf/ Rg, em que Rf = Rg = 10 kΩ. Uma vez amplificado, o sinal Vout é submetido a um Sample & Hold, cuja chave de amostragem pode ser controlada por software através de seu ponto de controle "c". O conversor A/D converte linearmente valores entre -2,00 V e+ 2,00 V para valores binários que podem, então, ser lidos por software. Com esse sistema de aquisição, serão feitas coletas de dados de 1 000 aquisições a uma taxa de 500 aquisições por segundo, ou seja, cada coleta dura dois segundos.

A análise desse sistema de aquisição de dados revela que

Carregando...
Q641426

O código a seguir mostra um programa escrito na linguagem de programação Java.

Após ser executado o código, o valor impresso na saída padrão do usuário será

Carregando...
Q641401

Denominam-se cargas os elementos de um circuito elétrico que se opõem à passagem de corrente elétrica. Essencialmente, distinguem-se três tipos de cargas: resistivas, capacitivas e indutivas. As cargas resistivas dissipam energia, enquanto as puramente capacitivas ou puramente indutivas são consideradas armazenadoras de energia.

Se o circuito mostrado acima é alimentado por uma fonte de tensão contínua de 12 V e as lâmpadas são de 12 V/6 W, observa-se que, em regime permanente,

Carregando...
Q641406

Observe o programa classificador ("sort"), em pseudocódigo, apresentado abaixo.

Esse programa classifica, em ordem

Carregando...
Q641413

Dois conhecidos problemas de pesquisa operacional possuem uma ampla gama de aplicações em comunicação, transporte e planejamento: o problema do carteiro chinês (PCC), e o problema do caixeiro viajante (PCV). O primeiro consiste em minimizar o esforço de um carteiro que precisa percorrer todas as ruas de uma cidade. O segundo consiste em minimizar o deslocamento do vendedor que precisa visitar todas as cidades interconectadas de uma dada região, retornando à cidade de origem. Esses problemas têm sido modelados com teoria dos grafos, de onde se destacam dois conceitos relacionados: circuito euleriano e ciclo hamiltoniano.

Uma trilha é uma sequência de arestas adjacentes em que não há repetição de arestas, e seu comprimento é a quantidade de arestas. A trilha é dita fechada se inicia e finaliza no mesmo vértice. Assim, um grafo com m arestas é euleriano se nele existe uma trilha fechada de comprimento m (trilha euleriana). Um ciclo hamiltoniano é uma trilha fechada que passa sem repetir por todos os vértices.

Com base nos conceitos acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Se o grafo das cidades e suas interconexões for euleriano, então o PCV pode ser resolvido de uma forma tal que o caixeiro não terá que fazer visitas repetidas.

II. Se todas as cidades se conectam com todas as outras, então a solução do PCV é um ciclo hamiltoniano correspondente ao menor deslocamento.

III. Se o grafo for euleriano e possuir um ciclo hamiltoniano, então o PCC e o PCV darão como resultado a mesma trilha.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q641420

Expressões regulares constituem formas sucintas de descrever linguagens regulares. Uma de suas aplicações é descrever padrões a serem procurados em um texto. As expressões regulares R1, R2, R3 e R4 a seguir utilizam a seguinte convenção: o fecho de Kleene é denotado por * e a união é denotada pelo símbolo |.

• R1 = a*ba*ba*ba*

• R2=a*(a|b)a(alb)*

• R3 = a*ab*a(a|b)

• R4=(a|b)*

Em relação às linguagens definidas pelas expressões regulares apresentadas, concluí-se que a cadeia abbb está contida apenas nas linguagens definidas por

Carregando...
Q641400

Suponha que a distância percorrida por um ciclista que pedala regularmente pode ser inferida pela variável aleatória x, com densidade de probabilidade normal,

com μ = 25km e σ = 25km2. A duração média do seu treino é de 1h15min.

Com base nesses dados, avalie as afirmações abaixo.

I. A velocidade média de cada treino é de 21,7 km/h.

II. A distância média percorrida em cada treino é de 25 km.

III. A área média percorrida em cada treino é de 25 km2.

IV. A distância percorrida de cada treino, em um desvio-padrão, está entre 20 km e 30 km.

V. A velocidade média de cada treino, em um desvio-padrão, está entre 16 km/h e 24 km/h.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282