Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 25 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As operações urbanas possuem grande potencial de qualificação espacial para as cidades, na medida em que adotam obras emblemáticas como vetores na reconfiguração monofuncionalista dos espaços urbanos, a exemplo da implantação do Museu Guggenheim em Bilbao na Espanha, do projeto do Museu do Amanhã do Porto Maravilha no Rio, e da Fábrica dos Sonhos em São Paulo.

PORQUE

II. A existência de âncoras culturais com projetos arquitetônicos emblemáticos funciona como projetos motores de empreendimentos que visam à valorização das áreas adjacentes, buscando atrair o capital imobiliário necessário para financiar as transformações urbanísticas da região.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...

Na figura 1 podem ser observadas diferentes tonalidades, configurando densidade variada da vegetação remanescente e usos diversificados do solo de uma determinada região. A gradação dos tons, que varia do verde escuro ao marrom, permite visualizar a densidade, em porcentagem, da vegetação remanescente no perímetro urbano dessa cidade, conforme legenda ao lado da figura. A figura 2 refere-se à hidrografia e topografia dessa mesma área, onde as curvas de nível estão configuradas de 10 em 10 metros de altitude.

Considerando as informações presentes no texto e nas figuras, avalie as afirmações a seguir.

I. As informações apresentadas auxiliam no planejamento regional e na definição de diretrizes que permitem a recuperação, a restauração ou a recomposição das matas ciliares.

II. A variação cromática na figura 1 representa a declividade da região.

III. A malha urbana espraia-se por diferentes colinas, incorporando vários córregos urbanos ainda preservados em suas matas ciliares.

IV. As linhas de drenagem e a declividade, visíveis na figura 1, auxiliam no planejamento da região e na definição de uso e ocupação do solo.

V. As áreas delimitadas pela linha preta, na figura 1, representam áreas de menor altitude e maior densidade de vegetação.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

As fotografias a seguir exibem edificação construída em alvenaria e madeira. O sistema vedante da cobertura é composto por cavacos de madeira que possibilitaram a concepção da superfície curva.

As fotografias a seguir exibem edificação construída em madeira, concreto, aço, membrana têxtil e vidro. A membrana consiste de vedação e estrutura que resiste às forças devido a sua forma curva, sua resistência à tração e seu pré-tracionamento.

Considerando as informações e as imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os projetos são o resultado de ampla investigação de fatores tecnológicos, culturais e econômicos, incluindo-se a investigação das interações entre esses fatores.

II. Os projetos possuem alto grau de inovação porque o resultado das práticas desenvolvidas pelos arquitetos possuem originalidade na concepção.

III. O projeto executado na França possui membrana estrutural que deve ser devidamente esticada para suportar os diversos tipos de carregamento.

IV. O projeto executado na Amazônia é um contraexemplo de técnicas da arquitetura vernacular.

V. A madeira, utilizada nos dois projetos, é um material de construção leve, resistente, flexível, durável e renovável.

É correto o que se afirma em

Carregando...

Primeira fase do uso da tecnologia em arquitetura:

Segunda fase da tecnologia em arquitetura:

Terceira fase da tecnologia em arquitetura:

A partir das informações e da análise das imagens apresentadas, conclui-se que o principal objetivo da terceira fase do uso da tecnologia em arquitetura é

Carregando...

A partir do texto e do diagrama de estratégias projetuais do Parque La Villette, avalie as afirmações a seguir.

I. No diagrama estão representados três layers (camadas) que representam três diferentes estratégias de apropriação do espaço e do programa do parque, na seguinte ordem: linhas, pontos e superfícies.

II. O layer dos pontos organiza em grelha ortogonal sobre o parque uma coleção de edículas vermelhas conhecidas como folies, onde funcionam bares, bibliotecas, videotecas, mirantes, galerias etc.

III. A estratégia de sobrepor os três layers (camadas) resulta em uma composição em que a ordem, a clareza dos elementos compositivos e as proporções entre as partes acabam por predominar na percepção do todo do parque.

IV. A sobreposição de camadas programáticas explora o conflito entre as necessidades diversas do público potencial do parque, com a intenção de oferecer aos usuários experiências inesperadas, surpresas e mudanças de expectativas.

V. A proposta de Tschumi acomoda, por sobreposição e justaposição, diferentes necessidades espaciais programáticas do público frequentador do parque: o movimentar-se, o estar em ambiente abrigado (edificações) e as atividades ao ar livre.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Projeto de Intervenção Urbana de Puerto Madero, em Buenos Aires, destacou-se pela recuperação do patrimônio histórico constituído pelos antigos armazéns e pela preocupação com a questão ambiental concretizada na implementação de parques e espaços públicos.

PORQUE

II. Quando se fala de Projetos Urbanos, entende-se que se trata de um conjunto de ações que reúnem grandes obras de infraestrutura ou operações urbanas, que envolvem a recuperação ou regeneração de áreas industriais, portuárias, ferroviárias, de centros históricos ou centralidades vinculadas a modos de produção ou transporte a serem atualizados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...

Desde o período colonial, a criação de cidades projetadas tem sido determinante para o processo de urbanização do território brasileiro. Todavia, da criação de Aracaju, em 1855, até a inauguração de Brasília, em 1960, constituí-se um período no qual novas cidades foram criadas para atender a funções específicas. As cidades capitais, as cidades de colonização, as cidades empresariais e as cidades balneárias, por exemplo, marcam a conformação da rede urbana brasileira, direcionando, diversificando e hierarquizando o desenvolvimento do território nacional.

A partir do texto e considerando as cidades projetadas brasileiras, avalie as afirmações a seguir.

I. Belo Horizonte e Goiânia são cidades projetadas e capitais dos estados de Minas Gerais e Goiás, respectivamente. Foram inauguradas ainda durante o Império e possuem referências de modelos formais franceses em seus planos iniciais.

II. Belo Horizonte substituiu a antiga capital de Minas Gerais, Ouro Preto, inserindo-se em uma localização com possibilidades de acessos mais facilitados, com relevo mais suave e sem ocupação urbana expressiva.

III. O plano inicial de Goiânia tem como característica a adequação do traçado ao relevo; o centro administrativo é valorizado por se situar no ponto mais alto do sítio urbano, onde os edifícios são organizados e dispostos em uma praça central para a qual convergem três grandes avenidas.

IV. Brasília, na junção de seus eixos viários principais, possuí um centro conformado por uma grande plataforma em três níveis. A organização do centro da cidade em torno do cruzamento das vias principais e da rodoviária tem como significado simbólico o nascimento da capital na era da civilização do automóvel.

V. Brasília foi projetada como símbolo da política nacional desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, com o propósito de dar forma concreta à modernidade brasileira.

É correto o que se afirma em

Carregando...

Observe a figura a seguir, que exibe as interfaces do processo de projeto.

O estudo da interdependência entre as fases do processo de projeto e seus agentes explicita cinco interfaces, exibidas na figura apresentada. A interface i1 relaciona as necessidades e características do cliente com o desenvolvimento do projeto. A interface entre os projetistas de especialidades é representada por i2. A interface i3 representa a construibilidade e a elaboração dos projetos detalhados para a execução da obra, atendendo as especificações do produto. A interface i4 representa o acompanhamento da obra e elaboração do as built. A necessidade de acompanhar o uso e manutenção do empreendimento está indicada na interface i5.

Ressalta-se que o projeto de um empreendimento é desdobrado em diversos projetos: Projeto de Arquitetura, Projeto de Instalações e Equipamentos, Projeto de Canteiro de Obras, Projeto de Estruturas e Fundações, Projeto de Paisagismo, Projeto as built.

Cabe acrescentar que o Planejamento e Organização da Obra também faz parte do projeto de um empreendimento do setor da construção civil.

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As interações entre os projetistas de especialidades distintas garantem, por si só, a compatibilização dos projetos.

II. O projeto do canteiro de obras depende do planejamento e da organização da obra.

III. A coordenação de projetos atua em diversas áreas do conhecimento.

IV. A execução da obra e a elaboração dos projetos são processos independentes.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

A vegetação do meio urbano desempenha diversas funções ligadas e influenciadas por aspectos sociais, culturais, econômicos e, sobretudo ecológicos, interferindo fortemente nas condições de conforto.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A qualidade ambiental proporcionada pela arborização urbana em suas diversas configurações, concentrações, densidades, alturas e sua inserção no ambiente das cidades é proporcional à temperatura do ar.

PORQUE

II. A transpiração proporcionada pelas folhas das árvores mitiga o efeito de calor das ilhas urbanas, interferindo na temperatura do ar, na velocidade do vento, na umidade relativa e na sensação térmica das pessoas que transitam pelas superfícies urbanas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...

Considerando o texto apresentado, assinale a opção que indica a concepção em que se baseiam as principais ações urbanísticas decisivas para a transformação de Medelim.

Carregando...

O trabalho de compatibilização do projeto arquitetônico com os complementares- estrutural, hidrossanitário, elétrico etc - é uma importante etapa na consolidação do projeto arquitetônico. Essa tarefa se faz ainda mais importante nos projetos de obras de maior porte.

Acerca desse assunto, avalie as afirmações a seguir.

I. A interlocução com os projetistas complementares só é aconselhável após a conclusão do projeto legal.

II. O projeto arquitetônico em nível executivo deve ser realizado após a compatibilização com os projetos complementares.

III. O projeto estrutural apresentado pelo calculista pode ser alterado em função de questões estéticas, o que deve ser feito por esse mesmo profissional.

IV. O conhecimento prévio de noções básicas de instalações prediais por parte do arquiteto elimina a necessidade da participação de projetistas complementares nesse processo.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Analise o quadro a seguir referente a algumas atividades associadas a alterações ambientais e o impacto a elas correspondente.

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre determinada atividade e o impacto ambiental relacionado a ela.

Carregando...


Considerando as diretrizes e normatizações instituídas pelo Estatuto da Cidade, avalie as seguintes afirmações acerca das Operações Urbanas Consorciadas.

I. A Operação Urbana Consorciada pode ter incentivos concedidos pelo poder público desde que contemple ações que visem a reduzir os impactos ambientais, recuperando, por exemplo, os recursos hídricos existentes na área, além do uso de tecnologias voltadas à economia de recursos naturais.

II. No Estatuto da Cidade há a previsão de formulação de uma lei específica para a Operação Urbana Consorciada, que deve ter como base o Plano Diretor Municipal. O Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança faz parte do conteúdo mínimo de uma lei específica da Operação Urbana Consorciada.

III. Um dos dispositivos que pode ser utilizado em uma Operação Urbana Consorciada são os investimentos em Certificado Especial de Potencial Adicional de Construção (CEPACs), em que parte dos recursos arrecadados podem ser aplicados em outras áreas da cidade, como em operações urbanas consorciadas.

IV. A obrigatoriedade de se constituir o controle compartilhado da Operação Urbana Consorciada com a sociedade civil deve ser contemplada com a criação de um órgão colegiado de gestão da Operação Urbana Consorciada para estar de acordo com os princípios da gestão democrática estabelecidos no Estatuto da Cidade.

V. A justa distribuição dos ônus e dos benefícios decorrentes do processo de urbanização significa a recuperação, para a coletividade, da valorização imobiliária resultante da ação do poder público. A criação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIs) é um instrumento que contempla essa premissa e, portanto, a sua existência na área da Operação Urbana Consorciada é compulsória.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

A partir do texto e da imagem apresentada, é correto afirmar que

Carregando...

O transporte é um importante instrumento de direcionamento do desenvolvimento urbano das cidades. A mobilidade urbana bem planejada, com sistemas integrados e sustentáveis, garante o acesso dos cidadãos às cidades e proporciona qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

A Lei n. 0 12.587/12 institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, em atendimento à determinação constitucional de que a União institua as diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive transportes, além de tratar de questões da política urbana estabelecida pelo Estatuto da Cidade.

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade, aprovada em 13 de abril de 2012, avalie as afirmações a seguir.

I. Aumentar a capacidade da infraestrutura de transportes por si só não soluciona o problema do tempo de deslocamento das pessoas entre casa e trabalho. Outras ações devem ser implementadas, como investimentos em transporte coletivo de qualidade e em modais de transporte alternativos.

II. Obter êxito na política urbana e de transporte nem sempre significa conciliar sustentabilidades ambiental e social com as políticas de transporte. Muitas cidades possuem sistemas de transportes eficientes, porém têm grandes extensões territoriais e baixa densidade populacional.

III. Priorizar modais não motorizados e do transporte coletivo, estabelecer padrões de emissão de poluentes, promover a gestão democrática e o controle social do planejamento e da avaliação da política de mobilidade, além da nova gestão sobre as tarifas de transporte e a integração de políticas de desenvolvimento urbano são diretrizes da Política de Mobilidade Urbana.

IV. Inserir estacionamentos públicos e privados em locais de maior circulação e alta densidade populacional é uma das estratégias para a efetivação da mobilidade urbana sustentável.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) A
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282