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Q228186

O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, auxiliando na apuração da situação patrimonial-financeira de uma organização. Essa demonstração deve evidenciar o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da Entidade.



Um exemplo de Balanço Patrimonial, é apresentado a seguir simplificada.





Com relação ao Balanço Patrimonial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. O Ativo compreende os componentes baseados em bens e direitos da entidade (Caixa, Bancos, Imóveis; Veículos; Estoque; Títulos a Receber) e devem ser localizados do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.



PORQUE



II. O Passivo compreende os componentes baseados em obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros (Títulos a Pagar; Salários a Pagar) e devem ser localizados do lado direito do Balanço Patrimonial.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q228174

A demonstração dos fluxos de caixa fornece resumidamente os fluxos de valores em um determinado período. Ela também é chamada de demonstração de origem e aplicação de recursos financeiros e apresenta os gastos da organização, relativos às suas atividades operacionais. A demonstração dos fluxos apresenta, ainda, os investimentos contrastados com as variações de caixa e os demais títulos que podem ser negociados por seus gestores.



O fluxo de caixa ajuda o gestor a controlar o capital de giro, a identificar possíveis problemas futuros e, portanto, faz parte do planejamento do negócio. Uma organização de saúde que não se preocupa com o seu fluxo de caixa pode enfrentar problemas financeiros baseados na má gestão.





A análise da tabela permite calcular a diferença entre as entradas e as saídas, e o resultado indica a necessidade de caixa ou sobra de dinheiro. Considerando o texto e a tabela, o saldo inicial não deve ser considerado, pois o ideal é que as

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Q228193

Um hospital implementou a prática de desenvolver o planejamento estratégico em todas as suas unidades. O crescimento da organização levou o Diretor-Geral a pensar que era o momento certo para dar rumo ao crescimento esperado, concentrar esforços, definir estratégias para a organização e criar vantagens competitivas.



O planejamento estratégico nos dias atuais é muito enfatizado em organizações hospitalares, ao constituir ferramenta imprescindível quando se fala em planejar e gerenciar processos na área de gestão em saúde. Ele é uma forma de pensar no futuro, de maneira integrada ao processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).



Considerando as intenções do hospital e as etapas de um planejamento estratégico, avalie as afirmações abaixo.



I. No planejamento estratégico, formulamse estratégias em todos os níveis, as quais permitem à organização combinar seus pontos fortes e fracos com as oportunidades do ambiente.



II. Na última etapa do planejamento estratégico, elabora-se um diagnóstico da situação da empresa para identificar a viabilidade de sua implementação.



III. No planejamento estratégico, não há preocupação com o ambiente externo, uma vez que sua função é permitir a avaliação de oportunidades e ameaças internas.



IV. O planejamento estratégico está relacionado à análise do ambiente interno e possibilita a verificação dos seus pontos fortes e fracos.



É correto apenas o que se afirma em

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Q228179

Sobre a gestão de medicamentos e materiais hospitalares, avalie as afirmações referentes à distribuição descentralizada.



I. As farmácias satélites são núcleos farmacêuticos distribuídos em locais específicos, com o objetivo de descentralizar os serviços prestados, o que dá mais rapidez ao sistema de distribuição de medicamentos e permite uma interação maior entre as farmácias, os diversos setores e o corpo clínico do hospital.



II. De acordo com critérios do tipo “elenco de itens”, setores como Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva são locais indicados para a implantação de farmácias satélites.



III. Considerando o critério área física necessária para a implantação de uma farmácia satélite, pequenas áreas podem ser substituídas por carrinhos de emergência ou armários específicos, opção que diminui o elenco de itens e reduz a possibilidade de descontrole e desperdício.



IV. O funcionamento de uma farmácia satélite supõe abastecimento, armazenamento, dispensação, movimentações, sem a necessidade de se relacionarem essas atividades aos pacientes, considerando que o centro de custo de consumo é o mesmo em que a farmácia está inserida. É correto apenas o que se afirma em

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Q228181

Um hospital possui armazém para estocagem dos insumos utilizados nos procedimentos ambulatoriais mais comuns, o que gera custo para a empresa. Assim, cada vez que um insumo é utilizado em um procedimento, é preciso realizar sua reposição.



O gestor hospitalar, responsável pelo setor de compras, precisa determinar o tipo de custo que cada um dos itens representa no orçamento da sua área. Nas tabelas abaixo, estão discriminados os custos referentes à estocagem dos insumos e à manutenção do armazém.





Considerando o texto e as tabelas, assinale a opção correta.

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Q228197

Em 2010, foram definidos dois indicadores nacionais de infecção primária de corrente sanguínea, que devem ser notificados por estabelecimentos de saúde que possuam 10 ou mais leitos de UTI. A notificação deve ser feita por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em seu portal. Em razão dessa medida, cada estabelecimento de saúde deverá reavaliar as práticas assistenciais prestadas aos pacientes e implantar um programa de redução de infecção, de acordo com suas características.
ANVISA. Indicadores Nacionais de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2013.



Com o auxílio do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. No Brasil, as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, com unidades de terapias intensivas neonatal, pediátrica e adulta, que totalizem ou isoladamente possuam 10 (dez) ou mais leitos, devem realizar a notificação dos indicadores de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes em uso de cateter venoso central.



PORQUE



II. A produção, análise e divulgação dos indicadores de infecções relacionadas à assistência à saúde para a direção e equipe do serviço de saúde e a notificação dos indicadores pelo Sistema Nacional de Vigilância de Infecções, entre outros, são responsabilidades das CCIH.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q228180

A hotelaria hospitalar é uma tendência irreversível em qualquer instituição de saúde, pois não se trata mais de uma opção, mas de uma exigência do paciente. A hospitalidade nos serviços de saúde, relacionadas à higiene hospitalar, busca proporcionar um ambiente limpo e esteticamente organizado que proporcione segurança, conforto e bem-estar ao paciente, familiares, visitantes e aos próprios colaboradores do hospital. A tendência do mercado é a terceirização desses serviços que necessitam garantir a excelência nos indicadores de qualidade de serviço para que o hospital possa oferecer serviços competitivos.
TORRES, S.; LISBOA, T. C. Gestão dos serviços: limpeza, higiene e lavanderia em estabelecimentos de saúde. 3 ed. São Paulo: Sarvier, 2008 (adaptado).



Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. Um dos fatores determinantes para o alcance do sucesso nos serviços de higiene e limpeza é a padronização das técnicas utilizadas nos processos de limpeza, as quais, precisam ser aprovadas pelos serviços de controle de infecção da instituição.



PORQUE



II. Não é admissível que um colaborador trabalhe de forma distinta dos demais, já que a uniformização na execução das atividades é indispensável para se alcançar uma gestão de qualidade.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q228173

Cada organização deve trabalhar, além da sua responsabilização pelos resultados (outcomes), com a construção de pactos e acordos entre as diversas corporações dos profissionais de saúde que compõem o hospital. Tais pactos e acordos devem ser devidamente comunicados a toda a organização, objetivando a adequada assistência aos pacientes. É imprescindível que a infraestrutura do hospital possa estar a serviço da governança clínica.
BARBOSA, P. R.; VECINA NETO, G. Estruturas jurídico-institucionais e modelos de gestão para hospitais e outros serviços de saúde. In: GONZALO NETO, V. e MALIK, A. (org). Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p.132 (adaptado).



Considerando a relação entre os processos de gestão em saúde e liderança, avalie as afirmações a seguir.



I. A Organização Mundial de Saúde propõe que o conceito de governança clínica englobe quatro aspectos principais: desempenho dos profissionais, utilização adequada dos recursos, gestão do risco e satisfação dos pacientes com o serviço prestado.



II. Todas as organizações que constituem o complexo de assistência à saúde mostram variações no seu desempenho em relação aos diversos critérios de qualidade, pois a melhoria da qualidade deve incidir sobre todo o leque de produtos.



III. É preciso encontrar formas de envolver os pacientes no processo de governança clínica, uma vez que eles são a razão desse processo.



É correto o que se afirma em

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Q228178

Um hospital passará por processo de acreditação pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no próximo mês. A certificação de qualidade é esperada por todos os colaboradores, pois na avaliação diagnóstica realizada pela Instituição de Acreditação Credenciada (IAC), foi recomendada que a Instituição buscasse o Nível 2 – Acreditado Pleno.



O nível de certificação recomendado ao hospital exige que ele

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Q228192

O Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapêutica (SADT) de um hospital privado, que atende pacientes internados e externos, registra muitas reclamações referentes ao longo tempo de espera no cadastramento. Foram identificadas, também, muitas falhas na abertura do cadastro, tal como o esquecimento do registro de um dos exames solicitados. Para o diagnóstico dos problemas relatados na situação acima, avalie o indicador de desempenho adequado para utilização e avaliação do gestor e sua respectiva fórmula.



I. Tempo médio de Espera para o Cadastro (TEC) = somatório (hora inicial de atendimento hora de retirada da senha) / total de atendimentos.



II. Tempo Médio de Realização do Exame (TMRE) = somatório (hora final do exame – hora inicial do exame) / total de exames.



III. Índice de não Conformidade de Cadastro (INCC) = (número de não conformidades de cadastro / total de pacientes atendidos) x 100.



É correto o que se afirma em

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Q228185

No suporte à tomada de decisão em gestão hospitalar, profissionais utilizam-se de sistemas de gerenciamento de custos. Uma das estratégias aplicadas, nesse processo, é o método de classificação de materiais segundo a curva ABC. No quadro a seguir, apresentam-se os produtos da farmácia de um hospital com as quantidades consumidas, seguidos de informações sobre os percentuais em relação ao total das quantidades e valores de cada produto, além do custo total. Sabe-se que o hospital gerencia seus estoques subsidiado pelos conceitos da curva ABC, classificada em função das quantidades consumidas de cada produto.





Com base nos dados apresentados, os grupos da curva ABC serão

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Q228184

Um hospital está localizado em uma região com demanda turística sazonal. Nos períodos de férias, verifica-se uma oscilação na utilização do item do estoque Seringa Tipo 1, em virtude do número de procedimentos realizados, conforme se observa na tabela a seguir.





Há incoerência, por parte do gestor, no planejamento orçamentário referente à compra do item Seringa Tipo 1, visto que a demonstração projetada no movimento de inventário de estoque

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Q228191

O Serviço de Nutrição Dietético (SND) atua na produção diária das refeições, estabelece orientações gerais para manipuladores de alimentos, bem como critérios que definem o padrão e a qualidade das refeições oferecidas.



Os funcionários do SND devem ser conscientizados a observar as medidas de higiene, a fim de proteger os alimentos da contaminação química, física e microbiológica.



Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. Compete à área de produção planejar, receber, armazenar e distribuir as refeições conforme as normas da vigilância sanitária, sob a supervisão de nutricionistas que, junto com o gestor hospitalar, são responsáveis pelo planejamento e organização do setor.



PORQUE



II. Cabe à área de produção preparar refeições com dietas especializadas de acordo com a prescrição dietoterápica e normas higiênicosanitárias dos alimentos para garantir o fornecimento de refeições seguras.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q228196

Desde 2004, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem estimulado as operadoras de planos privados de assistência à saúde a repensarem a gestão com vistas a contribuir para mudanças do modelo de atenção, no qual haja a incorporação progressiva de ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças.



A ANS define como programa para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças aquele que contém um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas. Esses programas devem ter como objetivos: a promoção da saúde, a prevenção de riscos, agravos e doenças, a compressão da morbidade, a redução dos anos perdidos por incapacidade e o aumento da qualidade de vida dos indivíduos e populações.
AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças. Disponível em:. Acesso em: 29 jul. 2013 (adaptado).



Em relação às obrigações das operadoras com os beneficiários participantes dos programas, avalie as afirmações a seguir.



I. As operadoras deverão estimular a adesão dos beneficiários a programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, podendo oferecer prêmios e descontos nas mensalidades para os beneficiários que aderirem.



II. Os programas podem ser individualizados para cada tipo de plano, de forma a deixá-lo mais adequado ao público-alvo, considerando, inclusive, a região de abrangência.



III. As operadoras não poderão dificultar ou impedir a adesão dos beneficiários ao programa em função da idade ou patologia preexistente. É correto o que se afirma em

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Q228172

A prestação de serviços de alto nível possui uma grande dependência de quem gerencia o relacionamento do prestador de serviços com os clientes e de como isso é feito. Além disso, as variações que ocorrem na prestação dos serviços ao longo do tempo decorrem de três fatores: quem presta o serviço, o local em que é prestado e quando ocorre.
SPILLER, E. S. et al. Gestão dos Serviços em Saúde. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 28-29.



Considerando a relação entre os processos de gestão e liderança na área de gestão em saúde, avalie as afirmações a seguir.



I. O fator mais fácil de controlar e gerenciar é o humano, representado pelo conjunto de atitudes (empatia, atenção, comunicabilidade, presteza, flexibilidade) e posturas (discrição, elegância, sinceridade, humildade) capazes de criar e estreitar vínculos, gerar credibilidade e segurança e motivar as relações.



II. As unidades de saúde, tais como as empresas, são constituídas por pessoas, e os negócios dependem de suas expectativas, desejos, hábitos, tendências e graus de estabilidade física e emocional.



III. Os serviços em saúde têm como base pessoas e equipamentos, mas é o componente tecnológico (equipamentos) que prevalece e, por essa razão, é mais fácil padronizá-los e uniformizá-los.



IV. O serviço de saúde supõe a participação de pessoas e é afetado por um conjunto interno e externo de circunstâncias que resulta na variação de sua performance a cada repetição.



É correto apenas o que se afirma em

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GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) D
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