Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q228198

O II Encontro de Parteiras Tradicionais Indígenas do Médio Purus tem como objetivo valorizar a cultura tradicional e diminuir os riscos de complicações pós-parto e óbitos em recém-nascidos. Enfermeiras da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e da Secretaria Municipal de Saúde, especializadas em obstetrícia, farão uma roda de conversa com as parteiras, na qual ocorrerão trocas de experiências, esclarecimento de dúvidas e orientações relacionadas à esterilização, acompanhamento, saúde da mulher, entre outros. É notória a empolgação entre as convidadas que chegaram para o encontro, que, segundo os organizadores, sentem-se mais v alorizadas pelo trabalho.
LIMA, M. Encontro de Parteiras Tradicionais Indígenas do Médio Purus. Amazonas: Rede HumanizaSUS, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2013 (adaptado).

Considerando que o texto acima tem caráter motivador, redija um texto dissertativo, abordando, em seu texto, a integração que deve haver entre os diversos atores sociais envolvidos, sobre o seguinte princípio presente na Política Nacional de Humanização (PNH):

valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, fortalecendo/ estimulando processos integradores e promotores de compromissos/responsabilização”.

Carregando...
Q228186

O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, auxiliando na apuração da situação patrimonial-financeira de uma organização. Essa demonstração deve evidenciar o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da Entidade.



Um exemplo de Balanço Patrimonial, é apresentado a seguir simplificada.





Com relação ao Balanço Patrimonial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. O Ativo compreende os componentes baseados em bens e direitos da entidade (Caixa, Bancos, Imóveis; Veículos; Estoque; Títulos a Receber) e devem ser localizados do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.



PORQUE



II. O Passivo compreende os componentes baseados em obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros (Títulos a Pagar; Salários a Pagar) e devem ser localizados do lado direito do Balanço Patrimonial.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q228174

A demonstração dos fluxos de caixa fornece resumidamente os fluxos de valores em um determinado período. Ela também é chamada de demonstração de origem e aplicação de recursos financeiros e apresenta os gastos da organização, relativos às suas atividades operacionais. A demonstração dos fluxos apresenta, ainda, os investimentos contrastados com as variações de caixa e os demais títulos que podem ser negociados por seus gestores.



O fluxo de caixa ajuda o gestor a controlar o capital de giro, a identificar possíveis problemas futuros e, portanto, faz parte do planejamento do negócio. Uma organização de saúde que não se preocupa com o seu fluxo de caixa pode enfrentar problemas financeiros baseados na má gestão.





A análise da tabela permite calcular a diferença entre as entradas e as saídas, e o resultado indica a necessidade de caixa ou sobra de dinheiro. Considerando o texto e a tabela, o saldo inicial não deve ser considerado, pois o ideal é que as

Carregando...
Q228193

Um hospital implementou a prática de desenvolver o planejamento estratégico em todas as suas unidades. O crescimento da organização levou o Diretor-Geral a pensar que era o momento certo para dar rumo ao crescimento esperado, concentrar esforços, definir estratégias para a organização e criar vantagens competitivas.



O planejamento estratégico nos dias atuais é muito enfatizado em organizações hospitalares, ao constituir ferramenta imprescindível quando se fala em planejar e gerenciar processos na área de gestão em saúde. Ele é uma forma de pensar no futuro, de maneira integrada ao processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).



Considerando as intenções do hospital e as etapas de um planejamento estratégico, avalie as afirmações abaixo.



I. No planejamento estratégico, formulamse estratégias em todos os níveis, as quais permitem à organização combinar seus pontos fortes e fracos com as oportunidades do ambiente.



II. Na última etapa do planejamento estratégico, elabora-se um diagnóstico da situação da empresa para identificar a viabilidade de sua implementação.



III. No planejamento estratégico, não há preocupação com o ambiente externo, uma vez que sua função é permitir a avaliação de oportunidades e ameaças internas.



IV. O planejamento estratégico está relacionado à análise do ambiente interno e possibilita a verificação dos seus pontos fortes e fracos.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q228179

Sobre a gestão de medicamentos e materiais hospitalares, avalie as afirmações referentes à distribuição descentralizada.



I. As farmácias satélites são núcleos farmacêuticos distribuídos em locais específicos, com o objetivo de descentralizar os serviços prestados, o que dá mais rapidez ao sistema de distribuição de medicamentos e permite uma interação maior entre as farmácias, os diversos setores e o corpo clínico do hospital.



II. De acordo com critérios do tipo “elenco de itens”, setores como Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva são locais indicados para a implantação de farmácias satélites.



III. Considerando o critério área física necessária para a implantação de uma farmácia satélite, pequenas áreas podem ser substituídas por carrinhos de emergência ou armários específicos, opção que diminui o elenco de itens e reduz a possibilidade de descontrole e desperdício.



IV. O funcionamento de uma farmácia satélite supõe abastecimento, armazenamento, dispensação, movimentações, sem a necessidade de se relacionarem essas atividades aos pacientes, considerando que o centro de custo de consumo é o mesmo em que a farmácia está inserida. É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q228181

Um hospital possui armazém para estocagem dos insumos utilizados nos procedimentos ambulatoriais mais comuns, o que gera custo para a empresa. Assim, cada vez que um insumo é utilizado em um procedimento, é preciso realizar sua reposição.



O gestor hospitalar, responsável pelo setor de compras, precisa determinar o tipo de custo que cada um dos itens representa no orçamento da sua área. Nas tabelas abaixo, estão discriminados os custos referentes à estocagem dos insumos e à manutenção do armazém.





Considerando o texto e as tabelas, assinale a opção correta.

Carregando...
Q227621

A Organização Mundial de Saúde (OMS) menciona o saneamento básico precário como uma grave ameaça à saúde humana. Apesar de disseminada no mundo, a falta de saneamento básico ainda é muito associada à pobreza, afetando, principalmente, a população de baixa renda, que é mais vulnerável devido à subnutrição e, muitas vezes, à higiene precária. Doenças relacionadas a sistemas de água e esgoto inadequados e a deficiências na higiene causam a morte de milhões de pessoas todos os anos, com prevalência nos países de baixa renda (PIB per capita inferior a US$ 825,00).

Dados da OMS (2009) apontam que 88% das mortes por diarreia no mundo são causadas pela falta de saneamento básico. Dessas mortes, aproximadamente 84% são de crianças. Estima-se que 1,5 milhão de crianças morra a cada ano, sobretudo em países em desenvolvimento, em decorrência de doenças diarreicas.

No Brasil, as doenças de transmissão feco-oral, especialmente as diarreias, representam, em média, mais de 80% das doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (IBGE, 2012).
Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2013 (adaptado).

Com base nas informações e nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da abrangência, no Brasil, dos serviços de saneamento básico e seus impactos na saúde da população. Em seu texto, mencione as políticas públicas já implementadas e apresente uma proposta para a solução do problema apresentado no texto acima.

Carregando...
Q227633

Texto I

Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a um ataque à privacidade humana.

Ao contrário do que afirma o artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...) Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda maiores.
FITERMAN, J. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).

Texto II

Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo indica, também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito de decidir a política tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar? Com base em que princípio pode uma tal interferência ser justificada?

A lei somente se justificaria caso seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é estatal, como as repartições públicas. Não se pode confundir um recinto coletivo com um espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à propriedade.
PAVÃO, A. Disponível em: .
Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).

Os textos I e II discutem a legitimidade da lei antifumo no Brasil, sob pontos de vista diferentes.

A comparação entre os textos permite concluir que, nos textos I e II, a é tratada, respectivamente, dos pontos de vista

Carregando...
Q228200



A da saúde no Brasil é complexa e dependente da atuação dos vários agentes que a compõem.
Cada um desses agentes, governo, organizações e sociedade, tem suas responsabilidades sobre a qualidade da saúde no Brasil. Ao governo cabe desenvolver políticas e realizar investimentos adequados, dentro de um planejamento ao longo do tempo; às organizações compete executar essas políticas como também prestar serviços à população com qualidade; e a sociedade, por seu lado, deve aderir às ações preventivas promovidas pelo governo e pelas organizações, assim como deve ter uma postura ativa, autônoma e corresponsável, em relação à sua qualidade de vida.

Considerando a figura e o texto acima, redija um texto dissertativo sobre o papel e (ou) funções do gestor hospitalar no contexto da qualidade da saúde no Brasil.

Carregando...
Q228197

Em 2010, foram definidos dois indicadores nacionais de infecção primária de corrente sanguínea, que devem ser notificados por estabelecimentos de saúde que possuam 10 ou mais leitos de UTI. A notificação deve ser feita por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em seu portal. Em razão dessa medida, cada estabelecimento de saúde deverá reavaliar as práticas assistenciais prestadas aos pacientes e implantar um programa de redução de infecção, de acordo com suas características.
ANVISA. Indicadores Nacionais de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2013.



Com o auxílio do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. No Brasil, as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, com unidades de terapias intensivas neonatal, pediátrica e adulta, que totalizem ou isoladamente possuam 10 (dez) ou mais leitos, devem realizar a notificação dos indicadores de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes em uso de cateter venoso central.



PORQUE



II. A produção, análise e divulgação dos indicadores de infecções relacionadas à assistência à saúde para a direção e equipe do serviço de saúde e a notificação dos indicadores pelo Sistema Nacional de Vigilância de Infecções, entre outros, são responsabilidades das CCIH.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q228180

A hotelaria hospitalar é uma tendência irreversível em qualquer instituição de saúde, pois não se trata mais de uma opção, mas de uma exigência do paciente. A hospitalidade nos serviços de saúde, relacionadas à higiene hospitalar, busca proporcionar um ambiente limpo e esteticamente organizado que proporcione segurança, conforto e bem-estar ao paciente, familiares, visitantes e aos próprios colaboradores do hospital. A tendência do mercado é a terceirização desses serviços que necessitam garantir a excelência nos indicadores de qualidade de serviço para que o hospital possa oferecer serviços competitivos.
TORRES, S.; LISBOA, T. C. Gestão dos serviços: limpeza, higiene e lavanderia em estabelecimentos de saúde. 3 ed. São Paulo: Sarvier, 2008 (adaptado).



Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. Um dos fatores determinantes para o alcance do sucesso nos serviços de higiene e limpeza é a padronização das técnicas utilizadas nos processos de limpeza, as quais, precisam ser aprovadas pelos serviços de controle de infecção da instituição.



PORQUE



II. Não é admissível que um colaborador trabalhe de forma distinta dos demais, já que a uniformização na execução das atividades é indispensável para se alcançar uma gestão de qualidade.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q228173

Cada organização deve trabalhar, além da sua responsabilização pelos resultados (outcomes), com a construção de pactos e acordos entre as diversas corporações dos profissionais de saúde que compõem o hospital. Tais pactos e acordos devem ser devidamente comunicados a toda a organização, objetivando a adequada assistência aos pacientes. É imprescindível que a infraestrutura do hospital possa estar a serviço da governança clínica.
BARBOSA, P. R.; VECINA NETO, G. Estruturas jurídico-institucionais e modelos de gestão para hospitais e outros serviços de saúde. In: GONZALO NETO, V. e MALIK, A. (org). Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p.132 (adaptado).



Considerando a relação entre os processos de gestão em saúde e liderança, avalie as afirmações a seguir.



I. A Organização Mundial de Saúde propõe que o conceito de governança clínica englobe quatro aspectos principais: desempenho dos profissionais, utilização adequada dos recursos, gestão do risco e satisfação dos pacientes com o serviço prestado.



II. Todas as organizações que constituem o complexo de assistência à saúde mostram variações no seu desempenho em relação aos diversos critérios de qualidade, pois a melhoria da qualidade deve incidir sobre todo o leque de produtos.



III. É preciso encontrar formas de envolver os pacientes no processo de governança clínica, uma vez que eles são a razão desse processo.



É correto o que se afirma em

Carregando...
Q228178

Um hospital passará por processo de acreditação pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no próximo mês. A certificação de qualidade é esperada por todos os colaboradores, pois na avaliação diagnóstica realizada pela Instituição de Acreditação Credenciada (IAC), foi recomendada que a Instituição buscasse o Nível 2 – Acreditado Pleno.



O nível de certificação recomendado ao hospital exige que ele

Carregando...
Q228192

O Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapêutica (SADT) de um hospital privado, que atende pacientes internados e externos, registra muitas reclamações referentes ao longo tempo de espera no cadastramento. Foram identificadas, também, muitas falhas na abertura do cadastro, tal como o esquecimento do registro de um dos exames solicitados. Para o diagnóstico dos problemas relatados na situação acima, avalie o indicador de desempenho adequado para utilização e avaliação do gestor e sua respectiva fórmula.



I. Tempo médio de Espera para o Cadastro (TEC) = somatório (hora inicial de atendimento hora de retirada da senha) / total de atendimentos.



II. Tempo Médio de Realização do Exame (TMRE) = somatório (hora final do exame – hora inicial do exame) / total de exames.



III. Índice de não Conformidade de Cadastro (INCC) = (número de não conformidades de cadastro / total de pacientes atendidos) x 100.



É correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 2) B
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) A
  • 8) A
  • 9) C
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) C
  • 15) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282