Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 4 de 4 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 4
Questões por página:
Q228225

Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social, na organização de sua atividade, depende do Estado, da empresa, de entidades não-governamentais que viabilizam aos usuários acesso aos seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas e interferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social, ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa.



IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8ºf; Ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 63 (adaptado).



Com base no texto, conclui-se que

Carregando...
Q228223

A questão da dicotomia entre teoria e prática tem sido bastante criticada por autores do Serviço Social. A necessidade e relevância da unidade entre teoria e prática é bastante ressaltada. Para uma intervenção mais propositiva e com maior qualidade, as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional devem ser contempladas.



Com base no texto apresentado, conclui-se que




Carregando...
Q228203

No debate sobre a relação entre projetos societários e projetos profissionais, é consenso que os primeiros estão presentes na dinâmica de qualquer projeto coletivo, inclusive no projeto éticopolítico do Serviço Social. Considerando as transformações societárias implementadas no Brasil a partir de 1990, pode-se afirmar que há uma tensão entre o projeto societário hegemônico e o projeto profissional, na medida em que

Carregando...
Q228207

Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado. O processo de renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho. IAMAMOTO, M. V. A Questão Social no Capitalismo. In: TEMPORALIS. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa. ABEPSS. Ano II, nº 3, janeiro a junho de 2001 (adaptado). Considerando o contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282