Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 29 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

O assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de políticas públicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formulação, gestão e avaliação. Tal atuação requer competência teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa. Como seu objeto de trabalho é a questão social, a pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva desse trabalho, porque

Carregando...

O Estado, como produto histórico das relações entre classes sociais antagônicas, congrega em si a totalidade das relações sociais entre essas classes constituindo-se como um fenômeno contraditório e dialético. Nesse sentido, embora o estado assuma com maior afinco as funções coercitivas e repressivas, que respondem aos interesses da classe dominante para a manutenção da ordem e da propriedade privada, ele também desenvolve ações integradoras e protetivas, respondendo às demandas e reivindicações das classes trabalhadoras. Aí localiza-se seu caráter contraditório e dialético.



PEREIRA, P. A. P. Estado, sociedade e esfera pública. In:Serviço Social:
direitos sociais e competências profissionais.
Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (adaptado).



Com base no texto acima, é correto afirmar que o caráter contraditório e dialético do Estado se evidencia em

Carregando...

Os indicadores sociais constituem recursos metodológicos para retratar a realidade social, de forma simplificada, mas objetiva e padronizada. Para o assistente social, esses recursos são fundamentais, pois contribuem para o desvendamento da realidade vivenciada pela população. No cotidiano de seu trabalho, é indispensável a interpretação de gráficos e tabelas, a fim de construir propostas de intervenção que reflitam as necessidades e demandas dos usuários.





Com base no gráfico apresentado sobre o perfil demográfico da população brasileira, avalie as afirmações que se seguem.



I. Nota-se um aumento significativo da incidência do grupo com até 24 anos de idade quando comparados os anos de 2001 e 2011.



II. Nos grupos de idade mais avançada, as mulheres predominam em relação aos homens.



III. Observa-se uma redução do grupo com 80 anos de idade ou mais quando comparados os anos de 2001 e 2011.



IV. Observa-se uma tendência ao envelhecimento da estrutura etária, como reflexo da diminuição das taxas de fecundidade.



V. Ocorre um estreitamento da base da pirâmide, que retrata a diminuição do número de nascimentos e da possibilidade de reposição da população.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

A Política de Saúde construída na década de 1980 expressou avanços na direção do Projeto da Reforma Sanitária. A partir de 1990, ocorre o fortalecimento do projeto de saúde privatista. Entre as principais propostas do projeto privatista de saúde, destacam-se: I. caráter focalizado. II. estímulo ao seguro privado. III. concepções de saúde como direito. IV. terceirização das unidades de saúde. V. universalização da atenção à saúde. É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Projetos societários são aqueles que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída – são projetos coletivos. Seus traços peculiares residem no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade. Somente eles apresentam esta característica, outros projetos coletivos não possuem esse nível de amplitude e inclusividade.



NETTO, J. P. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo I. Crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Brasília, UNB – CEAD, 1999.



A respeito dos projetos societários, avalie as afirmações a seguir.



I. Em sociedades como a brasileira, os projetos societários são, necessária e simultaneamente, projetos de classe, ainda que refratem mais ou menos fortemente determinações de outra natureza (culturais, de gênero, étnicas etc).



II. As transformações em curso na ordem capitalista reduziram a ponderação das classes sociais e do seu antagonismo na dinâmica da sociedade, pois o poder está bem distribuído entre os partidos oriundos das classes populares.



III. O projeto ético-político do Serviço Social não é um projeto societário, embora tenha inelimináveis dimensões políticas, seja no sentido amplo (referido às suas relações com os projetos societários), seja em sentido estrito (referido às perspectivas particulares da profissão).



IV. O projeto societário do Serviço Social é representado por um pacto entre seus membros no qual se incluem aspectos imperativos ou compulsórios.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social, na organização de sua atividade, depende do Estado, da empresa, de entidades não-governamentais que viabilizam aos usuários acesso aos seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas e interferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social, ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa.



IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8ºf; Ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 63 (adaptado).



Com base no texto, conclui-se que

Carregando...

Na tabela a seguir, retratam-se as notificações realizadas pelos serviços de saúde sobre a violência contra a criança no Brasil.



Considerando a legislação vigente de proteção à criança e ao adolescente, o Código de Ética Profissional do Assistente Social e as informações apresentadas na tabela, elabore um projeto de intervenção para trabalhar a questão da violência intrafamiliar contra as crianças, apresentando os seguintes elementos:

a) justificativa; (valor: 3,0 pontos)
b) objetivo geral; (valor: 2,0 pontos)
c) metodologia. (valor: 5,0 pontos)

Carregando...

Em 2001, foi criado o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, cujo objetivo é promover a cultura do atendimento humanizado na área da saúde.
Constituem ações de articulação dos assistentes sociais na equipe de saúde:



I. esclarecer suas atribuições e competências para os demais profissionais da equipe de saúde. II. elaborar propostas de trabalho que delimitem as ações dos diversos profissionais.



III. construir e implementar, junto com a equipe de saúde, propostas de treinamento e capacitação do pessoal técnico-administrativo.



IV. identificar e trabalhar os determinantes sociais da situação apresentada pelos usuários e garantir a participação deles no processo de reabilitação.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

A partir da Constituição Federal de 1988, os direitos sociais superaram a visão assistencialista e a Política da Assistência Social tornou-se uma política no tripé da seguridade social. Os serviços são hierarquizados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo o atendimento concretizado por meio de equipamentos sociais.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Assistenciais, publicada em 11 de novembro de 2009, os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são:

Carregando...

O reconhecimento de que o assistente social atua nas expressões da questão social é fruto do amadurecimento profissional ao longo da história. Acerca da questão social, avalie as seguinte afirmações.



I. A questão social é fruto da ordem capitalista e possui expressões que estão sujeitas a modificações e intensificações.



II. A questão social colide com a sociedade capitalista e suas expressões são problemas inerentes aos sujeitos sociais.



III. As expressões da questão social são resultantes do processo de consolidação e amadurecimento da sociedade capitalista.



É correto o que se afirma em

Carregando...

Tendo como base os valores e princípios contidos no Código de Ética Profissional, de 1993, e considerando um contexto de perda de direitos historicamente conquistados e de banalização da vida, o profissional de Serviço Social defronta-se com situações desafiadoras que requerem



I. ações de resistência, na direção do enfrentamento da restrição dos direitos e dos valores que orientam a ação profissional.



II. flexibilidade dos princípios éticos.



III. crítica à ideologia neoliberal conservadora.



IV. construção de um novo ethos alinhado às demandas contemporâneas postas ao Serviço Social.



V. desenvolvimento de um trabalho profissional para reconhecer a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...



A sociedade capitalista traz em seu ideário a promessa de liberdade, que deverá ser alcançada por meio da inserção do indivíduo no mercado de trabalho – como se todos pudessem alcançar melhores condições socioeconômicas. Entretanto, essa promessa fica comprometida, pois a estrutura desse sistema é contraditória e tem em sua base a exploração do homem.

Considerando que a charge e o texto apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do trabalho assalariado no processo de produção capitalista, abordando, necessariamente, a precarização dos direitos sociais e usando, como referência, a teoria social crítica marxista. (valor: 10,0 pontos)

Carregando...

Considerando que um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Assistente Social discorre sobre o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentiva o respeito à diversidade, à participação e à discussão das diferenças e que os dados do quadro acima evidenciam uma tendência de queda do número absoluto de homicídios na população branca e seu respectivo aumento na população negra, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

a) a relação entre questão social e a pobreza; (valor: 5,0 pontos)
b) uma proposta de ação profissional que contribua para a eliminação do preconceito e da discriminação racial. (valor: 5,0 pontos).

Carregando...

Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista. A partir do texto apresentado, política social

Carregando...

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) apresentam a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.



PORQUE



II. O Estado deve buscar a formulação e execução de políticas voltadas à redução de riscos de doenças e ao estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde.



Assinale a opção correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) C
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) C
  • 14) A
  • 15) B

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282